quinta-feira, 26 de abril de 2018

Curiosidades de Amsterdam III

Dando continuidade ao tema da semana passada, chegamos à 3ª lista de curiosidades e peculiaridades de Amsterdam!

(Veja as duas primeiras aqui: lista 1  e lista 2).

Já falamos sobre o nome do país, transporte, escadas e janelas e hoje tem mais 10 tópicos informativos que você só vai encontrar por aqui!

Você também pode conhecer as curiosidades da Alemanha, 1, 2, 3 e 4.

E vamos a eles:


1. Cargo Bikes
Nós já sabemos que holandês (ou melhor, neerlandes) adora andar de bicicleta, e se tiver filhos pequenos não tem problema. O amor pelas bikes é tanto que eles inventaram um caixote acoplado na bicicleta chamado “cargo bike”, para poder transportar as crianças. Alguns são bem caixotes mesmo, outros têm até um mini cinto de segurança embutido. Mas e se chover? De novo, isso não é motivo de preocupação por aqui, é só colocar uma capinha por cima que você consegue levar até 4 crianças de uma única vez! (Também serve para levar compras e cachorros, mas esse não é o objetivo principal.)

Fonte: Google


2. Povo alto 
Outra curiosidade é que os neerlandeses são um povo muito alto, na verdade, o mais alto do mundo! Pois é! A média da altura masculina é de 1,82 m, enquanto a média feminina é de 1,70 m. Muitos estudos já tentaram explicam de onde vêm todos esses centímetros, mas a resposta ainda é um mistério. Enquanto isso, eu me camuflo entre os turistas, com alturas normais kkk.

3. Seguro contra terceiros
Um dos seguros mais famosos nos Países Baixos é o “liability insurance”. Ele é um seguro contra terceiros e que pode ser usado para coisas maiores, como acidentes de bicicletas, ou para coisas mais básicas, como por exemplo se você derramar vinho no tapete do vizinho, ou se seu filho quebrar a porcelana da tia... Cerca de 95% dos neerlandeses têm o liability insurance. Apesar de ser baratinho (aproximadamente € 42,00 ao ano), a população realmente faz uso dele. Só não vale para acidentes entre veículos motorizados – neste caso é bom ter o seu tradicional seguro de carros!

4. Xixi
Este tópico aqui ainda é muito avançado para a minha questão de privacidade brasileira. Eu explico: passeando por parque ou até mesmo nas praças do centro da cidade, não é difícil ver um urinol (masculino). Não chega a ser uma casinha, mas é uma proteção de metal que cobre a parte do meio, deixando a cabeça e os pés de fora. A vontade de fazer xixi apertou? É só chegar em um desses e se aliviar. Os homens comemoram e usam na maior tranquilidade, independente de quem estiver ao redor. Depois é só sair andando – nem pergunte sobre lavar as mãos, ok?

Fonte: Google


5. Trânsito 
Desmistificando o que muita gente pensa das cidades europeias, aqui também tem trânsito! E muito, principalmente de sexta-feira... Alguém vê alguma semelhança? Existe um certo trânsito dentro da cidade, apesar da grande oferta de transporte público e das bicicletas, que acontece por volta das 16h ou 17h, mas conseguimos ver um congestionamento frequente ao deixar a cidade – em parte porque muita gente mora em cidades vizinhas e vem trabalhar em Amsterdam.

6. Tijolinhos
É interessante vermos aqui as construções; uma grande parte é feita de tijolinhos. Pesquisando isso, descobri dois possíveis motivos: um deles é que as casas eram feitas de madeira e depois foram substituídas por tijolos (material de construção obrigatório) para evitar o risco de incêndio. Outro motivo é que, por causa do frio nos Países Baixos, era preciso utilizar todos os recursos disponíveis para manter as casas aquecidas, inclusive a construção com tijolos, que eram feitos com um barro especial para reter o calor.

7. Jeitinho brasileiro em Amsterdam
E não é só brasileiro que tem o costume de dar um jeitinho nas coisas. Descobrimos aqui uma gambiarra super comum dentro das casas. Uma vez que elas têm muitas escadas (e íngremes), foi construída um geringonça para abrir a porta lá de cima. É uma alavanca que está vinculada ao fecho da porta e, ao ser acionada, a abre. A que nós temos dentro de casa ainda é manual, mas parece que já está obsoleta. A do nosso vizinho, por exemplo, é elétrica (e bem mais elegante). Basta aperta o botãozinho lá de cima que a porta se abre. #Magica

Do topo da escada até a porta, essa alavanca de metal abre a tranca de casa


8. House Boat
Tudo começou com uma crise de moradia em Amsterdam, onde muitas pessoas acabaram encontrando nos barcos uma solução para se ter um teto. Hoje, eles passam uma ideia mais romântica e se tornaram um marco da cidade. Existem dois tipos de House Boats: os que são barcos mesmo e os construídos dentro dos canais sobre uma plataforma de concreto. As casas barcos precisam ser retiradas da água a cada 7 anos (em média) para uma revisão no casco e manutenção. Também é preciso pagar um valor pelo local onde ficará a casa, que pode variar bastante dependendo da popularidade e acessibilidade. Como o ponto é fixo, é possível ter acesso a água e eletricidade, se tornando uma casa normal. Inclusive, se você se interessar, por alugar um House Boat no Booking ou AirBnB!

9. Red Light District
Assim como a maconha, o distrito da luz vermelha, ou Red Light District, faz a fama de Amsterdam de longe. Ele fica localizado bem no centro da cidade e as mulheres ficam nas janelas (quase como vitrines), de lingerie, com uma luz vermelha em volta, convidando interessados a entrar (detalhe, há algumas janelas com luz azul = homens dentro). Além das vitrines, o bairro tem também muitos sex shops, um cinema erótico e até um museu do sexo.

Para quem não sabe, a prostituição é considerada uma profissão e legalizada em todo o país. De acordo com o governo, Amsterdam traz um histórico de tolerância da prostituição e, para eles, a chave é a segurança. Então, para prevenir a prostituição forçada, a estratégia/saída foi dar abertura. (Leia o posicionamento completo AQUI.) Dessa forma, as moças têm garantido assistência médica, direitos trabalhistas e fiscalização das condições de trabalho.

O bairro em si não é perigoso, tem policiamento e vigilância, mas é um pouco estranho e constrangedor andar por lá. À noite, ele vira um formigueiro de turistas - nem tanto interessados em sexo, mas mais curiosos com a situação toda do local, na minha opinião. Ah, e nem pense em tirar foto, é estritamente proibido.

10. Adesivo na caixa de correio
Aqui, as portas das casas normalmente tem uma aberturazinha por onde o carteiro coloca as correspondências. Mas o esquema é mais avançado; em cima dessa mailbox você pode colar 3 tipos de adesivos - cada um deles tem um significado sobre o que você quer receber. O Sim-Sim é para propaganda não nominal e informativos entregues de porta-em-porta pela prefeitura. Já o Não-Sim diz que você não quer receber propagandas, mas continuará recebendo os informativos. E o Não-Não é auto-explicativo.

Até o começo do ano quem não tivesse nenhum adesivo receberia tudo, mas a partir de 1º de janeiro, estas casas contam como Não-Sim (sem propagandas). Isso deverá poupar 1,8 milhões de quilos de papel na cidade, por ano! Os adesivos podem ser retirados nas subprefeituras, de graça. =)


Até semana que vem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário