Bitterballen com mostarda e mini picles |
Bom, essa também era a minha dúvida quando cheguei mas, hoje, depois de desbravar um pouco da culinária local, já consegui fazer uma listinha com as principais!!
Ela não é tão longa quanto a lista de comidas alemãs, que são mais famosas – veja o post AQUI -, mas também dá o que falar.
Alguns dizem que os holandeses comem “lanchinhos” o tempo todo, não importa qual seja a refeição, e isso tem se mostrado um pouco verdadeiro rs... Vamos lá:
Salgados:
Sanduíches com patês |
Queijos: falando em queijos, eles também são bem famosos por aqui. São vários, mas o destaque é o Gouda. Tem até uma cidade nos Países Baixos com este nome! Na verdade o nome do queijo veio da cidade (que veio da família Van der Goude)... E não para por aí, tem o Gouda envelhecido (chamado de Old Amsterdam), Gouda com pesto, Gouda trufado, o céu é o limite!
Kroket |
Bitterballen: este aqui é o croquete na versão redonda hahaha. Os recheios são parecidos, mas a forma é diferente, não vá confundir hein! Também frito, ele é um ótimo petisco, principalmente acompanhado de mostarda. Alguém falou Happy Hour??
Amassador de legumes |
Haring: este é um prato mais famoso no verão, e se trata de um peixinho semi-cru (defumado talvez): o arenque. Não provei ainda, mas ele é curtido na salmoura e tem uma sabor bem específico. Como ele é pequeno, come-se que nem sardinha: segura pela cauda e come o resto kkk. Vamos ver se quando o verão chegar eu me aventuro.
Sopa de ervilhas |
Doces:
Stroopwafel: esse é famoso e talvez seja a comida típica mais conhecida. É um biscoito recheado (normalmente com caramelo, mas existem versões com chocolate e até com mel) e que é colocado em cima da xícara de café ou de chá para ficar quentinho e derreter o recheio por dentro! Alguns lugares (como feiras de rua) fazem ele na hora, bem quentinho, daí não precisa colocar em cima de nenhuma xícara com vapor kkk. É uma ótima opção para o chá da tarde!
Oliebollen: este aqui é estilo um bolinho de chuva gigante, do tamanho de uma maçã, mas sem recheio. É bem famoso no final de ano, especialmente para Natal e Ano Novo. Nesta época, vários carrinhos de food truck invadem a cidade com os bolinhos sazonais, enrolados no açúcar. Eu adoraria passar uma geléia no meio para não ficar seco, mas já estou fugindo da tradição holandesa kkk.
Poffertjes: são mini panquequinhas (com a mesma massa, mas como tamanho um pouco maior do que uma moeda), polvilhadas com açúcar e com coberturas extras. Minhas preferidas! As panquecas salgadas também são famosas por aqui, são bem fininhas, parecendo um crepe, mas a versão doce é sensacional. Elas são tão bonitinhas que não dá vontade de parar de comer nunca!!
Hagelslag: isso aqui nada mais é do que: pão com manteiga e granulado. What? Pois é!! Um pão de forma coberto com granulado kkkk, que é super famoso no café da manhã dos holandeses – e parece que não atrai só crianças não. Há uma grande variedade de cores e sabores de granulado no mercado e, em 2017, foram consumidos 14 milhões de quilos de granulado nos Países Baixos (!!!), e 750 mil fatias de pão com a tal cobertura foram comidos!!! #Choquei
Depois de tantas gordices, tá explicado porque todo mundo só anda de bicicleta! 🚴
Um obrigada especial aos meus companheiros de garfo.
Boa refeição e boa viagem! ✈
Nenhum comentário:
Postar um comentário