quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Roma – Itália

Oh, Madonna mia! Finalmente chegou a vez de falarmos dessa più belle città. Roma é a capital da Itália e tem hoje cerca de 3 milhões de habitantes.

Ela é uma das cidades mais antigas da Europa, fundada em 753 a.C. e tem uma importância histórica incrível que influenciou o mundo que conhecemos hoje. Não é à toa que ela é conhecida como “Cidade Eterna”; foi capital do Reino de Roma, da República Romana e do Império Romano... E é diretamente responsável pela civilização ocidental.

Dava para escrever milhares de coisas sobre a cidade; conteúdo é o que não falta, mas vamos focar nas nossas informações de viagem. Já falamos bastante da Itália aqui: a língua oficial é o italiano, mas a população é super receptiva com qualquer coisa que você tentar falar; e a moeda é o Euro, já que faz parte da União Europeia.

Roma tem atrações suficientes pra você passar uma semana por ali, mas nós ficamos apenas 2 dias na cidade e mais 1 dia no Vaticano. Por isso, separei as 8 principais atrações para você conhecer!


- Comida: não precisa se preocupar sobre este tema. Tenho certeza que você vai comer muito bem por lá! Massas, saladas, sorvetes, sobremesas, vinhos, tudo é delicioso. Mas, como em todos os lugares, os restaurantes mais centrais ou próximo de atrações turísticas acabam sendo mais caros. Neste momento, o TripAdvisor é seu amigo. Se tiver tempo, pesquise opções de restaurantes. Se não, dê sempre uma olhadinha no cardápio antes de entrar no estabelecimento.

- Transporte Público: por ser uma cidade grande, as atrações são um pouco mais afastadas uma das outras – apesar de se concentrarem na região central. Dessa forma o transporte público ajuda bastante, mas vá preparado, pois os ônibus atrasam, estão sempre cheios, e quebram em uma proporção razoável! Os metrôs são ótimos, mas a quantidade de linhas já não é muito grande. Você pode comprar bilhetes individuais (de 100 minutos), ou então de 1, 2, 3 ou 7 dias.

Chegamos em Roma de trem (na estação Termini) e saímos da cidade de avião (Aeroporto Fiumicino). Além deste, Roma tem outro aeroporto, chamado Ciampino. Os dois são afastados do centro, mas é possível chegar em ambos com um trem regional.


Atrações:

Esse famosíssimo símbolo do Império Romano foi construído no ano 72, no espaço em que antes era o palácio de Nero. A construção foi ordenada pelo imperador Flávio Vespasiano – por isso também é conhecido como Anfiteatro Flavio. Ali aconteceram diversos espetáculos de todos os tipo, inclusive com gladiadores e animais selvagens. Para se ter uma noção, as arquibancadas do anfiteatro comportavam 50 mil pessoas! O espaço sofreu com diversos terremotos e acabou caindo em desuso, mas nos anos mais recentes, artistas como Elton John e Paul McCartney se apresentaram no espaço.

Ele fica aberto todos os dias, menos no Natal e Ano Novo. A melhor opção é comprar o ingresso online, que vem com horário marcado e você não precisa pegar fila (o combo vale também para o Fórum Romano e Palatino). Ao chegar lá, escolha entre ouvir o áudio-guide ou ler as informações disponíveis nas placas e paredes, mas não saia de lá sem saber um pouco mais da sua história.





Esta é a maior construção de Fonte barroca da Itália! Ela foi inaugurada em 1735 e suas estátuas são feitas em mármore travertino. O nome da fonte significa "três vias" (tre vi), já que a fonte fica no cruzamento de três ruas, e a escultura retrata a história da sua origem: quando uma jovem virgem teria ajudado soldados romanos cansados a encontrar uma fonte de água pura.

Já sabe né? A tradição é jogar uma moedinha na fonte para voltar à Roma. Mas, a moeda tem que ser jogada por cima do seu ombro (ou seja, de costas). E tem mais... Se você jogar 2 moedas, vai encontrar o amor da sua vida; e se jogar 3 moedas, vai casar com um romano kkk. São tantas moedas que o valor chega a quase 1 milhão de euros por ano jogados na fonte! (Esse total é recuperado e doado à instituições carentes.)




*Fonte: Blog Desenho Clássico
Também conhecido como Panteão de Roma, este é o edifício mais conservado da Roma Antiga. Ele foi construído em 126 e foi um marco tão grande na arquitetura da época que chama a atenção ainda nos dias de hoje pelo incrível trabalho realizado ali.
Eu não tenho muito conhecimento do assunto para explicar, mas você pode ver na foto ao lado como as medidas são exatamente iguais no diâmetro da cúpula e na altura do edifício. Além disso, bem no centro da cúpula há um óculo (um buraco), de 9 m de diâmetro – que permite a entrada da luz sem precisar de outra forma de sustentação, como pilares internos. No chão há alguns buracos que drenam a água da chuva que cai pela abertura do teto. Seja você ou não um arquiteto, definitivamente vale a visita.

    


Ali estão as ruínas do Fórum Romano e do Palatino, além de algumas outras especiais. Antes de começar, nada de preconceito com o nome “ruína”, é impressionante ver tantas construções inteiras e a quantidade de detalhes que há ali. As obras estão espalhadas no mesmo espaço – e fazem parte do mesmo ingresso, como eu mencionei no Coliseu -, mas há um mapinha em um totem explicando o que é o que – tire foto pra poder se localizar!

Dando uma breve explicação, Palatino era onde a população mais rica morava, ficava em uma das colinas e tem uma vista de todo o espaço (há alguns pontos com mirantes). Mais abaixo estava a cidade de fato, onde foi fundado o Fórum de Roma (daí o nome, Foro Romano). Já imaginou o pessoal sentado na praça da cidade discutindo as questões pertinentes da época da Roma antiga? É de arrepiar!

Por ali não há uma rota fixa, o visitante faz o caminho que quiser. Separe umas 3h para olhar o lugar todo. A maior parte das construções tem placas e algumas informações à respeito. Não esqueça o boné e a garrafinha de água, pois o local é todo aberto – parte do seu charme.




Não é só a Fontana de Trevi que tem uma praça famosa. Esta daqui também tem importância história para a cidade. O monumento a Vittorio Emanuele II que você vê ali foi construído em 1911, para comemorar os 50 anos de unificação da Itália; lá também está enterrado o “Soldado Desconhecido” da II Guerra Mundial.

👀 Antes de ir à Roma eu tinha lido sobre, mas realmente presenciei ali algumas pessoas vestidas como gladiadores que tiram foto com os turistas e depois cobram por isso. Fique esperto e não cai no golpe.



Esta bela fortaleza localizada nas margens do rio Tibre foi construída em 139 e já teve várias funções, entre elas, edifício militar. Em 1277, um corredor fortificado foi construído ligando o castelo à Cidade do Vaticano para que o Papa pudesse escapar em caso de perigo.

Em Roma não existem muitos pontos altos, de onde é possível ver a cidade toda, então aproveite para subir no terraço do castelo! Ah, e se a sua viagem cair no primeiro domindo do mês aproveite, pois a entrada para o Castelo é grátis neste dia!




Esta é uma das 4 Basílicas Papais (junto com a de São Pedro no Vaticano, San Giovanni e São Paulo) e é muito linda por dentro. Foi construída no século 5 e manteve a mesma estrutura, sendo uma das primeiras basílicas dedicadas à Maria, em Roma. Agora, o que chama mesmo a atenção é o teto feito todo de ouro – construído com ouro doado da Espanha. É de encher os olhos!!



Por fim mas não menos importante, esta é outra praça delícia de Roma para passear! Ela é bem ampla e muito clara (pode parecer engraçado, mas a maioria dos monumentos são branquinhos), e já foi utilizada para competições esportivas. Hoje, sempre tem algum artista de rua por ali.


Dentro dela você também vai encontrar algumas fontes... Uma delas é a de Quattro Fiumi (quatro rios), representando os rios mais importantes da época: Nilo, na África; Danúbio, na Europa; Ganges, na Ásia; e o Rio da Prata, na América. Outra fonte é a Del Moro.

  

fonte Del Moro

Cada esquina de Roma tem um monumento ou uma construção mais bonita que a outra. Gaste um tempo para observar ao redor, comer bem e conhecer a alma da cidade.

Além de Roma, veja também roteiros para Veneza, Florença, Cinque Terre, Milão e Gênova 

Buon viaggio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário