quinta-feira, 1 de junho de 2017

Mont Saint Michel – França


Mais um feriadinho aqui na Europa (25 de Maio) e mais uma viagem pra contar história! Desta vez, fomos conhecer a França! Oui, mon amour! E fizemos um super roteiro pela Cidade LUZ, que é Paris, mas ele eu vou contar só semana que vem...

Além de passear pela capital, fizemos uma viagem um pouco inesperada, mas totalmente encantadora, para o Mont Saint Michel, na Normandia.

Conhecemos um “Must-See” que valeu muito à pena e que, inclusive, se tornou um dos pontos principais da viagem!


HISTÓRIA:

Maré cheia
A Normandia é uma região ao oeste do país e, ali na divisa com a Bretanha, está o famoso Mont Saint Michel. Para quem não sabe, ele é uma pequena ilha na foz do Rio Couesnon, já no encontro com o mar. Ali foi construída uma abadia (em homenagem ao arcanjo São Miguel). A construção inicial era de um mosteiro, e foi feita ainda no século 8!! Tanta coisa aconteceu por ali que ela já serviu até de prisão, durante a revolução francesa.
Maré baixa

Mas o mais interessante e o que chama mais atenção é o movimento das marés ao redor da ilha.

O que acontece: inicialmente, a ilha era ligada ao continente por um pequeno pedaço de terra (ístimo), que acabou desaparecendo e alagando; assim, toda vez que a maré sobe, a ilha fica completamente desligada do continente, e quando a maré desce, é possível rever o caminho até o outro lado - e inclusive andar por ele (junto com um guia).

Foi inclusive por esse motivo que durante a Guerra dos Cem Anos (entre França e Inglaterra) o Monte conseguiu resistir a todas as tentativas inglesas de tomá-lo. Hoje, ele faz parte da lista de Patrimônio Mundial da UNESCO.


COMO CHEGAR:

Para chegar existem 3 opções: de trem, carro ou ônibus. A opção que se encaixou melhor no nosso roteiro, tanto pelo preço, quanto pelo horário, foi de carro. O Monte fica a 360 km da capital e o trajeto pode ser feito em aproximadamente 4 h.

Existem diversos ônibus de excursão que fazem bate-e-volta no mesmo dia, mas lembre-se de verificar a tábua das marés, para conseguir observar o fenômeno. Dependendo do horário de chegada, às vezes, ir de ônibus pode não compensar. Já para fazer o combinado de trem e ônibus é possível pegando um trem na estação Monterparnasse, de Paris até Rennes, e depois pegando um ônibus até o Mont Saint Michel. Os horários são estrategicamente combinados para você fazer a baldeação. Dê uma conferida nas possibilidades AQUI.

Como estávamos de carro, fomos no sábado à tarde e voltamos no domingo de tarde, dormindo em um dos hotéis próximos ao Monte. Você vai perceber que no próprio Monte existem algumas opções de hotel, mas o preço é bem mais caro. $$


O PASSEIO:

Deixamos o carro no estacionamento do hotel e fomos à pé conhecer o monastério medieval. Hoje, existe uma ponte de 2 km que facilita o acesso dos turistas – um ônibus circular faz o caminho até o início do Monte. A vila fica aberta 24 h e não é preciso pagar para entrar. Já a abadia funciona das 9h às 19h e o valor da entrada é de € 10,00 para adultos. Confira AQUI.

Chegando lá fomos conhecer a vila e, conformo subíamos, ficávamos mais apaixonadas pela vista e pelas ruazinhas. Não se preocupe, você vai encontrar restaurantes para almoçar e também comércio, cheio de lojinhas de souvenirs.

Depois de apreciar um pouco a maré, entramos para conhecer a abadia. É incrível pensar como tudo aquilo foi construído e reformado (várias vezes ao longo dos anos), mesmo com o acesso limitado! E adivinhe só, quando saímos da abadia, a água que nos cercava já tinha praticamente desaparecido!! Não é à toa que dizem que a maré do Monte “tem a velocidade de um cavalo a galope”!!

Nem adianta falar que o passeio extrapolou as nossas expectativas e foi uma super descoberta para nós! Por isso, faço questão de compartilhar com vocês esse ponto imperdível da França!

Aproveite também para se encantar com um lado um pouco menos conhecido do país!
Au revoir e até semana que vem!

Companheiras de aventura
Movimento das marés
Vista da Abadia
Varandinha :)
Ruas internas
Abadia

Nenhum comentário:

Postar um comentário