terça-feira, 23 de outubro de 2018

Haia – Países Baixos

Haia é a terceira cidade mais populosa dos Países Baixos (atrás de Amsterdam e Rotteradam) e não fica muito longe da capital, sendo uma ótima opção para um bate-e-volta!

É em Haia (Den Haag, no original; ou The Hague, em inglês) que fica o centro administrativo do país. A cidade está a cerca de 60 km de Amsterdam e pode ser facilmente acessada pelo transporte público. Ok, mas e o que fazer por lá?  Vale a pena visitar?

Bom, vamos começar pelo ponto alto: Haia fica no litoral, ou seja, tem praia! Além disso, é bastante famosa por seus museus, tem duas atrações de destaque para crianças (e adultos também) e, claro, opções de compras. Acho que acaba fazendo um apanhado de tudo, não? Seguindo um pouco na linha de Amsterdam, Haia tem cara de cidade grande e não tanto de província do interior. Mas claro que isso não deixa de lado o seu charme.

Vamos aos principais pontos para um roteiro de um dia:


- Scheveningen Strand 

Começando pela praia de Scheveningen (não se intimide pelo nome difícil rs), é uma das mais famosas do país. Tem um calçadão bem grande com barraquinhas, lojas e até um Casino. Ali também fica o Pier Skyview, com restaurantes, uma roda gigante e até uma torre para pular de bungee jump!

 


Quando o clima permite um pouco, é uma delícia passear pelo calçadão. No entanto, vá preparado para meses de muito vento. Quase independente da época do ano, a água é muuuuuito gelada. Mas, para quem não tem mais as praias brasileiras por perto, Scheveningen pode ser uma opção muito prática!

(Agora, se você estiver interessado no visual e paisagem, a sugestão é ir até Texel, a primeira ilha holandesa do norte).


- Madurodam

Este aqui é um parque de miniatura com os marcos arquitetônicos do país, na proporção de 1:25! Ou seja, dá pra ter uma super ideia de como é o reino dos Países Baixos. Mas, além disso, você pode apreciar todas as obras da arquitetura, com moinhos, canais, pontes e muito mais! O espaço foi construído em 1952 e ainda hoje é uma delícia passear por ali e descobrir mais sobre o local, seja adulto ou criança.



Além disso, o Madurodam vende tickets combinados para o aquário Sea Life, que fica na praia de Scheveningen.


- Mauritshuis

Para os interessados em museus, o Mauritshuis é uma galeria de arte que “é o lar dos melhores quadros holandeses da Era de Ouro”, e tem obras renomadas como Moça com o Brinco de Pérola de Vermeer, A Lição de Anatomia do Dr. Tulp de Rembrandt, O Pintassilgo de Fabritius e O Touro de Potter, em exposição permanente. Ele fica em um belíssimo prédio em frente a um lago - que congela no inverno, se você der sorte!



Em Haia também fica o Louwman Museum, com destaques para os amantes de carros e da história do automóvel.


- Rua Noordeinde 

Depois de fazer os passeios, que tal dar uma volta na rua de compras Noordeinde? Ela é uma gracinha e tem uma série de lojas dos dois lados.

Ok, o preço ali não é muito camarada, mas olhar não custa nada, não é? A rua começa no Palácio Real Noordeinde, que ainda hoje segue uma agenda de atividades e realização de eventos.

No entanto, se você quiser visitar um palácio em Haia, pode ir até o Palácio da Paz, que fica ali pertinho. Ele abriga o Tribunal Internacional da Justiça, e está aberto para visitas, inclusive com tours guiados.

Está esperando o que? Den Haag te espera!

Boa viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário