sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Eslovênia em 3 dias - Você vai se apaixonar

Há alguns meses que eu comecei a escutar sobre roteiros de viagem para a Eslovênia, mas não sabia ao certo o que esperar sobre o país... Foi então que eu resolvi pesquisar mais a fundo e descobri esse lugar maravilhoso!!

A Eslovênia tem aos poucos se destacado como roteiro de turismo na Europa e encanta a todos os visitantes! O país é razoavelmente pequeno e dá pra ser conhecido em poucos dias. Com paisagens de tirar o fôlego e muita natureza, ele vai conquistar um lugarzinho dentro do seu coração!

Como eu não tenho maturidade para lidar com tanta beleza, coloquei várias fotos pra ver se consigo passar um pouquinho desse amor!

A Eslovênia fica no leste europeu, faz parte da União Europeia e tem fronteira com a Itália, Áustria, Hungria e Croácia (já vai planejando sua eurotrip!). A moeda é o euro e a língua oficial é o esloveno, mas praticamente todos falam inglês e/ou italiano.

Fizemos um roteiro de 3 dias (na verdade, 2 dias e meio) e conseguimos percorrer os principais pontos do país. Mas, se você tiver mais tempo, aproveite 4 ou 5 dias por ali! Nós optamos por alugar um carro já no aeroporto, o que proporciona uma certa flexibilidade – apesar de faltar um pouco de iluminação, as estradas são bem tranquilas para dirigir -, no entanto, existem diversas empresas de turismo ou transfer caso você não queira se preocupar com a direção.

1º dia: Ljubljana, a capital

Chegamos pelo aeroporto de Ljubljana (ou, Liubliana, em português), que é a capital do país. Ela fica bem ao centro da Eslovênia e, a partir dali, em 2h você consegue chegar a todos os extremos (eu falei que era pequeno). A cidade é a maior e mais desenvolvida de todas, e foi ela que escolhemos como base para nossa hospedagem!

Aproveitamos o nosso primeiro dia (a metade que tínhamos dele) para conhecer as ruas de Ljubljana. Vale lembrar que na Europa, durante o outono e inverno, escurece mais cedo. No nosso caso, no início de novembro já estava escuro às 16h30! (Considere isso para planejar sua viagem!)

O centrinho da cidade é para ser percorrido à pé – não entra carro -, e ali você vai encontrar vários restaurantes e algumas lojinhas também. Por ali existem algumas pontes famosas, praças e parques. Dentre os principais, cortando o rio Ljubljanica, está a Ponte do Dragão (Zmajski most), guardada por 4 dragões – de pedra, ou não... Os dragões fazem parte da história e das lendas da cidade (em uma delas, o dragão de Ljubljana chorou tanto que suas lágrimas se transformaram no rio!), e estão presente por todos os lados.

Outras duas pontes famosas são a Ponte Tripla (Tromostovje) e a Ponte do Açogueiro (Mesarski Most, na foto acima) cheia de cadeados. Todas ficam bem próximas, a menos de 500 m. Ao lado delas fica a Catedral de Ljubljana e o Mercado Central.

Do outro lado do rio está a praça Prešernov, bastante famosa. Por ali você vai encontrar vários food trucks, gente tocando música, tem também a estátua do poeta esloveno France Prešeren e a Igreja franciscana Cerkev Marijinega Oznanjenja.

Praça Central

Um pouco mais a frente, depois de uma bela subida (dá pra ir de carro até o topo!), está o Castelo da cidade, o Ljubljanski Grad! Dentro da sua fortificação fica um pequeno complexo, com torre, prisão, capela e muito mais; inclusive há alguns restaurantes na praça do castelo que funcionam mesmo fora do horário de visita!

Para você ter uma ideia de como o país é cheio de natureza, quando estávamos no portão do castelo vimos uma raposa passeando por ali!! Uma raposa!! =O

2º dia: Postojna & Predjama e Piran

No segundo dia, como a manhã estava chuvosa, decidimos fazer um passeio no “coberto” – uma das vantagens de ter carro e flexibilidade para mudar os roteiros. Então, seguimos para o sudoeste, para a caverna de Postojna. Ela fica a 40 minutos da capital e é a maior caverna do país e uma das maiores da europa! São 24 km de extensão no seu interior! Mas, calma, você não anda tudo isso, na verdade apenas 3,5 km são desbravados durante o tour.

Para começar é preciso pegar um trenzinho dentro da caverna que percorre os primeiros 2 km. Então, a partir daí é iniciado o percurso à pé, passando pelos principais salões e exibições subterrâneas.

Durante todo o ano ela fica com uma temperatura interna de 10 °C, então vá preparado para o clima. Ela tem mais de 3 milhões de anos mas só foi descoberta em 1818 e, logo após, foi aberta para visitação. É impressionante!!!

Saindo da caverna, fomos em direção a um castelo um tanto quando peculiar, o Predjama Grad. Ele foi construído acoplado a uma rocha, na verdade é uma caverna, e tem até túneis secretos e saída escondida pelo outro lado! Ele tem mais de 800 anos e, de acordo com a época, a segurança era o principal objetivo, por isso ele acaba sendo bastante frio e úmido, já que metade das suas paredes são as rochas da caverna. Mesmo assim, ele é lindo e tem uma vista incrível!

O castelo ficou famoso pela história do cavaleiro Erazem de Predjama, que era como um “Robin Hood esloveno”. Ele conseguiu enfrentar um cerco de mais de 1 ano ao castelo já que conhecia as passagens secretas e conseguia prover comida e itens importantes. No fim, ele acabou sendo traído e morreu. Você pode comprar o combo para visitar a caverna e castelo; o valor varia de € 35,00 a € 38,00 dependendo da estação do ano.

Há ainda outra caverna, chamada Skocjan. Ela é formada por um sistema de grutas e passagens subterrâneas com mais de 6 km de comprimento e atinge mais de 200 m de profundidade. Aparentemente ela é um pouco menos ‘turística’ e é conhecida por ter o maior cânion subterrâneo do mundo – inclusive, ali foi gravada uma das cenas do filme Senhor dos Anéis. Existem dois percursos internos, pelo cânion e pelo rio, no entanto, a partir de novembro, o número de tours diminúi e não conseguimos visitar esta segunda caverna (eram apenas dois tours por dia!).

Foto: Divulgação

Para fechar o dia continuamos nossa rota até o litoral, foram mais 70 km até a cidade de Piran. Apesar de pequena ela é bem gracinha e aproveitamos o pôr-do-sol por ali. Ah, só é permitido para os moradores estacionarem os veículos no centro, então é preciso parar em um dos grandes estacionamentos disponíveis antes – não tem como errar. Passeamos pelo calçadão do mar de águas transparentes que mais parece um lago, pela praça principal, até a Igreja de São Yuri (Župnijska Cerkev sv. Jurija). Dali, conseguimos uma vista incrível da cidade e do mar!

3º dia: Bled e Parque Nacional Triglav

No terceiro dia, seguimos em direção ao norte, para Bled, a apenas 54 km de Ljubljana. Quanto amor por este lugar!!💗 Chegando na cidade, pegamos o barco no lago Bled para ir até a ilha. O barco de madeira chama-se Pletna: ele é remado por uma só pessoa, tem 7 m de comprimento e 2 m de largura e é super famoso por ali; há menções dele desde o século 12, mas foi oficializado em 1740. Ele sai de vários pontos do lago, e também é possível alugar um barquinho particular ou caiaque. O lago é lindo e tem águas transparentes; pegamos um dia nublado e mesmo assim a paisagem era muito bonita! Aos poucos, o sol começou a aparecer.

Na ilha fica a pequena igreja Assunção de Maria e dentro dela um sino que toca quase sem parar. Diz a lenda que ele realiza o desejo da pessoa que o tocar 3 vezes. Para entrar é preciso pagar € 6,00.

Depois do passeio, pegamos o carro e demos a volta na ilha – tem alguns pontos bem legais com uma lista linda! Continuamos até chegar no castelo que, apesar de ficar na margem do rio, está no topo do penhasco! O Blejski Grad é o castelo mais antigo da Eslovênia, mencionado pela primeira vez em 1011, e é mais um dos símbolos do país. Ali há um pequeno museu contando sua história, além de acesso para a capela, adega do castelo, o local onde eram forjados artefatos de metal e também restaurantes. Não tenho nem como descrever a vista do lago! Você pode tirar suas conclusões pelas fotos abaixo!

Depois de conhecer Bled, fomos para o grande parque nacional Triglav (Triglavski narodni park). Ele realmente é imenso, são 880 km² e ali no meio fica a montanha mais alta do país, também chamada de Triglav, com mais de 2.800 m de altura. Escolhemos 2 locais para conhecer no parque: a trilha da Garganta de Vintgar (Blejski Vintgar) e o lago Bohinj.

A Trilha de Vintgar tem 1,5 km até chegar a uma cachoeira, mas acho que a parte mais bonita é o percurso. Você segue o caminho de madeira por cima do rio, passando por pontes, outras quedas d´água e uma paisagem linda – para nós, ainda mais bonita por conta do outono! Para acessar a trilha é preciso pagar € 3,00 em dinheiro (destinado à manutenção). Sorte que tínhamos umas moedas perdidas na bolsa! Foi lindo!

Depois, pegamos o carro e fomos até o segundo ponto, o lago Bohinj. Chegamos ali por volta das 16h, bem na hora de apreciar o pôr-do-sol! Que lugar incrível!! Nossa ideia era fazer outra trilha, que parte dali, para a cachoeira Slap Savica; são apenas 900 m a pé até ela, no entanto, como já estava escurecendo, optamos por ficar apenas no lago.

Voltamos apaixonados por este lugar tão lindo, cheio de natureza, com paisagens belíssimas e ainda não tão descoberto. Fica aqui a dica para você também conhecer esse país encantador que é a Eslovênia!