terça-feira, 18 de setembro de 2018

Glasgow – Escócia

Glasgow Cathedral
Durante nossa rápida passagem pela Escócia, além de visitarmos a capital Edimburgo, também separamos um dia para conhecer Glasgow, a cidade mais populosa da nação escocesa e a terceira mais populosa do Reino Unido!

Glasgow expandiu bastante economicamente por conta do comércio de tabaco, açúcar e rum. Hoje, além da cidade ainda ser um centro econômico (com forte atividade na indústria e em finanças), também tem o turismo como destaque!

Alugamos um carro em Edimburgo, mas a cidade tem um aeroporto há apenas 15 km do centro. Se você optar pelo transporte público, há um ônibus (500 Airport Express) que sai do aeroporto a cada 10 minutos e custa £ 12,00 ida e volta (com o retorno aberto) – o percurso é de 40 minutinhos.

E, claro, também há ônibus e trens de Edimburgo para Glasgow (chegam em menos de 1h). No nosso caso, gastamos cerca de 1h20.


Roteiro de 1 dia

Começamos nosso dia na Catedral de Glasgow e chegamos bem no final de um casamento – inclusive pegamos a noiva saindo na igreja ao som de, nada menos que, uma gaita de fole!


Hoje ela é uma igreja presbiteriana mas, na época da reforma das igrejas, o espaço chegou a abrigar 3 congregações diferentes ao mesmo tempo! Vale a pena a visita, apenas atenção aos horários abertos ao público.

Dentro da igreja também foram filmadas algumas cenas da série de TV Outlander; ainda mais um motivo para visitar o local kkk.

 

Atrás da Catedral fica o Glasgow Necropolis, que é um cemitério. Pode soar meio assustador, mas o espaço é super bonito, tem uma vista incrível do topo da montanha e tem várias personalidades enterradas por ali. São mais de 3500 monumentos erguidos, entre eles um em homenagem à John Knox.



Depois, seguimos para a George Square, uma praça bem gostosa na frente da Câmara Municipal; e para a Buchanan Street, se você está interessado em comprinhas, aqui é o seu lugar – a rua é fechada para pedestres e é cheia de lojas. Quando fomos, encontramos até alguns brinquedos de parque de diversão montados na rua!

 

Ali do lado também fica a estátua do Duque de Wellington. Bom, ele ficou conhecido por derrotar Napoleão na batalha de Waterloo. No entanto, hoje em dia, ele é conhecido por carregar alguns cones na cabeça. Aparentemente alguém se equilibrou na estátua e colocou o “chapéu” de presente. Depois disso, toda vez que a prefeitura retira um cone, de um dia para o outro aparece um novo cone lá – e isso já dura 30 ANOS!!! Recentemente parece que a estátua atingiu um recorde com 9 cones na cabeça rs. Na foto abaixo você pode ver o Duque coroado com 2 cones e mais um cone no seu fiel cavalo.

 

Já se aproximando às margens do rio Clyde fica a Catedral de Saint Andrews. Ela é a principal igreja católica de Glasgow. O catolicismo foi a religião da Escócia por quase mil anos, até ser banido durante a Reforma Escocesa em 1560. Mais de 200 anos depois, em 1793, é que os religiosos recuperarem seus direitos civis com a emancipação católica. A Catedral de Saint Andrews foi então construída em 1814.



Dando um pulinho para o lado oeste da cidade, você encontrará 3 grandes, famosos e gratuitos museus: Museu e Galeria de Arte de Kelvingrove, Riverside Museum of Transport and Technology e o The Tall Ship at Riverside.

O Kelvingrove é um dos museus mais visitados do Reino Unido. Ele foi inaugurado em 1901, mas foi renovado recentemente, em 2003. Além de arte, ele tem exposições sobre história natural, tecnologia e desenvolvimento (e o edifício é lindo!).


Já o Riverside Museum of Transport and Technology é extremamente focado em meio de transporte, mas tem de todos os tipos, desde skate até locomotivas! Eu, particularmente, achei bem bagunçado ali dentro, com carros e bicicletas e navios todos misturados. Mas, pelo visto, as crianças adoram kkk.


 Por fim, o Tall Ship at Riverside fica DO LADO do Museu de Transporte e é um barco museu. Você pode entrar nele e ir descobrindo os cômodos, aposentos do capitão, atividades dos marinheiros e a história do navio, chamado de Glenlee. Ele começou a navegar em 1896, depois foi comprado pela Espanha e só então fez parte da frota escocesa. É bem curioso e super interativo para as crianças.

Mais ou menos duas horas são suficiente para conhecer os dois museus de Riverside.



Linlithgow - Blackness Castle

De volta à estrada, fizemos uma paradinha em Linlithgow para conhecer mais um castelo, o Blackness Castle! É uma fortaleza do século 15 que serviu como prisão “de luxo” para as personalidades que caiam no desagrado do rei, como o Cardeal Beaton.

Após a morte do rei James V, Beaton tentou se tornar regente da rainha Mary Stuart (que ainda era criança), apresentando um testamento falso do rei morto; quando a farsa foi descoberta, o então regente o mandou para a prisão no Blackness Castle. Ah, lá também foi um dos locais de gravação de Outlander.

Lá do castelo, que tem vista para uma grande baía, é possível ver a Forth Road Bridge.
#DescubraAEscocia e boa viagem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário