Nós já falamos aqui sobre Sites com Descontos para viajar, ideias e sugestões sobre Como Organizar sua viagem, já vimos um texto especial sobre A Forma Mais Inteligente de tirar férias, Como Viajar na Crise, sem contar os diversos tipos de programações para todos os bolsos que estão aqui... Mas muita gente ainda pensa que viajar é um gasto que não temos o luxo de usufruir ultimamente.
Na verdade, com crise ou sem crise, viajar é um estilo de vida! E, como todos eles, você precisa apenas aprender a adaptar seus hábitos. Às vezes não vai dar pra fazer um suuuper viagem, mas dá pra dar aquela escapadinha no final de semana para recarregar as energias :)
Por isso, juntei aqui algumas dicas e sugestões pra você que quer guardar um dinheirinho! Veja bem, isso pode servir pra toda a sua vida, não apenas para investir em viagens mas, como tudo, não se torne obsessivo(a) e complexado(a), se não, a viagem vai se tornar uma obrigação e o processo até lá, uma coisa bem chata. Let´s?
- Registre seus gastos e entenda o que pode ser cortado (um lanchinho extra que é feito todos os dias; um blusinha desnecessária...)
- Pague as contas primeiro! Já dizia minha mãe: primeiro o dever, depois a diversão...
- Tenha um objetivo de cada vez: primeiro aquela viagem, depois aquela televisão, quem sabe uma reforma na cozinha mais pra frente.
- Troque a academia por caminhadas ao ar livre. Bom, eu já não sou muito fã de academias rs, mas são em oportunidades assim que você pode chamar aquele amigo (ou paquera) para começar a correr/andar de bike/fazer crossfit com você.
- Enxugue o que puder: TV a cabo, internet super-poderosa, muitas idas ao supermercado, gastos de energia dentro de casa - aproveite para desenvolver hábitos sustentáveis!
- Pense duas vezes antes de comprar e dê um intervalo de um dia! O ser humano é mais reflexivo quando sente o peso no bolso.
- Prefira opções caseiras: desde comidas (poupe aquele restaurante ou comida embalada e faça em casa) a programações (chame os amigos para uma visita ao invés de saírem para se encontrar).
- Que tal trocar? Além das opções de aplicativos de empréstimo como o Tem Açúcar?, faça um bazar com os amigos e passe para frente aquelas roupas/ acessórios/ equipamentos que você não usa mais! Já fiz upgrades no meu guarda-roupas assim sem gastar $$! #Funciona
- “Alinhe as expectativas” com a família. Se você compartilha do seu objetivo com alguém (marido, namorado, filhos...), compartilhe também os esforços para economizar e cheguem lá juntos!
- Busque outras fontes de renda. É o famoso bico né... Mas que tal fazer sabonetes artesanais? (Eu fiz! Virou o presente de Natal para toda a família)... Gosta de scrapbook? Comece a vender na internet! Tortas e bolos, talvez? Agora se você se dá melhor com crianças, vá tomar conta do filho do vizinho por uns trocados.. Seja criativo!
- Utilize programas de fidelidade: os de cartão de crédito, os de milhas, os da Multiplus e afins. Você pode conseguir premiações interessantes e descontos que valham a pena!
- Segure o cartão de crédito (ter dinheiro físico na carteira ajuda a perceber os gastos, diferente do cartão em que as contas vão para o céu e voltam todas acumuladas no final do mês).
- Crie uma meta de poupança mensal e se esforce para cumpri-la. Que tal 15 ou 20%? Se for difícil pensar no mês inteiro, divida a meta por semanas ou dias.
Up -Altas Aventuras! a caminho de Paradise Falls |
E boa economia pra você!
Nenhum comentário:
Postar um comentário