quinta-feira, 13 de julho de 2017

Lisboa – Portugal

E hoje chegou a vez de falarmos de Lisboa, terra dos pasteizinhos de Belém! Sim, a cidade é a capital de Portugal e também é a mais populosa do país. Apesar de o português falado lá ser um pouco diferente do nosso, isso não assusta nem um pouco os brasileiros, que adoram o roteiro... Não é pra menos, a cidade realmente é muito bonita.

Lisboa é relativamente grande, tem mais de 500 mil habitantes e, consequentemente, tem bastante coisa para se fazer. Como tínhamos apenas 3 dias de viagem, montamos um roteiro o mais completo possível, com um pouquinho de cada coisa para agradar a todos, indo de Castelos à Confeitarias, sem deixar de lado as praias!

Transporte

Essa parte é bem sossegada, Lisboa tem 4 linhas de metrô (divididas por cores, não tem como errar), além de bondes e ônibus. Tudo é bem sinalizado. Você pode comprar bilhetes de viagens individuais nas máquinas ou então pode comprar o cartão Viva Viagem (também em qualquer estação de metrô) e carregar com valores a partir de € 3,00 – foi a nossa opção! E caso precisar, saiba que o Uber funciona por lá também.

Passeios

Lisboa – Centro

Ali no centro de Lisboa, na margem do rio Tejo, você vai encontrar uma praça popular bem famosa, chamada Praça do Comércio (autoexplicativo, né?). Ela fica cercada de barraquinhas e restaurantes  e, à noite, tem direito a muito Fado, a música regional.

Logo na frente da praça fica o Arco da Rua Augusta, um arco do triunfo, finalizado em 1873. No entanto, sua construção começou a ser idealizada em 1759, após o grande terremoto que atingiu Lisboa em 1755. É possível subir e apreciar a vista do arco por apenas € 2,50.

Ali pertinho fica o Castelo de São Jorge. O nome foi dado em homenagem a São Jorge, padroeiro dos cavaleiros e das cruzadas, e sua construção foi feita a pedido de Dom João I, no século 14. Hoje, é possível visitar a belíssima ruína do Castelo.

#DICA: chegue o mais próximo possível de ônibus, assim você poupará forças na subidinha para conhecer o interior do complexo.

Continuando o caminho pela margem do rio, um pouco mais adiante fica o Museu Nacional do Azulejo. É algo suuuper típico da cultura e é um dos museus mais importantes de Portugal. O exterior do edifício deixa um pouco a desejar (talvez pra mostrar quão antigo é), mas o acervo compensa; é bem grande e passa por diversos períodos da história e o desenvolvimento da arte de pintar azulejos.

Em direção à região nordeste, no Parque das Nações, dentro do Pavilhão do Conhecimento, é possível encontrar outra atração bastante famosa de Lisboa, o Oceanário e Aquário. Ele é recente, foi inaugurado em 1998, e tem um verdadeiro mundo lá dentro. Além dos peixes, ele apresenta aves e mamíferos... Mas a principal atração é o gigantesco aquário de 40 metros de comprimento e que comporta 160 mil litros de água!


A atração já foi reconhecida como o melhor aquário do mundo pelo Traveler's Choice do TripAdvisor. Vale total a visita.

E pra fechar o dia, na saída do Oceanário fica o Teleférico, ou Telecabine de Lisboa. Aproveite para fazer um passeio e apreciar a vista de cima. Você pode comprar apenas o ticket de ida ou o de ida e volta. O passeio é rapidinho e o teleférico funciona das 10h30 às 20h. *Confira a estação do ano.

Reservados para a parte da noite estão os bairros de Chiado e Alfama. Eles são bem badaladinhos e tem diversas opções de restaurantes. Não esqueça de experimentar as guloseimas típicas, acompanhadas de um bom vinho português! Vai um bacalhau aí?


Belém

Belém é um bairro, ou uma “freguesia portuguesa” ali um pouco para o oeste de Lisboa. É possível chegar tanto de ônibus como de trem. Atravessando a Avenida Brasília – hihihi -, está o Mosteiro dos Jerônimos. Ele foi construído no século 16 como mosteiro português da Ordem de São Jerónimo e desde muito cedo passou a ser considerado um dos símbolos da nação. É um edifício lindíssimo com uma arquitetura de cair o queixo!

#DICA: aproveite e compre o ingresso combinado para a Torre de Belém.

Torre de Belém
Mais pra frente fica a famosa Torre, que inicialmente era toda cercada de água. Hoje, um dos lados já foi "absorvido" pela praia. Ela foi construída com a função de defesa, mas hoje proporciona mais uma belíssima vista aos turistas de Portugal.

Ali ao lado do Mosteiro tem uma lojinha abarrotada de gente, é a Primeira Confeitaria de Pastéis de Belém! Conta a história que em 1834 foram encerrados os conventos e mosteiros do país. Por conta disso, um integrante ou trabalhador do Mosteiro dos Jerônimos decidiu começar a vendar Pastéis de Belém.

Depois que você passa pela portinha, percebe que a loja não tem fim! É um espaço que liga no outro e assim por diante. Além de pastéis, a confeitaria vende vários outros produtos doces e salgados, mas nenhum tem tanta procura como o original! #Delícia

Ainda em Belém, dê uma passadinha no rio e veja o Monumento do Padrão dos Descobrimentos, em homenagem à expansão ultramarina portuguesa (de certa forma, nós). A estátua tem 56 m de altura, 20 m de largura e 46 m de comprimento, e apresenta uma caravela com seus navegadores.


Sintra

Sintra é uma "vila portuguesa" um pouco mais afastada de Lisboa. São 33 km, mas é possível chegar lá de trem. No nosso caso, alugamos um carro. No entanto, atenção, a estrada até lá é muito boa mas as ruas de Sintra são bem apertadas, cheias de turistas e com fortes subidas de paralelepípedos.

Chegando no Parque Natural de Sintra-Cascais, você vai identificar várias atrações turísticas – são mais de 10, cheque AQUI -, uma mais bonita que a outra, mas que vão despender de um tempo razoável (separe um dia inteiro) e muita perna (força nas canelas!!). São três principais: a Quinta da Regaleira, o Palácio Nacional da Pena e o Castelo dos Mouros.

Tanto a Quinta da Regaleira quando o Palácio da Pena são complexos gigantes, onde é possível conhecer cavernas, passar por túneis subterrâneos, visitar jardins, além dos castelos em si. Enquanto a Quinta tem um ar mais tradicional, com construções feitas de pedras, o Palácio da Pena é todo colorido e tem uma parte diferente da outra.

Não tem como, você vai ter que visitar pelo menos estes dois! Nem preciso falar que vai ter uma vista maravilhosa né? Toda a subida tem que ter um benefício! Reserve um tempo para conhecer a região, pois a visita à Sintra vale muito à pena.


Praia de Cascais 

Bom, quem me conhece sabe que eu sou apaixonada por praia, e em Portugal não poderia falta. Aproveite que no verão o sol se põe muito tarde e de uma passadinha em uma das praias, seja voltando de Sintra ou esticando um pouco mais depois de Belém. Depois da foz do Rio Tejo, já na parte de mar, fica Cascais, com uma série de pequenas praias. Apesar de serem praias urbanas, o visual surpreendeu. Acabamos parando na Praia do Tamariz, em frente ao Casino Estoril (Wow). De águas limpas – mas geladas! – e boa estrutura, pudemos curtir um pouco do sol na praia antes de partirmos para a próxima aventura.

Se você estiver com mais tempo, vale conhecer também as praias de Setúbal, do outro lado do rio e da península, no Parque Natural da Arrábida. Apesar de ser mais longuinho, as praias são mais reservadas e conservadas. Leve um lanche um chinelo bom para caminhar, e aproveite o visual e o mar português!

Nenhum comentário:

Postar um comentário