terça-feira, 30 de outubro de 2018

15 Dicas para viajar de carro

Para a nossa realidade de brasileiros, viajar de carro já faz parte do cotidiano. Às vezes a gente dá uma esticada até o litoral, ou então sobe para as montanhas de carro durante o inverno, ou mesmo aproveita o final de semana para passear no interior. Faz bem, de vez em quando, sair da rotina corrida e viajar para um ambiente diferente. onde você pode relaxar e conhecer coisas novas.

Mas e quando a viagem é mais longa, ou então, quando a viagem é em outro país? Bom, tirando algumas pequenas diferenças, não muda muito. No entanto, vale à pena prestar atenção em alguns detalhes e caprichar na programação.

Listei aqui algumas dicas para como fazer uma viagem tranquila e prazerosa, afinal, você vai encontrar paisagens incríveis espalhadas por aí, e o percurso também faz parte da viagem! Além do Brasil, já dirigimos pela Argentina, Estados Unidos, Nova Zelândia, França, Reino Unido, Alemanha, Luxemburgo, Portugal, Países Baixos, Bélgica, Suíça, Itália e Dinamarca, e não me lembro de ter nenhum grande problema (claro que de vez em quando aparece uma multa ou outra, mas faz parte da experiência rs).


1. Documentação: antes de tudo verifique a documentação necessária para dirigir no país que você vai visitar. A carteira de motorista brasileira é suficiente? Preciso tirar uma habilitação internacional (pode ser emitida pelo Detran)? Ou uma tradução juramentada da CNH na língua do país já é suficiente? Além disso, às vezes simplesmente não é permitido ao viajante dirigir em tal país, como é o caso do Japão, que exige moradia por pelo menos1 ano. Junto à essa documentação, tenha sempre com você seu RG e/ou passaporte, caso você pretenda cruzar alguma fronteira.
#DICA: Os países que fazem parte do tratado de Shengen não exigem a carteira internacional de motorista.

2. Idade: confira a idade permitida para dirigir no seu roteiro. Alguns lugares exigem que os motoristas tenham acima de 21 anos, e várias locadoras cobram mais caro se o motorista tiver menos de 23 ou 25 anos – varia de cada locadora, vale a pena pesquiSar.

Mão inglesa
3. Qual é a mão: alguns países (como Nova Zelândia e Reino Unido) adotam o regime de mão inglesa – quando os veículos avançam pela pista da esquerda. Consequentemente, os carros também têm o volante no lado invertido, ou seja, na direita. Isso pode ser um estresse à mais para alguns, então considere este ponto antes de sair por aí alugando carro.

4. Contrato: confira todas as informações do contrato do carro antes de assinar (a maioria está disponível online nos sites de locação). Veja se há limite de quilometragem por dia/aluguel; o que está incluso ou não; onde será feita a devolução; se a devolução será feita com tanque cheio ou vazio... Tudo isso é importante antes de fechar o negócio.

5. Seguro do carro: confira o contrato da locadora e o preço para ter o seguro do automóvel. Muita gente já tem seguro embutido no cartão de crédito, desde que pague o aluguel da locadora com ele. No entanto, se algo acontecer, você terá que acionar o seguro do seu cartão. Vale conferir os valores e a facilidade de acesso de cada opção, assim você poderá viajar tranquilo, sabendo que está coberto em caso de imprevistos.

6. Gastos: calcule todos os gastos que você irá ter com a locomoção: aluguel do carro, combustível, pedágios, estacionamentos e afins. Lembre sempre de andar com um dinheiro em espécie, em caso de imprevistos.

7. Percurso: estude o percurso antes, verifique a situação das estradas, a questão da segurança, leia sobre as regras de cada país – alguns países, como Suíça e Eslovênia, exigem que você circule com um adesivo no vidro ao invés de pagar pedágios -, velocidade máxima (ou se não tem limite de velocidade, como as Autobans na Alemanha), qual o melhor caminho (maior mas com paisagem mais bonita ou o mais curto). Quanto mais informação você tiver, mais seguro estará para dirigir em outro lugar.

8. Estação do ano: outra coisa que vale considerar antes de pegar o carro é a estação do ano no país que você pretende dirigir. Muitos têm neve durante o inverno, outros têm enchente, furacão... Analise se você está preparado para enfrentar essas possibilidades ou se prefere pegar um outro tipo de transporte.

9. Pit Stop: finalmente, quando estiver na estrada, faça paradas estratégicas de tantos em tantos quilômetros (se possível, programe as paradas antes). Dessa forma o motorista pode descansar e se alongar, além de ser possível se alimentar para recarregar as energias, usar o banheiro (e desta forma previnir paradas desnecessárias depois), é bom para abastecer – ou carregar – o carro, entre outros... Mas atenção, lembre-se que nem todos os lugares funcionam durante finais de semana! Nós já rodamos mais de 2h nas montanhas da França, em um domingo de manhã, até achar um banheiro!!!

10. Leve comidas e bebidas: autoexplicativo rs. É sempre bom ter coisas fáceis de comer, como barrinhas, frutas ou salgadinho no carro só para matar aquela fome do momento ou mesmo para dar um acordada com açúcar no sangue. E água né, indispensável.

11. GPS: você pode optar por levar o seu, ou alugar junto com o carro (tem taxa extra). Alguns veículos já vêm com a opção embutida no painel. Se você tiver um chip de celular que funcione no país, pode usar o GPS do celular, mas esteja ciente de que você pode perder o sinal ou acabar com os dados.
#DICA: leve um carregador de celular de carro ou mesmo um cabo USB para carregá-lo.

12. Não se apresse: deixe uma margem de tempo antes da próxima atividade. Imprevistos acontecem, estradas fecham e você pode encontrar um belo trânsito pelo caminho. Então, não marque nada com um espaço de tempo muito apertado para não sobrecarregar o motorista.

13. Apps: aproveite os aplicativos de viagem para facilitar seu percurso. Entre eles você encontra aplicativos de rotas, trânsito, estacionamentos, paradas na estrada, postos de combustível e muito mais. Muitas cidades têm aplicativos oficiais de turismo que também te ajudam nessa.

14. Crianças: se você estiver com crianças, mantenha-as ocupadas! Separe jogos e planeje brincadeiras, reconsidere o item 9 com mais paradas, tenha um travesseiro à mão, um pouco mais de paciência rs e remédios preventivos (como de enjôo). Existem até algumas dicas de luminosidade interna e temperatura para melhorar o astral da turma.

15. Por fim, o mais importante, SEJA FLEXÍVEL. Mesmo que você super se planeje, as coisas podem mudar rapidamente, seja a previsão do tempo, um problema no carro, um passeio que não deu certo... Esteja disposto a repensar o dia e a viagem, e a fazer mudanças. Aprovete a viagem da melhor forma possível, adaptando ao seu perfil de viajante.


Pé na estrada e boa viagem!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário