terça-feira, 16 de outubro de 2018

Curiosidades de Amsterdam IV

Amsterdam é uma cidade moderna, super turística e encantadora. Mas, apesar desse mundo globalizado em que vivemos, cada cidade tem as suas “peculiaridades”. Já listamos algumas curiosidades de Amsterdam por aqui (veja as listas I, II e III), mas sempre tem espaço para mais!

Bom, se você está pensando em visitar o local – ou, quem sabe, se mudar de mala e tudo -, saiba algumas diferenças que você deve encontrar...


1. Sem nojinho
Não ache que você vai chegar na Europa e encontrar o mesmo nível de quesito ‘limpeza’ que nós temos no Brasil. O pessoal daqui é conhecido por ser mais, hum, desencanado sobre o assunto. Isso acontece também quando se trata de comida. NÃO, NÃO ESTOU DIZENDO QUE ELES SÃO SUJOS OU QUE A COMIDA NÃO É LIMPINHA, mas não há o mesmo cuidado no manuseio que temos no Brasél! Ou seja, sim, as pessoas pegam a comida com as próprias mãos – sem guardanapo – e te entregam. Isso vale pra casquinha de sorvete, croissant, donuts e muito mais. E sim, é a mesma mão que se pega o dinheiro, então, sem nojinho hein! Aparentemente, como eles não têm muitas doenças encontradas em países mais pobres, eles não estão muito ligados com isso. Feche os olhos e abra a boca... Ou não rs.

2. Mochilas na janela
Se você passear pelos Países Baixos por volta de junho e julho vai encontrar muitas mochilas e bolsas penduradas nos mastros de bandeiras, nas janelas dos holandeses. Não é nenhuma zoeira de uma criança com outra, na verdade isso é uma comemoração dos alunos do ensino médio que concluíram os estudos após um “provão”. Parabéns, ou, Gefeliciteerd!


3. Sistema médico GP
Para quem pretende morar por aqui, ter um plano de saúde local é obrigatório! O valor é subsidiado pelo governo e isso acaba tendo um lado bom e ruim. O bom é que torna “acessível” para todo mundo, e o ruim é que funciona como um funil: todo mundo é obrigatório a passar pelo Huisarts, o médico da família, tipo um clínico geral, seja para problema nos olhos, na garganta ou nas articulações. Ele é o médico que vai ter tratar da cabeça aos pés e, só se ele entender que você precisa de um especialista é que vai te dar um encaminhamento – o que é bem difícil. Além disso, como parte dos remédios também é subsidiada, digamos que os médicos relutam algumas vezes em dar os medicamentos e a fama por aqui é que todo mundo ganha Paracetamol, não importa o nível de dor. Digamos que tem um pouco de exagero nisso, mas também tem um pouco de realidade kkk.

4. Carteiro barco
Amsterdam tem muuuuitos canais e ser carteiro aqui nem sempre é fácil com esse vai e vem de pontes e água no lugar de ruas. Por isso, o povo holandês – sempre muito criativo, que construiu o país onde antes só tinha mar – resolveu o problema com um barco-carteiro! Não é estranho ver um DHL ou PostNL (o “Correios” daqui) motorizado pelos canais!

*Crédito: Logistiek.nl
5. Swimming Diplomas
Se você for nadar em uma piscina pública ou em uma academia você vai ser questionado sobre o seu diploma de nadador! Existem 3 tipos de Swimming Diplomas: A, B e C. Cada nível exige aulas e um teste, que normalmente são feitos durante a infância. Não é apenas para aprender a nadar, mas o curso conta com aulas de segurança e o que fazer em situações de perigo na água, assim como saber nadar com roupa e como reagir caso você caia no gelo.

6. Lavar janelas
Já falei aqui (na primeira lista de curiosidades) sobre as janelonas das casas holandesas e como elas são usadas para fazer mudança de móveis e muito mais. O que acontece é que a maioria das janelas abre para cima e não para dentro das casas, dificultando as limpeza externa dos vidros. E também sabemos que Amsterdam é conhecido por ter muita chuva durante o outono e inverno. E dai? Bom, para você ter suas janelinhas limpas (por um curto período de tempo) existem empresas especializadas nisso. Sem precisar de andaimes, eles ficam no térreo com um cabo de aço e uma mangueira acoplada até o andar solicitado. É bem funcional e rápido. Mas só dura até a próxima chuva...

 

7. Sol à noite
Quem acha que os Países Baixos não têm sol, está muito enganado. Ok, eu explico: os dias de sol e calor (temperatura acima dos 20° C) realmente são pouco se comparado ao Brasil, cerca de 2 ou 3 meses. Mas, nesta época, a quantidade de horas de sol é absurda, chegando a mais de 17h por dia! Ou seja, solzão das 5h às 22h30! Tem que compensar o período de frio né, em que o sol nasce às 9h e se põe às 16h30.

8. Portas de vidro
Falando em sol, já sabemos que as grandes janelas são também para facilitar a entrada de luz solar. Mas e quando até a porta de entrada da casa é de vidro transparente?? Pois é, esta parece ser uma moda em algumas casas mais novas. Há uma segunda porta depois do hall de entrada, mas e a privacidade fica como? Você toparia?


9. Te Koop e o “IPTU” Holandês
Comprar casa no reino dos Países Baixos não é uma missão fácil, atualmente. O mercado de moradia está com uma demanda alta e o preços estão subindo cada vez mais. (Procure pelas placas Te Koop = À Venda.) No entanto, se você for um dos sortudos e conseguir comprar uma casa/ apartamento/ barco-casa, ainda vai precisar pagar um valor à prefeitura, que é dona oficial do terreno. A taxa se chama Erfpacht. O valor normalmente é estipulado por 50 ou 75 anos, e pode ser quitado integralmente na hora da compra – incluído no financiamento – ou anualmente. Após este período, há uma nova avaliação da propriedade e do mercado, e declarado um novo valor pelo próximo período de tempo. Seria, talvez, o primo do Iptu?!

10. Seca em Amsterdam
Pra você que achava que Amsterdam era uma cidade alagada, saiba que por aqui também tem seca! Mas como? No meio de tantos canais! Pois é, no verão deste ano a cidade enfrentou uma onda de calor inesperada e os reservatórios de água potável começaram a diminuir – nada como a Cantareira, em São Paulo, mas algo que começou a ser divulgado para conscientização do uso econômico, e sem racionamento. Além disso, a grama da cidade toda ficou amarela e as árvores começaram a perder suas folhas (parecia outono!). Coitadinhas, não iam aguentar nunca o clima do nordeste brasileiro! No entanto, logo voltou a chover e a situação se normalizou.


Já está preparado?💼 Então conheça de perto essa cidade e tudo o que ela tem pra oferecer. 

Quer conhecer algumas curiosidades da Alemanha também? Então veja as listas: I, II, III e IV.

Boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário