quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Edimburgo – Escócia

Castelo de Edimburgo
Um dos meus sonhos de Europa era conhecer a Escócia! Confesso que devo um pouco disso às séries de tv Outlander e Reign – aliás, está para sair em dezembro o filme Mary Queen of Scots, põe na agenda – e não fiquei nem um pouco decepcionada. A Escócia é realmente tudo o que eu esperava e, em poucos horas, já estava apaixonada. 💗

Onde: nosso primeiro ponto de parada foi Edimburgo, na Escócia, dentro do Reino Unido. A cidade é a capital da Escócia, mas não é a cidade mais populosa de lá, o título fica para Glasgow (spoilers da próxima semana). E, veja só, é considerada uma das capitais mais bonitas da Europa. #EuJaSabia

Quando: nossa viagem foi rápida, tínhamos apenas 2 dias para descobrir Edimburgo. Fomos no ápice do verão e encontramos um clima bem ameno, com temperaturas entre 14 e 20° C, apesar das muitas horas de sol - são apenas 6 horas de “noite”. Já no inverno, a temperatura média fica por volta dos 4° C, com apenas 7h de luz durante o dia. Já voltamos com planos de retornar para ver as Highlands e o monstro do Lago Ness.


Chegando: saindo de Amsterdam para Edimburgo (ou Edinburgh) precisamos passar por uma rápida imigração. Depois, para chegar na cidade – que fica a cerca de 30 min -, há um ônibus frequente (Airlink ou Skylink). O valor da passagem de ida e volta fica em £ 7,50.
#DICA: Você pode baixar o app de transporte e comprar tickets pelo celular; é preciso comprar um valor mínimo de £ 10,00 em tickets que podem ser compartilhados com outras pessoas e ativados em até 180 dias.

Locker: se você precisar guardar as malas antes do check in ou depois do check out, a melhor opção são os armários na estação de ônibus de Edimburgo. Lá você irá pagar por armário, e não por quantidade de bagagem ou quantidade de horas, como na estação de trem ou no aeroporto. Atenção, vale sempre checar no seu hotel se eles podem armazenar a bagagem neste período extra.


Passeios

Agora, vamos ao que interessa... Ah, e se prepare para ouvir muita gaita de fole e ver muitos homens de kilt (a “saia”). No primeiro dia nos concentramos mais no lado esquerdo da cidade, começando pelo complexo do Castelo de Edimburgo, que foi construído em cima de uma rocha de origem vulcânica!


Ele lembra um pouco o estilo do Castelo de Windsor, do ladinho de Londres, pois também é uma grande fortaleza com alguns prédios dentro. Você pode visitar o memorial da guerra, o grande salão, os aposentos reais e a capela de Saint Margareth (a construção mais antiga da cidade), além do quarto onde Mary Stuart teve seu único filho.


Depois de passear pelo castelo, visite o Museu da Guerra – que fica no mesmo complexo e tem entrada gratuita. Ali você vai poder entender um pouquinho mais sobre as guerras e o controle do país, e ver uniformes, armas e muito mais.


Enquanto estiver por ali, fique de olho no relógio, pois exatamente às 13h acontece um tiro de canhão, diariamente. Ele servia para indicar o horário para os trabalhadores do porto. É muito rápido, mas vale a experiência.


Como o castelo só abre às 9h30, você pode aproveitar o tempo antes – ou mesmo depois da visita – para conhecer o jardim Princes Street Garden, que também é gratuito e, na primavera, muito colorido.

Para o almoço ou jantar, Edimburgo tem uma incontável variedade de pubs e restaurantinhos mas, um dos mais famosos é o Greyfriars Bobby´s Bar. Greyfriars Bobby foi um cachorrinho que ficou conhecido por ter passado 14 anos guardando o túmulo de seu dono. Na frente do pub, inclusive, tem uma estátua dele.

Fonte: Portal Todos os Caminhos

Para os interessados em história, o Museu Real da Escócia é a sugestão da vez. Com entrada gratuita, ele tem um pouco de tudo: biologia, tecnologia, arte... Mas o principal é a história da Escócia, contada em 3 andares!


Para fechar o dia, faça um tour no Scotch Whisky Experience. Se você não gosta de whisky, saiba que ele é muito informativo e que você vai conhecer todo o processo de fabricação, o berço do whisky e as variedades escocesas, com a degustação de 1 tipo no final (pode ser trocada por bebida sem álcool) – este é o tour Silver.


Mas, se você gosta, pode selecionar outro tipo de tour, como o Gold ou Platinum, que têm uma degustação maior.

Maior coleção de whisky escocês do mundo

Já no segundo dia, calçamos um tênis confortável e fomos bater perna. Você pode começar subindo o parque Calton Hill. O percurso é rapidinho apesar de ser subida; são cerca de 15 minutos, e de lá você poderá ver a cidade, além de alguns monumentos, como o Nelson Monument, National Monument (na foto abaixo), o Observatório, e outros.


Saindo de lá, visitamos outro marco da cidade, o Scott Monument, erguido em homenagem ao famoso autor escocês Walter Scott. Você pode apenas observar a construção do parque, ou pode subir na torre e visitar o museu interno também.


Em seguida, passeamos pela Royal Mile, uma rua cheia de lojinhas e restaurantes. Ali também acontecem várias apresentações de rua. Ela liga o Castelo de Edimburgo ao Palácio Holyroodhouse, em 1,6 km de comércio – ótimo local para comprar um souvenir ou um traje típico!


Pela Royal Mile chegamos à Catedral Saint Giles, uma belíssima igreja que há mais de 900 anos tem sido local de culto cristão. Ela é considerada a Igreja Matriz do Presbiterianismo. Infelizmente, não é possível tirar fotos por dentro. 📷


Seguindo nosso caminho até o final da Royal Mile, chegamos ao Palácio Holyroodhouse que tem sido residência oficial da monarquia britânica na Escócia. Era lá que morava Mary Stuart depois de voltar da França – como eu falei acima, ela foi para o Castelo de Edimburgo para ter seu filho, pois a situação política estava bem tensa na época e dentro da fortaleza ela se sentiu mais protegida. Ainda hoje a rainha Elizabeth passa uma semana do verão neste Palácio.


Atrás dele ficam as ruínas de uma antiga igreja, que ainda hoje impressionam – acho que eu tenho uma queda por ruínas kkk; chamada de Holyrood Abbey.

             

E, para fechar o roteiro com chave de ouro, subimos o monte do Holyrood Park. São dois picos: o Arthur´s Seat, que é um antigo vulcão, e o Salisbury Crags. A subida é ok (exceto se você for por caminhos alternativos mais curtos), e vale completamente pela vista. Você consegue ver, literalmente, a cidade inteira! Se segure para não voar, pois os ventos são fortes, mas aproveite para relaxar e apreciar a natureza da Escócia!




Nenhum comentário:

Postar um comentário