quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Hiroshima e Miyajima – Japão

Grande Torii de Miyajima
Depois de 2 semanas já no Japão, chegamos ao último destino do nosso roteiro: Hiroshima.

Todo mundo já ouviu falar de Hiroshima, infelizmente. Semana passada, dia 6 de agosto, o mundo recordou 73 anos do bombardeio nuclear na cidade e, três dias depois, em Nagasaki. Mais de 140 mil pessoas morreram.

Até hoje Hiroshima ainda carrega um pouco de tristeza no ar. Mas a cidade deve ser recordada não por isso, e sim pela sua reconstrução e capacidade de adaptação; ela é um lembrete vivo e constante de algo que foi real (apesar de muita gente esquecer) e que não deve ser repetido!

#NoMoreHiroshimas
Saindo de Osaka, nosso destino anterior, levamos 2h30 até Hiroshima com o trem-bala incluído no JR Pass.

Aproveitamos a viagem para fazer uma paradinha no meio do caminho e conhecer o Castelo de Himeji. Você pode incluir uma segunda parada e visitar também o Castelo de Okayama.

Ficamos 2 dias e meio em Hiroshima – sendo que 1 dia separamos para conhecer a ilha de Miyajima. Depois disso, voltamos pra Tóquio (mais 4h30 de viagem) para pegar o avião de volta pra casa.


O que fazer por lá:

Começamos nosso roteiro pelo Museu Memorial da Paz. Ele é bem atual e tem várias interfaces para interação, o que permite ao visitante buscar as informações que ele quiser. Logo na entrada há um relógio contando o número de dias desde a primeira bomba e o número de dias desde o último teste nuclear. Pasmem com quão recente é! A impressão é que o segundo número nunca vai chegar muito alto. 😔

  
Nuclear weapons and humankind cannot coexist indefinitely” 
Hiroshima Peace Memorial Museum

Saindo do museu, passeamos no parque do Memorial da Paz. Ele tem alguns monumentos espalhados, como o em homenagem às vítimas da bomba, o das crianças e outros. O Memorial da Paz Infantil também fica ali e tem uma estátua de uma menina (Sadako), com um tsuru nas costas - pássaro feito de dobradura. Na luta contra leucemia por causa da bomba, ela acreditava que se dobrasse 1000 tsurus, símbolo da felicidade, seria curada, mas morreu antes de completar os 1000 e incentivou milhares de pessoas, de todo o mundo, a dobrar e doar os origamis.


  

No final do parque, do outro lado do rio, está o prédio conhecido como “Bomb Dome”. Ali ficava um prédio intitulado como “Exposição Comercial da Prefeitura de Hiroshima”. Ele estava há 160 m do epicentro da bomba, mas foi severamente destruído e ninguém sobreviveu. Durante a reconstrução da cidade, alguns queriam que o prédio fosse demolido, outros, no entanto, pediram que o local fosse mantido como estava, criando mais um memorial – e que resiste até hoje.


Saindo do parque, seguimos para o Castelo de Hiroshima – dá pra ir à pé. Em volta dele há um grande foço com água e, chegando lá, ainda é preciso subir umas escadinhas para alcançar a entrada no castelo, no topo. Ele foi construído em 1589 e é simples por dentro, mas tem um museu de história e também conta bastante sobre a cultura samurai. Se você tiver tempo, vale a visita ao interior.



Na hora de passear, procure pela Hon Dori Street, uma rua cheia de comércio, lojinhas e restaurantes. Ela é bem parecida com o Shopping Shinsaibashi de Osaka, mas é sempre uma boa pedida para um passeio à noite e jantar.

*Fonte: Japan-Guide

Um pouco mais distante, há cerca de 40 minutos (pegando trem incluído no JR Pass), está a cidade vizinha de Kure. Ela tem um porto famoso e também uma grande história na Marinha. Além disso, dois importantes museus ficam por lá: o Japan Maritime Self-Defense Force Museum (JMSDF Museum) e o Yamato Museum. Apesar de eles tratarem de temas diferentes, acabam se complementando.

Pier de Kure

JMSDF Museum: Este museu com a história da marinha japonesa mas dá um efoque pra uma história incrível que eu nem sabia que existia, a dos “caçadores de minas”. Essa não é a tradução oficial, mas são profissionais que, ATÉ HOJE, buscam as minas e bombas da Segunda Guerra que não explodiram no mar, para poder desativá-las, tornando o espaço navegável e seguro. Já parou pra pensar que ainda existem várias bombas adormecidas não descobertas? É um pensamento um pouco assustador, e torna ainda mais sensacional o trabalho desse pessoal! Ah, e tem um submarino de verdade do lado de fora no qual você pode entrar.


Yamato Museum: Yamato é o nome do navio de guerra que está exposto dentro do museu! Lá você vai conhecer vários outros deles, além das aeronaves que aterrisaram em navios porta-aviões. Kure foi um dos quatro principais estaleiros – e o segundo mais antigo – da Marinha Imperial do Japão, por isso o tema é tão importante ali.


Se você gosta de carro, outro lugar legal pra conhecer é o Museu da Mazda. Mas atenção, reserve com uma boa antecedência! Tentamos o ingresso um mês antes e já não tinha mais disponível, pois só fazem um tour em inglês e um tour em japonês por dia. Boa sorte!


PASSEIO EXTRA: Bate-e-volta para a Miyajima

Não deixe esse passeio de fora da sua lista!!!!!!! Seguindo na direção sul, a 30 minutos de Hiroshima (com o trem da linha JR) fica Miyajimaguchi Station. Lá você encontrará uma balsa – o ticket também está incluído no JR Pass – que dá acesso à Miyajima. O nome oficial da ilha é Itsukushima; Miyajima é o nome da cidade em que a balsa chega. São 15 minutinhos de travessia, mas a ilha já começa a mostrar sua beleza. 💙



De longe dá pra avistar o Grande Torii (já falei aqui do portão vermelho, que separa o mundo dos homens do mundo sagrado); a ilha é considerada sagrada para os japoneses e abriga alguns templos também.

Vista da balsa
Olha o tamanho da 'pessoinha' à direita em comparação com o Torii

Este torii realmente é bem grande e foi colocado estrategicamente para podermos ver o movimento das marés; aliás, uma grande parte da cidade de Miyajima foi construída neste esquema. Quando a maré sobe, a cidade parece estar em cima das águas.


Ainda com maré baixa

Em seguida, pegue a trilha em direção ao teleférico – lá é super bem sinalizado, não tem como se perder. Ah, adivinha quem também estão por lá... os cervos! Assim como em Nara, Miyajima também tem vários veadinhos passeando pela cidade. Depois dos 15 minutos de teleférico, suba até o Deck de Observação pra ver a ilha toda das alturas! É demais! Cenário de filme mesmo! Pra você ver que eu não estou exagerando, o local é um dos 3 pontos mais bonitos do Japão, junto com a Baía de Matsushima e a praia de Amanohashidate!




Para os mais aventureiros, é dali de cima que partem algumas trilhas na montanha. Para os mais sossegados, sente-se e desfrute de uma vista única desse país!

Conhecer o Japão foi uma experiência incrível! Com as cerejeiras então, parece que estávamos em um conto de fadas. Começamos nossa viagem em Tóquio, passando por Hakone e o monte Fuji, Nagoya, Quioto e Osaka até chegar em Hiroshima. Foram 18 dias de emoção, descobertas, adaptações e uma história fantástica pra contar. Já voltamos com saudade e esperamos incentivar mais gente a conhecer o Japão!

Sayonara!

Nenhum comentário:

Postar um comentário