quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Utrecht – Países Baixos

Utrecht é mais uma das encantadoras cidades dos Países Baixos. Ela é a quarta mais populosa do país, ficando atrás de Amsterdam, Rotterdam e Haia (nosso próximo destino). Ela está a apenas 45 km de Amsterdam e tem fácil acesso por transporte público; na verdade, a opção mais rápida para se chegar até ela é de trem, apenas 25 minutos saindo da Estação Central.

Diferente de Giethoorn ou Volendam, que são pequenininhas, Utrech (se pronuncia algo como ÚtreRRRt) já é mais movimentada e atrai todo tipo de turista. Mas ela é tão encantadora quanto!! (Eu ainda não consegui decidir qual é a mais linda.) Quer ver só?


- Kasteel de Haar
Ponto de parada obrigatório é o castelo da cidade, que não fica exatamente no centro de Utrecht, mas a 15 km dali. Sua construção inicial é do século 13, pertencente à família De Haar. No entanto, ele sofreu muitos ataques e foi só em 1890 que foi reformado pelo Barão de Etienne, após seu casamento com a riquíssima herdeira Helene de Rothschild.

Durante os seus anos dourados recebeu incontáveis estrelas de cinema e personalidades famosas como Sophia Loren, Coco Chanel e Yves Saint Laurent. Ainda hoje é possível visitar o interior do castelo, mas parte do seu charme está no lado de fora, nos jardins que o cercam - dá pra fazer piquenique por ali, hein.




- Catedral de Saint Martin
Também conhecida com DomKerk, ela tem abrigado a Igreja Protestante desde 1580. No entanto, a primeira notícia que se tem dela é que foi fundada como uma capela por volta do ano de 630!

Muitas águas rolaram durante os anos, mas uma das curiosidades mais interessantes aconteceu em 1674, quando parte da igreja caiu por causa de uma grande tempestade. A nave da igreja foi destruída deixou isolada a torre do resto da igreja; e nunca foi reconstruída! Ou seja, hoje você tem a igreja de um lado e, separada, fica a grande DomToren do outro lado - é possível subir e ver a cidade de cima, mas vá preparado para enfrentar a escada até o topo.

 


Além disso, atrás da igreja, em uma entrada separada, fica um lindo jardim chamado de Pandhof van de Dom. O espaço foi, aos poucos, se tornando lugar de descanso e reflexão, tanto para os religiosos como para os estudantes da Academia.



- Oudegracht
Outra coisa que não pode falar é um passeio pelo principal canal da cidade. Utrecht não tem tantos canais como Amsterdam e o Oudegracht é o mais famoso (gracht = canal!). Ele fica bem no centro e, nos seus dois lados estão uma série de restaurantes e lojinhas. É uma delícia passear por ali.

Agora, o que chama a atenção mesmo são as margens rebaixadas do canal, que também têm restaurantes e lojas! Acho que isso o que mais destaca a cidade das outras. Você pode aproveitar também e fazer um passeio de barco por ele, ou então, para ficar um pouco diferente das outras cidades, fazer o percurso com um caiaque!




- Spoorwegmuseum
Mas se você quer um pouco mais de cultura, vale super a pena conhecer o Museu de Ferrovias de Utrecht. Ele foca mais em trens, mas tem um pouco de tudo com trilhos. É um ótimo passeio para crianças, mas as crianças grandes – nós – também se divertem. Além de contar a história e passar informações específicas sobre o tema, ele tem vários brinquedos (estilo parque de diversão) interativos.



Ah, saindo do museu, aproveite para dar uma voltinha no parque/praça que fica logo em frente, o Lepelenbrug. Ele tem algumas espreguiçadeiras (aquela cadeira de deitar) espalhadas e até algumas churrasqueiras e, no verão, fica lotado de gente tomando sol! Coisas de holandeses kkk.

Aproveite sua visita à Utrecht e não deixe de conhecer outros destinos incríveis da Holanda!
Boa viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário