terça-feira, 9 de outubro de 2018

Self-guided Walking Tour em Amsterdam

Amsterdam é uma cidade razoavelmente grande, é a mais populosa dos Países Baixos (com mais de 820 mil habitantes) e tem muuuuuitas opções do que ver e fazer.  No entanto, às vezes é difícil separar a quantidade de dias necessários para conhecer a cidade como ela merece.

Na minha opinião, 4 dias são suficientes para ter uma visão bacana de Amsterdam. Claro que se você quiser ficar mais, terá coisas novas para aproveitar a cada dia!

Mas e se você só tiver UM dia? Acredite ou não, dá sim pra ver o melhor de Amsterdam, atravessando a cidade, em um dia só! Montei aqui um roteiro super completo com “a cara” da cidade, pegando um pouquinho de tudo. Com ele em mãos você pode fazer o seu self-guided walking tour pela cidade dos canais! (Você também pode fazê-lo de bike, mas lembre-se de sempre colocar o cadeado na sua quando estacionar.)

O tour completo tem 9,2 km, e foi pensado para um passeio de manhã e tarde, mas pode ser dividido em mais etapas ou em mais dias.


Parte I: VondelPark, Museumplein e Albert Cuyp Market – 3,3 km 



1. VondelPark: comece logo de manhã pelo Central Park de Amsterdam; ele é a alma da cidade, está sempre cheio de pedestres e bicicletas. Nele você encontra um jardim de rosas, um lago com fonte - que pode congelar, no inverno -, parquinho para crianças, anfiteatro e 4 lanchonetes para tomar um café e comer algo. No entanto, ele não é muito grande, tem 1,5 km de comprimento, então dá pra fazer um passeio completo e rápido.

2. Museumplein: em seguida, siga para a Praça dos Museus. Ali você vai encontrar os 3 principais museus de Amsterdam: Van Gogh (com obras do artista e inspirações), Stedelijk (com arte moderna) e o Rijksmuseum (museu nacional dos Países Baixos, dedicado à arte e história). Você pode escolher um, ou todos, mas não deixe de passar debaixo do Rijks – mesmo se não for visita-lo -, há uma passagem por ali onde sempre há uma banda tocando música clássica! Leia mais sobre os Museus de Amsterdam.

3. Albert Cuyp Market: a feira de rua Albert Cuyp fica no bairro De Pijp, que é praticamente a Vila Mariana de Amsterdam, cheio de barzinhos e restaurantes. Todos os dias, com exceção de Domingo, das 9h às 17h, há uma feira gigante nesta avenida. Ela é fechada para pedestres e você pode encontrar tudo o que imaginar por lá: tem comida, stroopwafel quentinho feito na hora, roupas, souvenirs, queijos, bolsas, flores e muito mais. Aproveite para fazer seu lanchinho da manhã por ali.

Siga na direção da Heineken Experience para a parte II


Parte II: Rock the city, Centro antigo, Dam Square – 2,5 km 


Minha sugestão aqui é comprar o combo Rock the City que inclui a visita à Heineken, passeio de barco pelos canais e entrada ao A´DAM Lookout – um dos pontos mais altos da cidade. O pacote sai mais barato do que se os passeios forem comprados separadamente, e passa por 3 grandes atrações da cidade. Ele está disponível para venda tanto pelo site da Heineken como do A´DAM.

1. Heineken Experience: saindo do mercado de rua Albert Cuyp, você encontra a Heineken Experience há 500m. Mesmo para quem não gosta de cerveja o passeio é bem bacana, pois é um museu super interativo que conta sobre a produção da cerveja e também a história da família Heineken, com direito a cinema 4D, cavalos de verdade, sua própria retirada de chop e degustação.

2. Passeio de barco pelos canais: continuando o combo Rock the City, a plataforma para pegar o barco está exatamente na frente da Heineken Experience. O tour dura cerca de 40 minutos e te leva para o outro lado da cidade, atravessando o maior canal, IJ. No passeio, um guia contará as principais curiosidades de Amsterdam (que você pode ler alguns spoilers aqui).

3. A´DAM Lookout: chegando no ADAM, o barco vai parar também exatamente na frente, basta subir os 100m (de elevador, claro) para ter acesso à vista de 360°. Para os mais corajosos, você pode também se pendurar no Swing, na bordinha do prédio, e balançar por alguns minutos pelo céu! Ali há ainda um restaurante e lanchonete, caso você queira almoçar ou fazer mais um lanchinho.

4. Centraal Station: como você está do outro lado do canal, será preciso pegar a balsa de volta, que é gratuita e fica praticamente na frente do ADAM, te levando de volta à Estação Central. Na saída da estação, procure por um piano - sempre há algum pianista não-reconhecido que se senta e dá um show à parte por ali.

5. OudKerk e  Red Light: saindo da Estação, siga pela avenida principal Damrak e vire em direção à Igreja Antiga (OudKerk); ela foi a primeira igreja de Amsterdam e é dos marcos da cidade. Ao seu redor está localizado o Distrito da Luz Vermelha, com várias vitrines e lojas do gênero. Se você também tem curiosidade sobre o local, vale levar em consideração que existe uma grande diferença entre a Luz Vermelha na parte da manhã e da noite – quando vira um formigueiro de gente.

6. Dam Square: a praça Dam fica um pouquinho mais para frente; ela é o centro não oficial da cidade, e é onde tudo acontece. Ali você vai encontrar 3 atrações: a Niuewkerk (a Igreja Nova, que na verdade é de 1409, e foi construída pois a Igreja Antiga já não comportava todo mundo), a Bijenkorf (loja de departamentos gigante com praça de alimentação no último andar) e o Palácio Real de Amsterdam, que fica aberto para visitas mas que ainda hoje é usado para eventos da realeza (afinal, o Reino dos Países Baixos é governado por um rei). 👑

Ainda na praça, aproveite para conhecer uma das incontáveis lojas de queijo e fazer uma pequena degustação – todas elas têm pedacinhos de produtos diferentes para você experimentar. A minha preferida é a Cheese & More Henri Willig, mas tem também a Old Amsterdam, Amsterdam Cheese Company e outras. Lembre-se que o Gouda é o orgulho do país, e tem sido produzido há mais de 8 séculos nos Países Baixos – tem até uma cidade com este nome!


Parte III: Jordaan , Anne Frank, Amsterdam Museum – 2,0 km


1. Jordaan: seguindo ao oeste do Palácio, você vai entrar no charmoso bairro Jordaan, um dos mais caros para se morar. Ele tem várias pequenas e enfeitadas ruas, cortadas por canais, além de galerias de arte, bares e outras lojinhas. Dê uma caminhada por ali até a casa da Anne Frank.

2. Anne Frank Huis: a casa e museu da Anne Frank é ponto de parada obrigatório em Amsterdam. Ali, na verdade, ficava o anexo secreto atrás do escritório do pai de Anne, onde a família se escondeu por mais de 2 anos! O prédio onde a família realmente morou fica do outro lado da cidade, no bairro Rivierenbuurt. Os ingressos são super disputados e vendidos unicamente online. Eles são disponibilizados em 2 partes: 80% com 2 meses de antecedência e 20% no dia. Compre o seu o quanto antes.

3. Westkerk: esta bela igreja fica na frente da casa da Anne Frank e foi construída em 1620 como uma igreja protestante – enquanto a OudKerk e Niuewkerk eram católicas. Foi a maior construção de Amsterdam, na época. Que tal dar uma paradinha para apreciar sua arquitetura e história? O pintor holandês Rembrandt foi enterrado lá.

4. The 9 streets: siga na direção sul até o pequeno complexo chamado 9 Ruas. Mire seu GPS na rua Wolvenstraat e, de lá, pelos próximos 3 quarteirões e canais você encontrará as outras ruas. Elas também pertencem ao bairro Jordaan e são famosas para compras alternativas, com lojas de arte, roupas, brechós, artigos de decoração, restaurantes e mais.

5. Amsterdam Museum: dali para o museu de Amsterdam é praticamente um pulo (300m). Este é um dos melhores locais para você entender a origem, construção e desenvolvimento da cidade e da população. Eu gosto bastante dele por ser informativo, rápido e interativo.

6. Begijnhof: atrás do Amsterdam Museum fica este pequeno jardim secreto. O Begijnhof é o pátio interno de algumas casinhas construídas por volta do século 14 para abrigar religiosas da igreja católica: as beguinas. Elas tinham funções parecidas com as das freiras, mas desfrutavam de mais liberdade. Quando o catolicismo foi proibido no século 16, ali foi o único local onde a fé continuou existindo, pois o espaço era residência das religiosas. Uma igreja escondida foi construída no pátio e ainda hoje é possível visitá-la.


Parte IV: Muntplein, Mercado das Flores, Leidsenplein – 1,4 km 



1. Muntplein: a última etapa do tour começa com uma parada na praça Muntplein. Nela fica a Munttorren (Torre das Moedas), onde foram forjadas as primeiras moedas da cidade. A torre fez parte de um dos 3 principiais portões medievais de Amsterdam – hoje, abriga um restaurante. Ela toca uma linda musiquinha de sinos a cada 15 minutos, preste atenção!

2. Bloemenmarkt: saindo da praça, do outro lado do canal fica o famoso Mercado das Flores. O mercado flutuante – isso mesmo, está localizado em cima de plataformas e barcaças, mas você nem percebe – começou há mais de 140 anos, quando barcos com plantas chegavam todos os dias na cidade. Ali você vai encontrar de tudo, sementes, bulbos, flores, muitas tulipas, material para plantar, e vários souvenirs, como ímãs, pratos de parede, enfeites, porcelanas e muito mais. É uma delícia de passeio e enche os olhos. (Fica aberto diariamente até às 17h30.)

3. Leidseplein: continue caminhando pela rua Leidestraat no “centrinho turístico” da cidade. Ela é cheia de lojinhas, mas atenção aos trams (bondes) que passam por ali – ao ouvir uma buzina, corra para a calçada. Nosso destino final é a praça Leidseplein, com incontáveis bares, restaurantes, fast foods, danceterias, além do casino Holland, teatros, Hard Rock Café e opções para todos os gostos e bolsos.

Descanse à beira do canal ou em um estabelecimento típico Dutch – comendo um bitterballen, talvez – sabendo que você conheceu o melhor de Amsterdam!

Leia mais sobre os passeios e atividades para fazer em Amsterdam aqui. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário