*(Quem quiser tirar o atraso pode ler aqui as Curiosidades I, II, e III).
É curiosidade que não acaba mais, mas continuo me surpreendendo a cada dia kkk. Vamos às descobertas da vez:
1. Algodão que cai do céu
Aqui em Frankfurt (mas também outras cidades da Alemanha) tem um fenômeno estranho na primavera: uma espécie de algodão que cai do céu. Essa “neve” vem de uma árvore chamada Pappeln (ou Poplar) e é a semente dela que cai – não o pólen. Esse algodãozinho deixa a cidade toda branca, principalmente margens de rios e partes de floresta (parques e bosques), e inclusive voa nas pessoas! Para se proteger (olhos e boca), alguns ciclistas usam até máscaras kkk. Depois que a primavera passa, as sementes vão sumindo.
2. Tardes quentes
Bom, agora estamos no verão por aqui, e o sol brilha das 5h30 às 22h! Os dias são longos e quentes (já pegamos 35º por aqui, apesar de quase nenhum lugar ter ar condicionado!!!). Mas, o mais interessante é que a temperatura máxima do dia não acontece por volta do meia-dia, como estamos acostumados, mas atinge o ápice entre às 16h e 17h. Não é à toa que muita gente sai do trabalho e vai tomar sol na margem do rio.
3. Plantação de Colza
Quem passear pelas estradas da Alemanha na primavera vai ver extensas plantações que parecem um grande tapete amarelo. Essa florzinha é a Colza, que foi estudada pelos canadenses e acabou ficando conhecida como CANOLA no Brasil, ou "CANadian Oil Low Acid... HAHAHA muito boa essa! A partir dessa planta a Alemanha produz 44% do biodiesel de toda a União Europeia! Dá-lha plantações!
Vizinho aqui tem prós e contras... Apesar de (no meu caso) tem que dividir a máquina de lavar roupa, eles (ou, nós) funcionam também como carteiros rs. Como os prédios não têm porteiros, muitas vezes quando o destinatário não está em casa, o carteiro deixa a encomenda com o vizinho. Daí ele coloca um papelzinho na sua caixa de correio escrito “Encomenda entregue para Vizinho X”, e você bate na porta do distinto pra pegar suas coisas. Acaba sendo uma responsabilidade do vizinho receber por você, já que ele pode pegar alguma encomenda adulterada... mas é ótimo para quem fica muito tempo fora de casa poder contar com isso!
5. Tudo de vidro
Já comentei aqui sobre o sistema de reciclagem alemão, em especial, sobre os vidros. A reciclagem do material é super comum aqui e existem diversos pontos com contêiners para o depósito dos vidros. Não é à toa que praticamente tudo aqui vem em vidro: refrigerantes, cervejas, desodorantes… Em compensação, não se vê tanto alumínio como no Brasil. Veja só, em 2010, o índice de reciclagem de vidro na Alemanha foi de 87 % do total produzido, correspondendo a 2,6 milhões de toneladas!
6. Triciclo é para os fracos
Aqui as crianças, mesmo pequenininhas, não andam de triciclo, nem de bicicleta de rodinha, elas partem para uma mini-bike sem rodinhas e também sem pedais. Sim, parece meio estranho: elas sentam no banquinho mas vão andando com os pés. Achei o máximo porque a criança já vai desenvolvendo o equilíbrio e quando está um pouquinho maior já consegue andar sozinha numa bicicleta normal, mas confesso que é muuuito engraçado vê-los nas ruas.
*Foto: Google |
Mais uma de bicicleta: se alguém for pego andando de bicicleta bêbado será multado e ainda receberá pontos na carteira de motorista (Flensburg register). Aqui andar de bicicleta é levado bastante à sério - e olha que nem se compara com Amsterdam. A multa pode variar de € 60 a € 1.000!
8. Hitzefrei – Como curtir o calor
Bom, este tópico aqui está mais pra mito do que pra verdade mas, em algumas regiões, existe algo chamado Hitzefrei, que faz parte de um "plano de aquecimento". Significa que em eventuais situações quando faz muito calor, os horários de aula podem ser diminuídos, assim como as horas de trabalho. Em teoria, a temperatura dentro dos ambientes fechados não pode passar de 26 graus. Aqui em Frankfurt não vimos isso acontecer ainda - e já pegamos bastante calor -, mas talvez seja para regiões onde há poucos períodos de sol ou onde não há nenhuma estrutura para aguentar o calor. Estou esperando pra ver!
9. Milímetros cravados
Já sabemos que alemães são bem exatos com horário, mas descobri que são com a quantidade de bebidas também. Nos restaurantes existem opções de bebidas com tamanhos variados (ex: 0,2 L para vinhos; 0,3 L para refrigerantes ou sucos; 0,5 L para cervejas...). Bom, como uma medida à favor dos direitos do consumidos, aqui na Alemanha foi estabelecida uma lei para indicar nos copos de bebida a linha exata dos volumes, além da indicação do fabricante! Coincidentemente acaba sendo uma proteção também para os estabelecimentos. Um brinde à isso!
10. Sem uniforme escolar
Vira e mexe vejo uma leva de crianças na rua saindo das escolas, mas praticamente nenhuma delas usa uniforme. Pois é, aparentemente desde o fim da II Guerra, onde crianças e jovens participavam – devidamente uniformizados – da juventude hitleriana, o país passou a prezar mais pela individualidade de cada um. Sendo assim, nada de uniformes. A discussão atinge também a questão religiosa, uma vez que alunas que usam burca também não usariam uniforme. Até o momento, não há previsão para mudar a roupa das crianças.
Por hoje é só! Bom final de semana e boa viagem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário