
O período de observação das flores tem estágios diferentes, mas dura pouco, por isso é importante ficar antenado nas datas caso você esteja planejando contemplar o fenômeno durante a sua viagem.
E, mesmo para você que não curte muito flores, esta é uma experiência para entrar na sua bucket list!
1. Quando:
Para começar, saiba que as flores de cerejeira não nascem todas ao mesmo tempo no país inteiro. Elas começam a brotar na região sul (parte mais quente) e depois se deslocam para o norte do Japão. O período do botão até a queda das floras dura cerca de 1 semana, mas as datas de cada região são acompanhadas diariamente pela população em sites e tv. O evento normalmente começa no final de março e dura até meados de abril.
2. Estágios
Cada estágio da floração tem um nome específico, mas você não precisa saber o nome para conseguir apreciar as cerejeiras, é apenas uma curiosidade!
I. Tsubomi (つぼみ): botão
II. Sakihajime (咲き始め): quando os botões começam a florescer
III. Gobuzaki (5分咲き): significa que a árvore já está 50% florida
IV. Shichibuzaki (7分咲き): floração já chega a 70%
V. Mankai (満開): quando a floração atinge seu pico; plena floração – melhor data para observar!!
VI. Chirihajime (散り始め): quando as pétalas começam a cair
VII. Hazakura (葉桜): quando as folhas verdes começam a nascer, após a floração
3. Onde observar
Este é o período que o Japão fica mais lotado! Turistas do mundo inteiro chegam para apreciar o Sakurá, além dos próprios japoneses que mantêm o costume de observar as flores (Hanami). Neste momento, diversos parques realizam festivais com apresentações de dança, barracas de comida típica, iluminação noturna, e muito mais. Cada cidade divulga seus locais de festivais, e é possível identificá-los até nas estações de metrôs. Se você quiser curtir como os japoneses, leve uma toalha e monte seu piquenique no parque, à sombra de uma cerejeira! Agora, se você quiser tentar uma foto com menos gente ao redor, a dica é chegar bem cedo!
![]() |
Piquenique |
![]() |
Festival no parque |
4. Roupa
Durante estes festivais você vai ver muitos homens e mulheres (principalmente mulheres) vestidos com quimonos. A vestimenta tradicional conta ainda com o chinelinho com meias e cabelos super enfeitados. Ah gente, que coisa mais fofa vê-los vestidos assim! E, caso você se empolgue, existem várias lojas que alugam a roupa por hora – para você entrar no ritmo japonês do Hanami.
5. As flores
As cores mais famosas – e que são encontradas – são rosa claro e branco, mas saiba que no Japão existam mais de 600 variedades de cerejeiras (sejam espécies endêmicas ou híbridas). Grande parte delas tem 5 pétalas, mas existem espécies com até 20 pétalas! Agora, a variedade que eu mais gostei foi a “Weeping Cherry”, que tem longos ramos caídos (como os de um salgueiro-chorão). #Amei
6. Culinária
As flores invadem até a gastronomia japonesa, com diversos tipos de docinhos, sorvetes, chás, geléias, drinks de sabor sakurá – todos cor de rosa, claro. Os doces mais famosos são os wagashi, feitos de açúcar, em formato de flores, e o sakura-mochi que é um bolinho de massa de arroz enrolado na folha da cerejeira.
7. O que levar
Para aproveitar o festival não precisa de muito, não esqueça sua câmera fotográfica e uma roupa confortável e quentinha, pois o clima de primavera no Japão ainda é razoavelmente frio. Visite vários parques e observe o fenômeno que, com certeza, ficará gravado na memória.
#Curiosidade: o verso da moeda de 100 ienes (1 dólar) é ilustrado pela flor do Sakurá! Já tem uma lembrancinha garantida das cerejeiras no Japão!
Boa viagem! Tenho certeza de que será INCRÍVEL!
Nenhum comentário:
Postar um comentário