quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Quioto e Kurama – Japão

Noite em QuiotoQuioto (ou Kyoto) foi a capital do Japão imperial por mais de mil anos, antes de Tóquio, e não é à toa que ela é comumente chamada de “velha capital”. Além disso, a cidade dos Samurais também é conhecida por sua tradição e cultura e, como alguns diriam, é a alma do país.

Passamos 3 dias em “Quioto e suas redondezas”. Na cidade mesmo ficamos apenas 1 dia, mas, revendo o roteiro, a sugestão é que você passe pelo menos 2 dias #FicaADica. Foi lá que batemos nosso recorde de andanças: 22 km à pé.

Fora isso, gastamos 1 dia em Saga Arashiyama (onde fica a floresta de bambus) e mais 1 dia para um bate-e-volta à Kurama – todos os detalhes abaixo.

Quioto fica há aproximadamente 460 km de Tóquio, e esse percurso pode ser feita em 2h30 de trem-bala. De Nagoya são apenas 135 km. A cidade tem uma malha razoável de transporte público mas, na época das festas e eventos – como o Sakura -, é possível sim encontrar um belo trânsito e filas para os ônibus. Este foi um dos motivos que nos fez preferir andar à pé.


O que fazer em Quioto?


Kinkakuji Temple

Para conhecer a essência do Japão, comece seu roteiro pelo Templo do Pavilhão Dourado (Kinkakuji Temple). Ele tem 3 andares, sendo que os 2 superiores são completamente folheados a ouro! Foi construído no final do século 14, mas precisou passar por uma reforma em 1955, depois que eu monge “maluco” colocou fogo no local!! O Templo do Pavilhão Dourado fica em um pequeno complexo com vários outros templos, como acontece com a maioria deles no Japão, então passeie pelo local, visite os outros santuários e pegue sua rota para o próximo ponto.


Templo Dourado


Nijō-jo 

O Castelo de Nijō foi construído à pedido do 1º xogum do período Edo, Ieyasu Tokugawa, em 1603. Ela fica cercado por 2 fossos e já foi utilizado como residência imperial. Dentro das fortificações você vai encontrar o palácio, os jardins, o centro de defesa do castelo e outras residências – algumas são possíveis visitar por dentro. Há ainda um muro de pedras onde é possível subir e ver toda a região de cima!

Castelo Nijo

Visto Castelo Nijo


Kyoto Imperial Palace

Continuando na vibe dos castelos japoneses, próximo ao Nijō fica o Palácio Imperial de Quioto; dá pra ir à pé de um para o outro. Ele fica dentro de um parque e é todo murado nas laterais. Não precisa de reserva antecipada para visitá-lo (a não ser que você queira fazer um tour guiado), e ele é gratuito. Infelizmente não é possível ver o interior do palácio em si – na verdade, você não pode pisar nem na areia em volta dele, por isso que ela é tão certinha rsrs – mas dá pra ter uma boa ideia da vida naquela época. Além da principal residência, há outros prédios no complexo e jardins.

Palacio Imperial de Quioto

Jardim Palacio de Quioto


Kiyomizu-dera Temple

Atravessando o rio Kamo e indo para o outro lado da cidade, há mais algumas atrações imperdíveis. Uma delas é o Templo Kiyomizu-dera. Ele é o templo principal mas, novamente, está cercado por outros templos menores. Kiyomizu-dera fica no começo de uma montanha e tem algumas trilhas para fazer ao entorno. Na ladeira que dá acesso à ele estão dezenas de lojinhas com mil tipos de souvenirs e de comidinhas típicas – teste a sorte! Na primavera o horário de visitação é estendido sendo possível conhecer o local ao entarceder/noite.

Vista do templo com Amanda e Lucas  Kiyomizudera templo


Fushimi Inari-taisha Shrine

Já começo falando que eu amei este lugar! O Templo Fushimi Inari Taisha fica na base da montanha Inari, considerada sagrada. Atrás do Templo, na montanha, você vai encontrar cerca de 4 km de trilhas debaixo de milhares de Toriis - os portões vermelhos que indicam a entrada de um santuário e a separação do mundo dos homens e do mundo sobrenatural! Bom, o lugar é lindo demais e a sensação é de estar passando por um túnel do tempo. No entanto, se prepare pois o lugar é concorrido e conseguir uma foto sozinho pode ser uma tarefa difícil, principalmente no início da trilha, onde se concentra a maior parte dos visitantes. Ah, atenção ao horário em que você for subir a montanha, pois há uma pequena possibilidade de você dar de cara com um urso na parte da noite! 🐻

Fushimi Inari corredor de toriis

Fushimi Inari visto de fora


Parque Maruyama

Este aqui é um dos melhores pontos para observação das cerejeiras! Ele é um parque público com centenas de árvores de Sakura, além de espaço para piquenique, feirinha de comidas típicas, lagos e jardins. O entardecer visto dali é lindo e é um bom local para fazer um lanchinho ou jantar sem gastar muito. Dentro do parque há alguns outros templos que podem ser visitados também.

