quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Stonehenge e Castelo de Windsor – Inglaterra

Dando continuidade à nossa viagem da semana passada pelas terras inglesas (veja o post de Londres aqui), separamos um dia para dar uma esticadinha além dos limites da Greater London, e foi uma das melhores coisas que fizemor por lá!!

Alugando carro

Teoricamente, para alugar um carro em uma locadora você precisa apenas do passaporte e da carteira de motorista (CNH). No entanto, a empresa em que fomos solicitou a Carteira Internacional. Explicamos que a CNH é válida, mas a moça custou um pouco para liberar o carro - uma vez que ela queria algum documento em inglês.

Na dúvida, se você não quiser fazer a Carteira Internacional, pode ser interessante solicitar uma Permissão para Dirigir (PID). É a tradução da CNH em outras línguas, com validação para mais de 100 países signatários da Convenção de Viena. Ela não é barata, custa R$ 259,00, mas pode ser solicitada no Dentran (online, inclusive) e entregue em casa. Veja mais informações no site SP.Gov .

Importante, lembre-se que em alguns lugares, como no Reino Unido, a mão é contrária. Ou seja, o carro vai ficar na pista do lado esquerdo. A mesma coisa acontece com o assento do carro - o motorista senta ao contrário; no lado direito. A “tensão maior” é dentro da cidade, por conta do fluxo de carros, já na estrada é mais tranquilo dirigir. Se você tiver algum receio, alugue um carro automático para não precisar trocar o câmbio com a mão esquerda. No total, entre sair de Londres, passar por Windsor, Stonehenge e depois voltar, andamos cerca de 300 km em um dia – super factível!


Castelo de Windsor

A ordem das atrações é indiferente, mas começamos pelo Castelo. Ele fica na pequena cidade de Windsor, no condado de Berkshire, a 40 km de Londres. O Castelo de Windsor é o maior e mais antigo castelo ocupado. Ele foi fundado no século 11 por William, o Conquistador, e já foi casa de 39 monarcas. E, para a nossa sorte, fica aberto para visitação o ano todo.

Para quem acompanha a vida da família real, é ali que o príncipe Harry e sua noiva Meghan Markle vão se casar, em maio deste ano - é, acho que dessa vez o castelo não vai ficar aberto ao público todo o ano rs...

Chegando lá é só colocar seu áudio-guide e ir desbravando as partes do castelo, desde sua entrada, a capela, os quartos, a torre e até o fosso. Reserve cerca de duas horas para ver tudo pois o Castelo é encantador. Apesar de também ter bastante ouro, ele é diferente dos outros, mais rústico e até lembra um pouco uma casa na montanha... É definitivamente meu castelo preferido na Europa (seguido pelo maravilhoso Neuschwanstein Castle, o castelo da Bela Adormecida, na Alemanha).

Para comprar seu ticket e reservar sua entrada basta acessar o site do Windsor Castle. O ingresso para adultos entre 18 e 60 anos é de £ 21,20. Infelizmente ne permitido tirar fotos do interior, mas ficam aqui as imagens do lado de fora:






Stonehenge

Saindo de Windor, dirigimos mais 110 km até ver o “emblemático círculo de pedras pré-histórico”, como o Google o chama rsrs. Ele fica na cidade de Amesbury, condado de Wiltshire, a 2 horas de Londres, mais ou menos.

Para alguns pode se tratar apenas algumas pedras, mas para a maioria, com certeza, é algo incrível! Quando você começa a pesquisar e ler sobre ele então, o tema se torna infinito!... Mas vou me conter por aqui rs.

Pra começar, a construção durou mais de mil anos para ter a forma de hoje e foi iniciada, aproximadamente, em 3100 A.C., passando por 3 fases. Ela é representada por um círculo exterior com pedras-azuis (pedras menores, de 2 a 5 toneladas) com um segundo círculo interno de pedras sarsens (grandes, com até 30 toneladas e 5 metros de altura). A principal hipótese é de que as pedras tenham vindo de longe, Gales talvez, mas como foram transportadas ainda é um mistério.

Provavelmente seu propósito inicial era de utilização para cerimônias de cremação e também cemitério, no entanto, a construção apresenta muuuuuuuitos conceitos matemáticos e astronômicos que só foram descobertos vários anos depois, antes mesmo das culturas egípcia e mesopotâmica!

Essas características apontam para a importância da observação do céu e fenômenos naturais para a agricultura da época, mas também a arqueoastronomia em si. Um exemplo da teoria aplicada na construção é de que, ainda hoje podemos ver, durante o Solstício de Verão (21 de junho), o sol se pôr com exatidão sob a pedra principal.

Se é místico, astronômico, matemático ou agrônomo eu não sei, só sei que é um MUST-SEE para a vida e que você não pode perder! Como é uma atração super concorrida, reserve com antecedência, pelo site oficial English Heritage, à £ 16,50.






Se você não quer fazer o passeio de carro, uma opção é pesquisar agências turísticas e ônibus. Apesar de ser mais caro, você não precisará se preocupar com a estrada ou direção.

Aproveite Londres, Inglaterra, Reino Unido e tudo o que tiver direito!

Boa viagem e até semana que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário