quinta-feira, 8 de junho de 2017

Paris – França

E finalmente fomos pra Paris! A Cidade LUZ! A Cidade do Amor! E quanto amor kkk... Como comentei semana passada, aproveitamos um feriado para conhecer Paris e a Normandia (veja o Mont Saint Michel aqui).

Como não tínhamos muitos dias, montamos um roteiro com as principais atrações em 4 dias!

Claro que dá pra acrescentar muitas outras coisas, ou então dar uma espremidinha e retirar algumas mas, para nós, a programação encaixou como luva!


5 Dicas Rápidas: 


Nossa amiga Monalisa nos esperando no Louvre
1. Acorde cedo, os pontos turísticos ficam com muita fila, vale conferir o horário e chegar um pouquinho antes.
2. Leve protetor solar – independente da previsão do tempo. #ComprovaçãoEmpírica
3. Também tenha junto com você um casaquinho, pela manhã e à noite pode esfriar rápido.
4. Sapatos confortáveis são fundamentais para um roteiro com bastante caminhada.
5. Passe no mercado e encha a bolsa de lanchinhos para manter a energia ao longo do dia – barrinhas e água são sempre bem vindas!


Transporte Público

Paris tem várias opções de tickets para o transporte público.O ideal é programar a sua viagem para entender quanto você vai depender (ou não) dele. O ticket individual é ótimo e te dá bastante flexibilidade para inventar caminho; você pode comprar também o cartão com 10 tickets, que sai mais barato.

Para quem for ficar uma semana, vale fazer um cartão nominal chamado Navigo – ele dá acesso a todas as zonas, mas funciona por 7 dias, sendo o 1º sempre o domingo. Lembre-se de que Paris também é dividido em Zonas – de 1 a 4. A maioria dos pontos fica na zona 1, mas Versailles e a Disneylândia ficam mais afastados; para eles, há o RER (trem), que tem tickets de viagens individuais, ou até tickets diários.


Roteiro

Dia 1:


Basílica de Sacre Coeur: lindíssima do lado de dentro e também do lado de fora. Além de visitar seu interior, é possível também subir no domo da igreja! Ela tem uma das melhores vistas da cidade. Você pode chegar até ela pela escada (não é tão assustadora assim) ou pelo funicular, que fica ao lado. Na saída, aproveite para andar nas ruas de trás da igreja: ali você encontrará várias lojinhas de souvenirs, além de pintores e artistas regionais.
Visite o site

Galeria Laffayate: há alguns quarteirões da Basílica Sacre Coeur, fica a galeria. Na realidade, se trata de um conjunto de prédios com diversas lojas – a maioria de marcas famosas. No topo, há uma andar com vista da cidade. Mesmo se você não for comprar nada, dê uma passadinha para conhecer a loja, seu estilo, sua incrível decoração e os vitrais coloridos.
Visite o site

Passeio de Barco pelo rio Sena: continuando alguns quarteirões, você chegará ao rio Sena! Aproveite para fazer o passeio de barco e conhecer melhor a região. Além de lindíssimo, é uma ótima forma para você se orientar melhor na cidade. Ele passa pela Torre Eiffel, pela Notre Dame, além de outros pontos famosos - e tem uma explicação apresentada em vários idiomas. Ah, existem ainda passeios com café da manhã, almoço ou janta ($$)!
Visite o site

Torre Eiffel: Por fim, para fechar o dia, caminhe um pouco mais e chegue na tão famosa torre: a Torre Eiffel! Sim, ela é lindíssima que nem nós ouvimos falar e vimos em tantas fotos kkk. Se possível, compre o ingresso com antecedência e hora marcada pela internet, para não precisar encarar a fila. Os ingressos dão acesso à 1ª e 2ª plataforma, ou até o topo – dê prioridade para o topo, claro hihi. Aproveite seu tempo lá em cima e curta bastante a vista da cidade!
Visite o site


Dia 2:


Arco do Triunfo: foi construído em comemoração às vitórias de Napoleão e é um belíssimo monumento. Para chegar até ele há um caminho subterrâneo. Você pode apenas passear pela praça ou aproveitar para subir até o topo – se prepare pois há apenas escadas. Com certeza, vale muito o passeio e a vista de cima! O Arco fica em uma praça central, de onde irradiam várias avenidas, entre elas, a Champs Élysées...
Visite o site

... Saindo do Arco do Triunfo, pegue a Champs Élysées e caminhe pela larga e arborizada avenida. Você vai encontrar várias lojas famosas – e caras -, mas também algumas mais acessíveis. Continue na avenida até chegar na Praça da Concórdia. A Praça foi palco de episódios marcantes da revolução francesa, e foi nela que ficou a guilhotina que levou à morte toda a família real francesa. :O Continuando na mesma direção, você entrará no Jardim de Tuileries; um lindo jardim onde franceses se reúnem para tomar sol, almoçar ou apenas sentar e ler um livro (ai que cena francesa kkk). O jardim é a única coisa que vai te separar da próxima atração, o Louvre.

Museu do Louvre: ali na frente do Jardim fica o Louvre! O famoso! Com a gigante pirâmide de vidro! É realmente uma vista linda! Bom, almoce bem e se prepare para muitas horas de andanças pelo Museu. Sim, é possível – e recomendável – comprar o bilhete antecipado pela internet. O museu é dividido em 3 partes: Richelieu (lado esquerdo), Sully (parte de trás) e Denon (lado direito). Mesmo estudando o mapa com antecedência, acabamos nos perdendo lá dentro. Ele é muito grande, mas o a acesso de uma área para outra é um pouco complicado, o que dá a impressão de ser ainda maior, pois é necessário andar mais! Por isso, muita gente recomenda fazer uma área inteira (os 3 andares) de cada vez antes de partir para a próxima parte.

#DICAVALIOSA: o museu fica aberto até às 21h45 nas quartas e sextas-feiras!! Boa opção para quem lotou a manhã e tem a tarde livre.
Visite o site


Dia 3


Catedral de Norte Dame: chegou a vez dela, a casa do Corcunda de Notre Dame rs. Bom, o nome – Catedral – já diz, mas é uma gigantesca igreja.


Chegue cedo e visite o seu interior. Depois, pegue a fila na lateral da Catedral para subir até o topo! De baixo já é possível ver as estátuas e gárgulas (estátuas em forma de monstros ou pessoas que na verdade servem pra ecoar água!!), e de perto então, é impressionante! Mais uma vez, se prepare para muitos degraus, mas a vista compensa, principalmente se você pegar o momento dos sinos tocando lá em cima!!
Visite o site


Panthéon: o edifício foi construído a pedido do rei Luis XV como agradecimento a Deus após se recuperar de uma grave doença. Antigamente, no lugar do prédio ficava uma antiga abadia. Hoje, o Panthéon abriga a cripta de 70 personagens importantes da história francesa, como escritores, cientistas, políticos e generais. A arquitetura do edifício é de se admirar. E, se você optar por não conhecer o lado de dentro, dê uma passadinha e visite, pelo menos, o lado exterior!
Visite o site

Jardim de Luxembrugo: bem próximo ao Panthéon está o Jardim de Luxemburgo. Ele é mais parecido com um parque ou uma grande praça do que com um jardim rs. Dentro dele ficam o Museu de Luxemburgo, o Palácio de Luxemburgo e, ainda, a estátua da Liberdade. Se você já estiver cansado e não quiser andar muito mais, aproveite para descansar e passear pelas alamedas de árvores do jardim. ❤


Dia 4


Galeria de Espelhos em Versailles
Palácio de Versailles: não, eu não achava que precisaríamos de um dia inteiro para ele, mas sim, foi necessário um dia inteiro e ainda faltou coisa kkk. Bom, o lindíssimo Palácio de Versailles, como falei acima, fica fora da zona 1 de Paris (fica na zona 4), mas para ir até lá basta comprar um bilhete de RER (o trem). Fomos cedo, já com o bilhete garantido, e ainda enfrentamos um fila grande (mas considere que era um feriado). Você pode comprar apenas entrada para o jardim, ou apenas para o Palácio, ou o Palácio e jardim, ou o combo com tudo: Palácio, Jardim, Trianon (Grand e Petit) e muito mais. Tenha em mente que o complexo é GIGANTE, e que existem tickets para 2 dias! Se quiser, leve um lanche para o almoço, mas saiba que há restaurantes e lanchonetes por lá.

Conhecemos o belíssimo Palácio, com um quarto mais bonito do que o outro (atenção aos tetos pintados!)... mas a vista do Jardim foi de tirar o fôlego! São incontáveis fontes, uma seguida da outra, cada uma com um tema e estrutura diferentes. Por coincidência, fomos no dia das Fontes Dançantes, com um espetáculo de águas! Nem preciso falar que valeu o passeio e que voltamos acabadas pra casa, né? Só sobrou tempo (e pernas) para comermos um crepe de final do dia! Humm!
Visite o site


Esses foram nossos 4 dias, mas se você tiver mais tempo, pode conhecer as Catacumbas de Paris, o Museu D´Orsay, a Disneylandia de Paris e muito mais!

Bon voyage et au revoir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário