quinta-feira, 19 de abril de 2018

Curiosidades de Amsterdam II

Hoje tem mais uma lista com 10 curiosidades sobre Amsterdam. Para conseguir ser uma das cidades mais multiculturais do mundo ela tem vários padrões e regras normais, mas isso não exclui algumas peculiaridades e particularidades dela.

Se você ainda não viu a primeira lista de Amsterdam, pode acessá-la AQUI. E quiser ver as curiosidades de Frankfurt, na Alemanha, veja este link AQUI.


1. Banheiros
Se você é um cidadão do mundo, já deve ter visto por aí banheiros grandes, banheiros pequenos, banheiros compartilhados, banheiros sem ralo, banheiros com o interruptor de luz do lado de fora, e por aí vai. Mas, aqui foi o primeiro lugar que eu vi um “banheiro dividido”. Eu explico: em uma porta fica o vaso sanitário – estilo um lavabo – (o toilet), e em outra porta da casa fica o chuveiro (shower); na maioria das casas não existe um banheiro propriamente dito (bathroom). E tem mais... alguns lavabos não têm pia!! 😱

2. Scooter X Bike
Pasmem, mas scooters podem andar na ciclovia para bicicletas!  Bom, pra começar, elas são muito famosas nos Países Baixos: em 2017 eram 700.000 registradas no país e 40.000 só em Amsterdam. Até o momento, elas podem utilizar a ciclofaixa com um limite de 25 km/h mas, de acordo com uma pesquisa do Ministério de Infraestrutura, 80% das scooters não respeitam o limite. Por isso está rolando um processo para que elas sejam impedidas de andarem nas faixas. Vamos acompanhar o desenrolar, mas vira e mexe, quando estamos andando de bike, ouvimos uma buzinadinha motorizada no sentido de “tô passando, encosta aí”.

Ah, alguns mini-carros, de vez em quando, também andam nas ciclofaixas!! #FiqueEsperto

Fonte: Bas de Meijer


3. Freio no pedal
Aparentemente isso aqui é antigo, e existe até no Brasil (freio contra-pedal) mas só fui descobrir aqui. A maioria das bicicletas em Amsterdam é assim, sem freio na mão, com freio no pedal (que é acionado ao pedalar pra trás). Tem gente que diz que é questão de costume mas acho que os neerlandeses preferem mesmo para poderem ter as mãos livres – já que pedalam segurando compras, guarda-chuva, celular e mil e uma coisas...

4. Escadas compridas e degraus curtos
Ok, informação básica sobre uma casa nos Países Baixos: se não for no térreo, vai ter uma escada assustadora kkk. Elas são íngremes e com degraus curtos; não cabe um pé inteiro (e olha que eu calço 36). Isso vem de uma política de antigamente, em que os impostos eram cobrados pela largura da fachada, e não pela altura. Assim, as casas foram construídas fininhas e compridas para poupar dinheiro. É um exercício de sobrevivência diário! Sim, eu já cai nesta escada =(



5. Torta Holandesa 
Assim como o pão francês, a Torta Holandesa é brasileira! Kkk! E foi criada em... Campinas! Ela é razoavelmente recente, e foi inventada em 1991 pela proprietária de um Café. O nome “holandesa” foi em homenagem aos bons momentos que criadora teria vivido na Europa. E não adianta procurar a torta por aqui pois você não vai encontrá-la. #SalveCampinas

6. Bike boy
Outra coisa que não existe por aqui é motoboy – sim, existem motos e scooters (que inclusive estão na ciclofaixa), mas a entrega de deliveries e comidas é feita em bicicletas! Não é difícil ver alguém pedalando loucamente com uma caixa de entrega nas costas (seja Uber Eats, Foodora, Deliveroo e outros). E é bem fácil se inscrever para fazer entregas... Por que pagar uma aula de spinner se você pode ter o mesmo resultado, e ainda receber por isso, entregando comidas? Rs

Fonte: Daily Teleghaph

7. Imposto para carro 
O alto número de bicicletas por aqui não é à toa. Os Países Baixos tem uma campanha forte para a diminuição de veículos particulares – visando os transportes públicos e a promoção do meio-ambiente. Talvez por isso o imposto para motocicletas e veículos privados seja tão alto aqui.

O “BPM” (Belasting van personenauto’s en motorrijwielen) foi introduzido em 1993 e diz que:  se você comprar no país um carro, moto ou van de entrega, ou se quiser trazer de outro país pra cá, terá que pagar um imposto de 45% do valor do bem!

8. Sanduiche-iche-iche
Apesar de não serem muito famosas, Amsterdam tem sim algumas comidas típicas (o post vem em breve!). Mas, a comida que você vai ver aqui mais frequente é o sanduíche! O dia todo, todos os dias, seja café, almoço, janta, ou lanchinhos intermediários ao longo do dia. Pode ser pão com queijo, pão com patês (e os patês são ótimos), pão com embutido e até pão com croquete dentro kkk. A variação do recheio é grande, mas o pão é constante. Inclusive, muitos restaurantes têm um prato chamado “12 o´clock”, que são vários pequenos sanduíches com diferentes recheios... praticamente um prato com comidinhas de festa kkk.

E não esqueça do seu copo de leite ou café para acompanhar a refeição!



9. Cards only
Este aqui é pra quem leu as curiosidades da Alemanha – lá eles prezam demais pelas cédulas de dinheiro e têm uma rejeição muito grande com cartões (seja de débito ou crédito). Nos Países Baixos vimos o contrário: vários lugares que não aceitam dinheiro, apenas cartão! E alguns ainda só aceitam cartão de débito!! Acho que isso facilita um pouco para quem trabalha cobrando e entregando comida em balcões, pela questão da higiene, e também agiliza um pouco o processo por não ter que ficar contando troco ou moedinhas mas, assim como na Alemanha, é preciso andar preparado também!

10. Contêiner de lixo
Aqui a separação de lixo pela população não é tão grande como em outros lugares. (Pode ser que seja mais rígida após o lixo ser retirado pelos caminhões, mas isso eu não sei.) Então, jogamos quase tudo no mesmo latão (há exceção para vidro e papelão). Por fora ele é pequenininho e normalmente atende à toda população de uma rua, mas por dentro, enterrado no chão, ele é gigante! E, para fazer a retirada, de tempos em tempos um caminhão vem, ergue o latão pelo topo, e abre as comportas para levar o lixo embora. O que vemos só é a ponta do iceberg.



Por hoje só! Até semana que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário