quinta-feira, 26 de julho de 2018

Nagoya e Matsumoto – Japão

Oasis 21 e Torre de TV ao fundo
Continuando nossa incrível viagem pelo Japão, depois de conhecer Tóquio e Hakone, seguimos rumo ao sul para conhecer a linda cidade de Nagoya!

A viagem de Hakone (Estação Odawara) para Nagoya, é rapidinha! De trem-bala gastamos um pouco mais de 1h - leia sobre o JR Pass aqui. Se a saída fosse do Tóquio, teríamos levado cerca de 2h.

Nosso tempo era apertado, então ficamos apenas 1 dia e meio na cidade. Nagoya tem bastante coisa para fazer - não tanto quanto Tóquio -, mas se você quiser ficar um dia a mais, terá outras coisas para aproveitar, com certeza. Veja os destaques da cidade e o que você não pode deixar de fora no seu roteiro:


1. Castelo de Nagoya


Começamos nosso roteiro pelo Castelo de Nagoya. Ele fica em um parque bem grande, com jardins e, inclusive, com o Jardim Botânico da cidade. Ali ao lado dele tem uma feirinha bem grande de comidas típicas onde você pode saborear os bolinhos de polvo (ai que saudade💗), sanduíches, noodles e tem até espetinho de carne e milho verde cozido kkk.

Parque do Castelo
O Castelo é gigante e espetacular, pelo lado de fora ele é branco com telhadinho verde, todo bonitinho, e pelo lado de dentro também impressiona com seus 6 andares de madeira, que contam a história do país, da construção e renovações do castelo e, claro, da sua importância para a cidade. O ticket pode ser comprado na porta.




2. Toyota Museu Comemorativo da Indústria e da Tecnologia

Depois, seguimos para o Museu Comemorativo da Toyota. Informação importante: existe um Museu Automotivo da Toyota que fica há 20 km de Nagoya; no entanto, fomos visitar o museu da Indústria e Tecnologia, que conta os avanços e desenvolvimento da marca – que começou com tecelagem, veja só! Para quem não sabe, foi ali que começou a Toyota e também ali que inventaram o jogo pachinko (um tipo de pinball com moedas que é super famoso no Japão).

No tour é possível ver as máquinas de tecelagem em funcionamento

Curiosidade: a família que criou a empresa chamava ToyoDa mas, por questões de numerologia e pronuncia, o nome da marca foi alterado para ToyoTa, ficando assim mais "auspicioso". Gostamos bastante do museu - que tem um pouco de tuuudo - e queríamos ter ficado mais do que as 2h que disponibilizamos pra ele. No final, você pode até assistir a uma apresentação de música do robô que toca violino! For real!! #Choquei



3. Torre de TV de Nagoya

Outro ponto imperdível é a Torre de TV. Com 180 m de altura, ela é uma torre de rádio ativa. Lá de cima é possível ver praticamente toda a cidade! A região que cerca a torre é lotada de shoppings e lojas, além de restaurantes e aqueles letreiros gigantes que piscam e chamam a atenção para todos os lados.

 

Vale dar um passeio e se perder nas ruas da cidade (o que é muito difícil, pois os quarteirões são todos quadradinhos). Ah, quando estiver lá em cima, aproveite para ter uma visão superior do Oasis 21 (logo abaixo).

Lá em cima é possível até fazer cerimônia de casamento!

4. Oasis 21

Ele se considera um shopping, mas é apelidado de Praça de Vidro. Bom, o Oasis 21 é um complexo de lojas construído de uma maneira não muito tradicional. As lojas e restaurantes ficam embaixo, enquanto a parte de cima é uma superfície de vidro, coberta com água, em uma forma ovalada. É uma coisa completamente diferente e que se destacou na região. Os japoneses, inclusive, adoram passear por ali e se sentar no parque com a família para tomar um sol ou passar o tempo. De noite, ele fica todo iluminado - assim como a Torre de TV. É uma ótima opção de passeio seguido de um jantar. Reserve sua noite na agenda!


Oasis 21 visto da Torre de TV


PASSEIO EXTRA: Bate e volta pra Matsumoto

Como eu estava viajando com um apaixonado pelo Japão, incluímos mais um ponto de encher os olhos na viagem, uma visita à Matsumoto. A cidadezinha fica nas montanhas e é um pouco mais fria - até por isso as cerejeiras nascem mais tarde por ali -, mas a grande atração é o Castelo de Matsumoto.


Conhecido como Matsumoto-jo, ele é um dos mais antigos do Japão, construído em 1593, e faz parte de uma lista especial de castelos famosos do país, junto com o Kumamoto-jo e com o Himeji-jo (aguarde os próximos episódios da nossa série sobre o Japão!), além de estar classificado como Tesouro Nacional do Japão.

Ele é conhecido também como Castelo Corvo, por causa das suas paredes pretas e por causa do seu telhado que parece que "está abrindo asas". Matsumoto-jo já foi governado por mais de 23 líderes desde seu início! Apesar de estar nas montanhas, ele é um castelo de planícies, e nem preciso falar nada sobre a vista dos alpes que você vai encontrar no topo dele, né?!

Para chegar até lá, pegamos um trem direto de Nagoya. O trem até lá está incluído dentro do pacote do JR Pass, mas não é um trem-bala, então a viagem demora um pouco mais; foram cerca de 2h, mas não quer dizer que não dê pra ser apreciada, já que a vista é linda!



Vista do trem à caminho de Matsumoto

Semana que vem continuamos nosso roteiro e seguimos para a famosa Quioto! Aguente firme até lá :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário