quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Londres – Inglaterra

Depois de quase um ano morando pelos lados de cá da Europa, finalmente conseguimos um final de semana esticado para conhecer Londres! Para nós, apenas dois dias não seriam suficientes, então partimos numa quarta-feira pela manhã e voltamos no domingo à noite: total de 5 dias!

LOCALIZAÇÃO

Fazendo uma recapitulação rápida, a Cidade de Londres (City of London) fica dentro da região de Londres (Greater London), que é a capital da Inglaterra, que faz parte do Reino Unido da Grã-Bretanha (ilha) e Irlanda do Norte que, por sua vez, está dentro das nações da Commonwealth (colônias britânicas, contemplando Canadá, Austrália, Nova Zelândia e outros). UFA!

MOEDA

A moeda local é a Libra (‎£) - no original, pound - e você pode sacar com cartão de crédito em qualquer caixa eletrônico ou trocar dinheiro nas casas de câmbio; de qualquer forma, cartões são aceitos em praticamente todos os estabelecimentos.

AEROPORTO

Para chegar em Londres você pode escolher uma série de aeroportos; só internacionais, são 5: Heathrow, Gatwick, Stansted, London City Airport e Luton (nosso escolhido). Alguns ficam mais próximos, outros um pouco mais distantes, por isso planeje sua chegada e saída com antecedência. Confira mais dicas de como chegar e qual transporte pegar no site Viaje na Viagem.

TRANSPORTE PÚBLICO

Não é o mais barato, mas funciona. A região é dividida em zonas de transporte e a maior parte das atrações se concentram nas zonas 1 e 2. Basicamente existem 3 opções: Oyster Card (cartão recarregável vendido em qualquer metrô); TravelCard (cartão semanal, mensal ou anual); ou passagens individuais (que acabam sendo mais caras). Você pode ver todas as informações detalhadas de  transporte no site Londres para Iniciantes.

No final das contas, a partir de 5 dias, o TravelCard de uma semana apresenta um desconto maior do que o Oyster (para 5, 6 ou 7 dias). Sendo assim, foi a opção que escolhemos.

PROMOÇÃO!!!!!

Além do desconto, o fator especial para escolhermos o TravelCard foi a Promoção 2 por 1, feita em parceria com a empresa de Trens (National Rail). Ou seja, você precisa comprar seu TravelCard em uma estação de TREM, mas depois poderá utilizá-lo em qualquer METRO, TRAM ou ONIBUS.

Com a promoção, você terá acesso a vouchers de diversos pontos turísticos, atrações, restaurantes e teatros em que pagará apenas 1 entrada para 2 pessoas! (Os dois precisam ter o TravelCard da National Rail.)

Antes de chegar lá, quando estiver planejando a viagem, basta se cadastrar no site do DaysOutGuide, selecionar e imprimir seus ingressos. É super fácil e funciona mesmo! Nós testamos! Veja outros detalhes no Londres para Iniciantes.

ROTEIRO

Abaixo você vai encontrar um roteiro de 4 dias com as atrações mais famosas e divertidas – na nossa opinião – em Londres! Os passeios por lá ou são de graça, ou são caros, mas se você equilibrar, dá pra aproveitar sem voltar pobre pra casa. Vamos lá:

DIA 1:
Começamos nosso destino pelo Buckingham Palace. Ele fica aberto para visitação apenas entre os meses de julho a setembro, mas a troca de guarda acontece praticamente dia sim, dia não (confira as datas AQUI). O “espetáculo” começa às 10h45 e dura 45 minutos, mas chegue antes para pegar um bom lugar. A praça do Palácio vira um mar de gente! Cuidado para não se perder ou perder crianças. Se tiver um casaco ou acessório colorido, é um bom dia para usá-lo. #FicaADica


Depois, passamos pelo belíssimo Big Bem. Apesar de ele estar em reforma, é possível entender porque a torre do relógio, de quase 140 anos, é tão famosa! Ela fica no mesmo quarteirão que o Palácio de Westminster, onde fica o Parlamento inglês, e também merece uma visita. O tour guiado custa 25,00, já o tour com áudio-guide (que foi super completo) custa £ 18,50, comprando antecipadamente e com horário marcado.

Parlamento à esquerda e Big Ben à direita

Logo ao lado está a Abadia de Westminster (onde a Kate e o príncipe William se casaram). E quem não casaria? A igreja é linda e toda decorada e, pelo áudio-guide (incluso), você ouvirá sobre a construção, os vitrais e estátuas, o coral, o jubileu da rainha e muito mais. A entrada custa £ 22,00, mas você consegue retirar o voucher 2x1 no DaysOutGuide!!


Há 500 m fica o Churchill War Rooms, um bunker subterrâneo onde o Primeiro Ministro Winston Churchill discutia estratégias para a Segunda Guerra. #Dica: Já assistiu o filme O Destino de Uma Nação (Darkest Hour) que está agora no cinema? Corre pra lá então!

Para terminar o primeiro dia, claro que não poderia faltar uma voltinha na London Eye. A roda gigante tem uma cabine bem grande (cabem até 28 pessoas!) e tem 135 m de altura. Ela foi inaugura em 2000 e é um dos principais pontos turísticos de Londres. Para embarcar nela, você precisa reservar um horário e comprar o ingresso de £ 26,00 – mas você consegue fazer tudo isso pelo DaysOutGuide! Bom passeio!



DIA 2:
Para não perder tempo, acordamos cedo e fomos ao Hyde Park. Como o dia estava aberto (quase não pegamos chuva), que delícia foi ver as pessoas passeando, pássaros e patos no lago, e até cavalos andando por ali!


No final dele ficam os jardins e o Palácio de Kensigton, onde morou a princesa Diana. Se você tiver tempo, pode visitar o Palácio e a exposição sobre a realeza por £ 15,50. Se não, os jardins já são suficientes.


A seguir, ao lado do parque, você encontrará dois museus: o Museu de Arte Victoria e Albert e o
Museu de História Natural de Londres. Os dois são de graça! Se conseguir, dê uma passada em cada um. Ou então, escolha o de sua preferência para passar mais tempo.

Museu de História Natural

Outro museu que também é free é o Museu Britânico. Ele é gigante e tem de tudo um pouco, além de ser muito bonito, arquitetonicamente. Se tiver que escolher entre um dos três, aposte neste!! Às sextas-feiras ele fica aberto até mais tarde.


Depois do museu, porque não passear pelas ruas mais famosas de Londres? Veja a Oxford Street e a Leicester Square com incontáveis lojas, vitrines e promoções, e a Picadilly Circus e a Trafalgar Square com opções de teatros, peças e espetáculos para todos os gostos.


DIA 3:
Começamos este dia pela St Paul´s Cathedral, catedral anglicana que foi inicialmente construída em 604. Ela foi um dos edifícios afetados no grande incêndio de 1666 e precisou ser reformada. A parte mais interessante, dentro da catedral, é a Galeria dos Sussurros, que fica a 30 m de altura, em um domo. Ali, se você falar próximo à parede, quem estiver exatamente do outro lado vai te ouvir como se estivesse ao seu lado! A entrada custa £ 18,00 e está disponível no DaysOutGuide.


Em seguida, fomos conhecer o complexo da Tower of London, com informações sobre a construção e sobre a vida naquele período, além de abrigar o museu das Joias da Coroa! WOW! O ingresso custa £ 28,00 e também está no DaysOutGuide (que salvação hein!?).


Saindo da Torre, nos dirigimos à Tower Bridge, que é a ponte ao lado da torre. Bom, ela é aquela ponte maravilhosa que todos conhecemos, mas não é só isso; no meio da ponte há duas edificações, onde é possível subir e descobrir seu interior. Você pode até andar por cima do chão de vidro! Outra característica da ponte é que ela é basculante, daquelas que se abrem ao meio para os barcos passarem... Então, se interessar, confira o calendário (já estipulado) e marque sua visita em um dos dias da movimentação! Para entrar é preciso pagar £ 9,00, e você também consegue voucher no site da promoção DaysOutGuide.


Um pouquinho mais afastado, mas ainda dentro da zona 2 do metrô fica o Royal Observatory Greenwich. Lembra das aulas de geografia, na escola? Então, a linha do Equador divide a Terra em Norte e Sul, e o Meridiano de Greenwich a divide em Leste e Oeste. Ali, naquele local, você poderá conhecer a casa e o observatório do astrônomo George Biddell Airy que o estabeleceu, além de fazer igual a multidão de turistas e pisar com um pezinho e cada lado da terra, literalmente kkkk. A entrada custa £ 10,00.


Bom, depois desse dia cheio, você tem várias opções de descanso ali na região, mas vou falar de duas delas. Uma é o Sky Garden: um prédio super novo com um jardim no topo do edifício. Você pode fazer uma visita ao local sem pagar nada, basta reservar um horário no site; ou então, pode aproveitar para jantar por lá.


Outro lugar, desta vez para uma jantinha mais temática, é o Medieval Banquets. Não posso falar nada além de que você vai ser transportado para outra realidade; uma realidade um pouco mais medieval, com músicas, shows e duelos!


DIA 4:
Para o 4º e último dia, comece pelo Imperial War Museum, o Museu de Guerra britânico. Apenas o andar da Primeira Guerra Mundial já vale a visita! Dá pra gastar umas duas horas fáceis só nesta exposição. As demais também são interessantes, mas não se comparam. Ah, e ele é free!


Depois, deixe um tempo reservado para ir aos lugares que não conseguiu mas que ainda tem interesse. Por fim, pegue as malas no hotel e se prepare para a saga de volta ao aeroporto: metro, trem, shuttle e tudo mais o que precisar – lembre-se que a maioria deles é distante e se previna contra surpresas no caminho.

Se você gravou do que eu falei no começo, separamos 5 dias para esta viagem mas eu contei apenas sobre 4... Bom, em um dos dias alugamos um carro e fizemos um roteiro incrível, que você vai descobrir na semana que vem. Até lá.

Cheers mate!

Nenhum comentário:

Postar um comentário