terça-feira, 2 de outubro de 2018

Volendam e ilha de Marken – Países Baixos

Se você está em Amsterdam e tem um dia na agenda sobrando, visitar Volendam é a solução pra você! A pequena cidade é, na verdade, uma vila de pescadores que conservou bastante a história e o clima do lugar.

Ela fica a 30 km de Amsterdam e para chegar lá você pode alugar um carro ou pegar um ônibus na estação central (são cerca de 30 minutos e o ticket de ida e volta custa € 10,00.

Dando um pouquinho de contexto: já comentei aqui que o nome “Países Baixos” faz super sentido, já que 27% da sua área fica abaixo do nível do mar. Para conseguir manter a terra fora da água foi preciso muita engenharia. O nome “Amsterdam” é um exemplo, pois é a junção de “Amstel” (o principal rio que corta a cidade) e “Dam” (que significa barreira). Hoje, Amsterdam tem uma eclusa com barreira logo nos limites da cidade, chamada Oranjesluizen; uma segunda barragem bem maior, de 30 km, chamada de Markerwaarddijk, que forma uma espécie de golfo com o lago Markermeer dentro; e uma terceira barragem, Afsluitdijk, com 32 km, que separa o mar.

O “calçadão" de Volendam, com lojinhas e restaurantes
Volendam fica dentro da barragem de Markerwaarddijk e se engana quem pensa que por ser pequena ela é desconhecida. Não, na verdade Volendam é bastante turística, cheia de lojinhas de souvenirs e outras experiências. Chegando na charmosa vila, fomos dar uma caminhada na marina, cheeeeia de barcos, lanchas e veleiros (fizemos nossa visita em julho, no “auge” do verão holandês).

Barcos na marina
Justamente por ser uma vila de pescadores, o local é lotado de restaurantes de frutos do mar – mas tem opções para todos os gostos.  Passeando por lá, é possível ver as tradicionais casas de madeira do século 17, além de pontes estreitas e os pequenos canais que preservaram o ar de que a cidade parou no tempo.

A vista de Volendam de dentro da balsa para Marken
Entre outras coisas, você pode visitar ainda a Fábrica e Museu do Queijo – com demonstrações e uma pequena exposição sobre a produção de queijo -, o Museu de Volendam, além de tirar uma com roupa típica holandesa kkk (essa é para os mais empolgados).



Depois de conhecer o vilarejo, o ponto alto é pegar a balsa e ir para a ilha de Marken.


Marken

O passeio de barco (balsa) pra lá dura cerca de 30 minutos, e você pode apreciar a paisagem e todos os veleiros e lanchas passeando no lago ⛴. É possível, inclusive, levar a bicicleta na balsa. Outra opção é chegar de carro pelo outro lado da ilha, por uma ponte; são cerca de 20 km de Volendam.


Ela é bem pequena, mas é uma delícia passear pelas ruas e becos de Marken. Estando lá, visite também a Fábrica e Museu de Tamancos de Madeira, que até hoje são utilizados em áreas agrícolas por serem resistentes à água e protegerem os pés de animais e objetos pontudos – tem até uma versão de couro super estilosa rsrs.






Se ainda tiver pique, estique até a cidade de Edam, um pouco mais ao norte, famosa pelos seus queijos! 

Bom passeio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário