quinta-feira, 15 de novembro de 2018

10 Igrejas Incríveis na Europa

Quem já visitou a Europa sabe que encontramos coisas incríveis pelo continente! Já falamos sobre os belíssimos castelos europeus, com destaque para os 7 Castelos que você precisa conhecer, e agora vamos ver as Igrejas imperdíveis deste lugar.

Sim, existem incontáveis igrejas espalhadas – quase uma em cada vilarejo – e todas merecem nossa atenção e respeito... No entanto, separei algumas que entraram para a minha lista de MUST SEE!


10. Mosteiro dos Jerónimos
Lisboa, Portugal

A menos de 10 km do centro de Lisboa, nas margens do rio Tejo, fica o Mosteiro dos Jerónimos, da Ordem de São Jerónimo. Sua construção foi iniciada no século 16 por ordem do rei Dom Manuel I e durou mais de 100 anos! Ele é parte do Patrimônio Mundial da Unesco e símbolo da nação. Sua arquitetura teve colaboração de grandes arquitetos e foi feita com pedras de calcário no período de destaque da arquitetura manuelina (ou gótico português). Repare na riqueza e grandiosidade do Mosteiro quando passar por lá! Ah, e ali ao lado fica a primeira confeitaria de Pasteis de Belém, iniciada por “alguém” do Mosteiro, em 1837. São deliciosos!





9. Szent István Bazilika
Budapeste, Hungria

A Basílica de Santo Estêvão, localizada em Budapeste, é a maior igreja da Hungria, com capacidade para 8.500 pessoas! Sua construção foi iniciada em 1851 e só foi finalizada em 1905, em homenagem ao primeiro rei da Hungria, Estevão 1 (975 - 1038). Dentro da igreja está uma das relíquias mais importantes, a mão direito da rei, retrato da sua incorruptibilidade. Da cúpula, é possível ver toda a cidade e o lindo rio Danúbio, que fica bem próximo à igreja. Apesar de ser muito bonita por fora, o que mais chamou a minha atenção foi seu interior, com mármore vermelho e muito ouro. Realmente, um dos interiores de igreja mais bonito que eu já vi!







8. Glasgow Cathedral
Glasgow, Escócia - Reino Unido

É a Catedral mais antiga da Escócia e a primeira edificação da cidade de Glasgow, marcando sua origem, no século 12. Ela é o orgulho da cidade e, originalmente católica, é a única catedral medieval no país que sobreviveu à Reforma Protestante, em 1560. Hoje ela é uma igreja presbiteriana mas durante a reforma chegou a abrigar 3 congregações diferentes ao mesmo tempo! Preste atenção aos detalhes dos seus vitrais e do altar principal! Depois, você pode passear também pelo Glasgow Necropolis, um belíssimo cemitério que fica atrás da igreja com várias esculturas e personalidades enterradas ali. Tem uma vista fantástica da cidade também.


 



7. Kölner Dom
Colônia, Alemanha

A Catedral de Colônia é a quarta igreja mais alta do mundo e a terceira mais alta da Europa, com 157,4 m de altura. Mas ela já foi o prédio mais alto do mundo! Sua construção começou em 1248 e demorou 600 anos para ser concluída e, hoje, também é Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Durante a Segunda Guerra, ela passou por 14 ataques de explosivos e mais de 70 bombas e não caiu! No entanto, foi danificada e precisou de reforços. De acordo com a sua história, a igreja abriga os restos mortais dos 3 Reis Magos que visitaram Jesus. Ela é cheia de detalhes e vitrais coloridos e você também pode subir na torre para apreciar a vista da cidade toda.


 



6. Westminster Abbey
Londres, Inglaterra- Reino Unido

Localizada no centro de Londres, ao lado do rio Tâmisa , a Abadia de Westminster é considerada a igreja mais importante da cidade – e, por vezes, do país. Ela é destaque por ser o tradicional local de coroação dos reis, e também por ter sido recentemente o local de casamento do príncipe Willian com Kate. A Abadia foi iniciada em 960 e concluída em 1090, começou como uma igreja católica mas se tornou posteriormente o maior templo do Anglicanismo na Europa. Por dentro, ela é incrível, toda decorada e cheia de subdivisórias como a Lady Chapel (capela), o Poet´s Corner (com mausoléus e túmulos de poetas famosos), Trono de Santo Eduardo e muito mais - infelizmente não é permitido tirar fotos no interior da igreja.





5. Cathédrale Notre-Dame de Paris
Paris, França

A famosíssima Catedral fica situada na Ilha da Cidade, pequena ilha do rio Sena, onde Paris foi fundada! Ela é uma das mais antigas igrejas de estilo gótico na França e começou a ser construída em 1163. No entanto, a obra durou mais de 180 anos e só foi concluída em 1345. Ela foi dedicada à Maria, mãe de Jesus Cristo; Notre-Dame significa Nossa Senhora. Ali aconteceram diversos eventos históricos de grande importância como a coroação do rei Henrique VI (1431), o casamento de Mary Stuart da Escócia (1558), a coroação de Napoleão (1804) e a canonização de Joana d’Arc (1920). Foi esta igreja também que inspirou Victor Hugo a escrever o romance O Corcunda de Notre-Dame. Além de conhecer o interior da Catedral, você pode subir nas torres e ver de perto as tão famosas gárgulas!


 



4. Duomo di Milano
Milão, Itália

Com certeza, a Catedral de Milão é o ponto mais famoso da cidade, e isso tem um motivo. A linda construção de mármore branco-rosa da Candoglia tem 107 metros de altura, 157 metros de comprimento e 109 metros de largura; ou seja, é gigante. E não é só isso... São MIL E OITOCENTAS estátuas espalhadas pelas laterais da igreja. É de tirar o fôlego, e dá pra passar dias admirando e descobrindo detalhes. Sua construção começou em 1386 e levou 500 anos para ser finalizada. E, sim, você pode – e deve – subir no topo da igreja, para conseguir observar mais de perto as estátuas e também ver a grande Milano.






3. Mont Saint Michel
Monte Saint Michel, França

Como descrever esse lugar encantado? Bom, o Monte Saint Michel em si é uma experiência! Ele começou como um mosteiro no século 8, construído na costa oeste da França, em uma pequena ilha que muda de cenário com o movimento das marés. Cada vez que a maré sobe, a ilhota fica completamente desligada do continente; e, quando a maré baixa, é possível caminhar pela areia até ela. Hoje existe uma ponte por onde é possível atravessar quase o tempo todo. Ali foi construída a Abadia de Saint Michel, em homenagem ao anjo São Michel. Ela já passou por diversas restaurações e alterações, já chegou a ser uma prisão, e hoje leva no topo da torre a estátua de ouro com o seu santo padroeiro. Também está na lista de Patrimônio Mundial da Unesco e é um daqueles lugares que você tem que visitar pelo menos uma vez na vida!



 


2. Basilica di San Pietro
Cidade do Vaticano, Vaticano

Para quem não sabe, a Basílica de São Pedro é o nome da Igreja do Vaticano, que fica no “país” Vaticano, dentro da Itália – mais precisamente, em Roma. E esta igreja não poderia ficar de fora da lista! Além de contar com a Basílica, o Vaticano também tem diversos jardins, praças e museus – em um deles, inclusive, fica a Capela Sistina com a famosa obra Criação de Adão, de Michelangelo. No entanto, só a igreja já é algo de tirar o fôlego! Ela começou a ser construída em 1506 em cima do local onde teria sido sepultado o apóstolo São Pedro e, hoje, com 136 m de altura, ela ainda é a construção mais alta de Roma e do Vaticano. Além de belíssima, é muito grande por dentro. E ainda é possível subir no exterior de sua cúpula, passando por incontáveis degraus e escadas caracóis para encontrar um céu quase sem limites...


  
  


1. La Sagrada Família
Barcelona, Espanha

Em primeiro lugar, na minha opinião, está o Templo Expiatório da Sagrada Família, em Barcelona. Se eu posso dizer algo sobre ele é que me encantou de todas as formas possíveis. A Sagrada Família é uma igreja super nova, que ainda está em construção. Seu projeto foi iniciado em 1882 e assumido em 1883 por Antoni Gaudí, e sua conclusão está prevista apenas para 2026. Justamente por ser tão nova (e por ter tido o arquiteto que teve) ela quebra com todos os padrões já estabelecidos e traz uma forma inovadora de igreja, transparecendo ao máximo “a mensagem da fé cristã escrita em pedra”, segundo Gaudí. Seu trabalho explora de forma única as estruturas, os materiais, a geometria e, especialmente, luz e cor – dentro e fora da igreja. Já pode ir agendando sua viagem!


 



E para você, quais são as igrejas mais bonitas da Europa?

Aproveite para descobrir a cultura e essência de cada lugar pelo qual passar, entendendo também suas histórias e contribuições para nosso mundo atual! Boa viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário