Giethoorn foi fundada em 1230, alguns dizem que por fugitivos da região do Mediterrâneo. O nome da cidade vem de goat horns; que quer dizer chifres de cabras e bodes. Isso porquê os primeiros habitantes do local encontraram uma enorme quantidade de chifres quando chegaram na região – resquícios de uma inundação no mar do sul.
O lugar manteve sua calmaria até 1959, quando ficou famoso após ser cenário do filme Fanfare, e não parou mais de atrair turistas!
Para chegar lá de transporte público, saindo de Amsterdam, você pode pegar um trem da estação central até Steenwijk e, de lá, um ônibus (chamado Giethoorn Express). Na dúvida, siga a movimentação de turistas, que é grande! Existem várias excursões também que te levam para lá, caso você não queira se preocupar com o caminho.
A melhor forma de conhecer a região é à pé! Caminhe por entre as pequenas ruas, observando os canais e, claro, as pontes que são uma gracinha! Por ali você vai encontrar alguns museus, restaurantes e lojinhas espalhadas.
Outra opção é alugar um barco: eles são pequenos, não muito caros e qualquer um pode dirigir
Preocupação ZERO da criança que está controlando o barco |
No nosso passeio, caminhamos até o lago Bovenwijde, que fica no meio do vilarejo. Ali há um restaurante que imita uma pequena ilha – Smit´s Paviljoen -, de onde é possível alugar caiaques e stand up paddles também.
Não deixe de passear ainda pela principal rua da cidade, Dominee Hylkemaweg, com o canal mais movimentado e onde ficam as empresas de aluguel de barcos, além de vários restaurantes e pequenos hotéis.
Congestionamento no canal principal na hora de devolver os barcos |
Separe um dia para conhecer e se encantar com os canais da pequena Giethoorn. Faça um passeio romântico, em família ou com amigos, e conheça o que o reino dos Países Baixos tem de melhor!
Bon reis!
Nenhum comentário:
Postar um comentário