Pontocho Alley

Essa pequena e apertada rua é um dos melhores lugares para você passear durante a noite. Ela é toda bonitinha mas o que mais chama a atenção é a quantidade de restaurantes dos dois lados da rua! LOTADA. Os preços e as comidas são os mais variados possíveis, agora, o destaque dali é o bife Kobe, da raça Wagyu, já ouviu falar? Bom, esta é uma das carnes mais caras do mundo. WHAT?! Pois é! No Japão não é tão caro quanto no Brasil, mas mesmo assim o preço é salgadinho. Escolhemos um dos incontáveis restaurantes e experimentamos o boizão – ou boizinho, já que a quantidade é bem pequena, e a carne vem crua, pra você fazer em um pequeno rechaud individual. Só quero dizer que é uma delícia e que eu quero mais.

Kobe no rechaud  Bife Kobe


Saga Arashiyama

Saímos cedo no dia seguinte em direção à Saga Arashiyama (é possível chegar com o JR Pass), é ali que fica uma das florestas de bambu! São apenas 10 km do centro da cidade, mas parece outro mundo. Que coisa mais incrível é isso. Ela não é muito grande, o caminho que é possível percorrer no meio da floresta tem menos de 1 km, mas é com certeza algo muito diferente do que nós, brasileiros, estamos acostumados.

Floresta de bambus

Os bambus são gigantes de altos, mas fininhos de grossura. Inclusive, você poderá ver alguns cortados e ter uma ideia da planta por dentro, que é totalmente oca. Só não procure por pandas, pois eles estão todos na China, ok? 🐼 

corredor da floresta de bambus  bambu cortado

Depois de passear pela floresta, dê uma esticadinha de mais 1,5 km até o Templo Adashino-Nenbutsuji. Ele fica dentro de um jardim muito bonito e tem um cemitério um tanto diferente. Conta a história que, antigamente, no período Heian, as pessoas abandonavam os corpos dos mortos naquele lugar. Então, no início do século IX, o monge budista Kobo Daishi fundou o templo e colocou estátuas de pedra lembrar os mortos. Hoje, existem mais de 8 mil pequenas estátuas no local. É lindo!

cemiterio com estatuas de pedra


rio na floresta
No meio do caminho, pare para apreciar a vista


PASSEIO EXTRA: Bate e volta pra Kurama

Para fechar o nosso roteiro em Quioto, fomos um pouco ao norte para conhecer o Monte Kurama. Desta vez não teve JR Pass, mas foi bem fácil chegar pegando um trem da linha de Kurama (é o ponto final). Chegamos lá em menos de uma hora e começamos nossa visita pelo funicular (aquele trenzinho que sobe montanha) para tentar encurtar a trilha - mas você pode começar a caminhada desde a base por uma trilha alternativa, se quiser.


Lembrando que a trilha não é muito comprida, são cerca de 3 km, mas ela é cheia de degraus, zigue-zagues, subidas e descidas - prepare o tênis e a garrafinha de água. Levamos cerca de 1h para completá-la. Além disso, há uma diferença de 250 m de altitude no meio do caminho. Começamos de um lado da montanha e terminamos do outro. Sucesso!👏👏

  

Até a primeira atração foram 900 m; ali encontramos o Templo Kurama-dera, o principal do caminho. Depois, seguimos por mais uma série de pequenas casas de oração espalhadas pela trilha, até terminar no Kifune Shrine; um outro Templo famoso que tem na sua entrada uma escadaria com uma série de postes de luz vermelhinhos. Achei uma graça.

Kurama-dera
Vista de Kurama-dera
Kurama-dera
Escada de Kifune
Kifune
torii de kifune
Torii de Kifune

Ali ao lado existem vários restaurantes para você reabastecer as energias e um maravilhoso ponto de ônibus para te levar de volta depois de todos esses exercícios rs. Ufa!

Perdeu os textos sobre Tóquio, Monte Fuji e Nagoya? Veja tudo aqui! E se você ainda acha que essa viagem é algo de outro mundo, veja algumas dicas de como juntar dinheiro e também como encontrar passagens e hospedagens com desconto.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário