quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Florença – Itália


De volta a la bella Itália, hoje vamos conhecer Florença! Seu nome oficial, em italiano, é Firenze, e ela fica ali na região da Toscana (na parte norte da “bota”). Além de muito linda, a cidade dá um banho de cultura! Quer ver só?

Pra começar, ela foi a cidade natal de Dante Aligheri, e tem inclusive um museu em sua homenagem, o Museu da Casa de Dante. No entanto, suas principais atrações culturais são Galleria degli Uffizi e Galleria dell´Accademia. As duas galerias de arte são lindas e valem a pena a visita mas, são diferentes entre si. A Uffizi abriga um dos mais antigos museus do mundo e conta com obras do famosíssimos Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael, Rembrandt, Caravaggio e Sandro Botticelli... Falando em Botticelli, é ali que fica o quadro O Nascimento de Vênus, que você confere aí abaixo.


Já a Academia traz uma renomada coleção de esculturas, com o David, de Michelangelo, mas também tem diversas importantes pinturas. Se você não tiver tempo para visitar as duas, escolha uma dependendo do que mais te interessar, mas não deixe de visitá-las.

Já se sua atenção for mais voltada para ciência, que tal conhecer o Museu Galileo? Apesar de ficar ao lado da Uffizi, ele não chama tanta atenção assim, mas atrai pelas invenções e exibições interativas!

Mudando um pouco de cenário, é claro que não faltaria uma igreja nesta famosa cidade italiana. E a igreja de Florença é lindíssima – e gigante também! Tanto, que é uma catedral! A Cattedrale di Santa Maria del Fiore. Você pode visitá-la sem precisar reservar antecipadamente, no entanto, para garantir a subida no Duomo, reserve antes pelo site!


Famosa pela sua fachada de mármore colorido, sua construção começou em 1296!! Dá só uma olhadinha no interior da cúpula da igreja:


Andando um pouco mais você chegará à Piazza della Signoria (Piazza = Praça), que pode ficar muito muito lotada – cuidado para não se perder. Ela é cheia de restaurantes mas é ali também que ficam a Prefeitura, a Fonte de Netuno, um “coreto” com diversas estátuas, e o Palazzo Vecchio (palácio velho). Entrando no palácio – seu nome original era Palazzo della Signoria – você pode  conhecer as exposições no seu interior e subir até a torre!

Vista da torre do palácio

Já que falamos do palácio velho, ali em Florença existe também, e vale a visita, ao Palazzo Pitti, que é o palácio novo! Ele passou por diversas mãos, entre elas nas da família Médici e nas de Napoleão Bonaparte, e chama atenção pelos seus jardins; Giardino di Boboli – alguns dizem até que seria comparável aos jardins de Versailles!


Para chegar ao palácio novo, você terá que atravessar o rio Arno. Se for fazê-lo, faça-o pela Ponte Vecchio. Ela é construída sobre 3 arcos, com comércio de – adivinhe só – JÓIAS! Sim!


Diz a lenda que ali funcionava um mercado de peixes até que, depois de não aguentar mais o cheio, a família Médici mandou construir uma passarela por lá. Depois de um tempo, a peixaria fechou e os ourives se estabeleceram por ali. Bom, um baquete aos olhos, né!?


Quando estiver entardecendo, dê uma corrida até a Piazalle Michelangelo para ver um belíssimo pôr do sol. Esta praça/mirante têm, na minha opinião, a melhor vista da cidade! Esteja preparado para enfrentar um tanto de subida e escadas, mas vai valer completamente pelo visual!


E por fim, quando precisar recarregar as energias, visite o Mercado Central de Florença. Com funcionamento até meia-noite, ele vende produtos e alimentos no andar de baixo, e tem restaurantes e lanchonetes no andar de cima! #Confissão: comi ali um risoto de trufas MA-RA-VI-LHO-SO!

Não se esqueça também de experimentar o prato da região, a Bistecca alla Fiorentica.


Extra

Se você ainda tiver tempo na agenda, programe-se para visitar Pisa. A cidade fica há 1h30 de carro. Não há muito o que fazer por lá, mas ver a torre torta que a gente sempre ouve falar é surreal! Ela é realmente MUITO TORTA! Demais kkk.

Semana que vem continuamos nossa rota italiana em uma praia não tão famosa assim, mas que vai se tornar o seu próximo roteiro da vida: Cinque Terre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário