sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Osaka e Nara – Japão

Osaka é a terceira cidade mais populosa do Japão, ficando atrás apenas de Tóquio e Yokohama. E, por estar pertinho de Quioto e Kobe, forma com elas uma região metropolitana de mais de 17 milhões habitantes. É ótima para compras – tem um centro comercial gigante -, mas não perde a sua essência e tradição.

Seguindo nossa viagem de Norte a Sul, para irmos de Quioto à Osaka levamos cerca de 1h de trem. Se fosse de Tóquio, seriam aproximadamente 3h. Ficamos apenas 2 dias em Osaka, mas você pode ficar fácil uns 4 dias por ali e ter sempre coisas novas para visitar e ver!


- Diversão

Bom, começamos o nosso roteiro com muita emoção no parque de diversões da Universal Studios Japan. (Sim! Tem um parque da Universal lá!!) Como fomos na primavera e no período das cerejeiras – em que o país já está  normalmente mais cheio – encaramos algumas filas por ali, mas conseguimos ir em praticamente todos os brinquedos que nos interessaram.


Para comprar o ticket online você vai ser redirecionado para o site de algumas agências, mas não se preocupe, o recebimento do ingresso é por email e instantâneo. E o que dizer dos japoneses no parque? Bom, eles realmente se empolgam no figurino; seja em acessórios, tiaras, chapéus e até roupas iguais no mesmo grupo de amigos. Bem diferente dos nossos parques rs.



Ali perto do Universal, do outro lado do rio Aji, ficam o Aquário de Osaka e a Roda Gigante Tempozan, caso sobre um tempinho pós-parque! O aquário fecha entre 20h e 20h30, já a roda gigante fica aberta todos os dias até às 22h.

  

Pode não parecer, mas ela tem 112 m de altura e 100 m de diâmetro, sendo uma das maiores do mundo (ela liderou o ranking até 1999). Ou seja, é bem alta kkk. São gôndolas para 4 pessoas, onde você pode sentar e apreciar a linda vista da baía – dá até pra ver o Universal lá do outro lado.



- Castelo

De volta ao centro da cidade, começamos nosso segundo dia pelo Castelo de Osaka. Ele fica dentro de um parque e dentro do castelo você vai encontrar um museu super completinho contando a história do lugar, dos seus líderes e da construção do edifício, além de vários objetos de guerra.


Ele foi inicialmente construído em 1583 mas precisou ser reconstruído duas vezes: uma por ter sido atacado e outra por ter sido atingido por um raio, o que fez com que ele pegasse fogo! Ao entorno do castelo tem um foço onde passeiam alguns barquinhos.




- Compras

Na hora de fazer umas comprinhas ou buscar por restaurantes diferentes, a sugestão é a Dotonbori Street. A rua (ou avenida) também é conhecida como “night Market” e é LOTADA de outdoors, faixas, letreiros, além de ser abarrotada de restaurantes e de pessoas kkk. Mas não deixa de ser um ótimo centro, cheio de opções para todos os gostos, mostrando a cara de Osaka.

  

Ali ao lado desta rua fica outro centrinho, só que desta vez fechado: o Shinsaibashi Shopping Street. Mais para uma galeria do que para um shopping, ele vai atravessando as ruas também com uma infinidade de lojas com: quimonos, souvenirs, comidas, roupas, sapatos e muito mais. São quase 2 km de galerias em linha reta! Vale a pena passear por lá, definitivamente!



- Torres:

Agora, se você quiser ver Osaka de cima, as dicas são a Tsūtenkaku Tower e o Umeda Sky Building. As duas construções são altas, mas são completamente diferentes.

A torre Tsutenkaku fica mais ao sul da cidade, tem 108 m de altura e lembra um pouco a torre de Nagoya

Já o edifício Umeda Sky parece a torre de TV Fuji de Tóquio. Ele tem 173 m e fica mais para o norte. É composto por dois prédios (duas torres) interligados no topo, onde fica o observatório.

*Fonte: Google Maps

- Nas redondezas

Outro castelo que fica razoavelmente nas redondezas é o Castelo de Himeji. O percurso, saindo de Osaka, leva aproximadamente 1h com o JR Pass. Fizemos esta parada quando estávamos à caminho de Hiroshima, nosso último destino. Para não ter que carregar as malas, deixamos no armário da estação de trem e fomos conhecer o castelo – um dos mais famosos do Japão, junto com o Matsumoto-jo e o Kumamoto-jo -, e o mais visitado do país! 



Por ter seu exterior todo branco, ele também é conhecido como Hakurojō ou Shirasagijō e tem dentro do seu completo 82 edifícios de madeira! O Castelo de Himeji é considerado Tesouro Nacional do Japão e, desde 1993, é Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Ele começou a ser construído em 1346, e foi crescendo ao longo dos anos. Ainda hoje está super conservado por dentro e por fora e realmente é incrível - está explicada a fama.


PASSEIO EXTRA: Bate e volta para Nara

No nosso segundo dia em Osaka, separamos meio período para fazer um bate-e-volta à Nara – a primeira capital fixa real do país!

#Dica1: Se tiver tempo, você pode separar tranquilamente um dia inteiro para visitar o local.
#Dica2: É possível chegar em Nara de Quioto também.

Pegando o trem do JR Pass, levamos cerca de 1h15 até lá. Chegando lá, fomos direto ao Nara Park, um parque gigante da cidade, cheio de... veadinhos! São mais de 1200 cervos espalhados livremente por todo o parque. Eles comem uma bolachinha própria vendida no parque e alguns ficam tão satisfeitos que até recusam... Mas tome um pouco de cuidado porque outros podem ficar um pouco afobados para conseguir a comida rs.



Os cervos do parque são considerados sagrados e, matar um deles era uma ofensa capital punível com a morte até 1637! Eu ADOREI os bichinhos andando no parque mas, além deles, claro, existem 3 outras grandes atrações, os templos Kofuku-ji, Kasuga-Taisha e Todai-ji.

  

O Templo Kofuku-ji é o mais próximo da entrada e foi usado como templo da família Fujiwarano Período Heian, uma das famílias mais importantes da época. Ele foi fundado em 669 pela Princesa Kagami, e ao seu lado fica uma torre (chamada de pagode) de 5 andares – esta é a segunda mais alta de 5 andares do Japão. 


O Templo Kasuga-Taisha é um dos mais lindos, na minha opinião. Ele é conhecido como o Templo das Lanternas e tem penduradas mais de 3 mil lanternas de bronze e pedra; todas elas foram doadas por adoradores do templo. Elas são acesas apenas duas vezes no ano, durantes festivais em maio e agosto. Kasuga-Taisha foi construído em 768 e reconstruído algumas vezes ao longo dos anos – uma das histórias diz que o templo era demolido e reconstruído a cada 20 anos para purificação e renovação.  





O Templo Todai-ji é o mais famoso da região, pois abriga o Buda gigante... Quer dizer, a maior estátua do Buda de bronze em todo o mundo! Ele foi construído em 743 e tem quase 15 m de altura. O projeto  de construção da estátua quase faliu a economia do país, pois consumiu a maior parte do bronze disponível na época.



Além da estátua do Buda há algumas outras no local - gigantes também! Mas não são só elas que chamam a atenção... Atrás do Buda há um pilar com um buraco rente ao chão (teoricamente o buraco é do tamanho de uma das narinas da estátua). Diz a lenda que quem passar por dentro do buraco vai ser abençoado. Quer tentar?


Boa viagem e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário