quinta-feira, 14 de março de 2019

Comidas Típicas Internacionais II

Escargots
Além de viajar, uma das outras delícias da vida é comer! Juntar os dois então é o sonho perfeito kkk. Mas não é apenas isto, pela gastronomia podemos conhecer muito sobre cada lugar: sua história, raízes, descendências, lutas e conquistas.

Hoje vamos ver algumas comidas típicas de 6 regiões – em cada uma há um prato mais conhecido, que sempre vem à mente, e um segundo prato que muitas vezes não é tão lembrado. Bora lá?

Você pode ler também sobre as Comidas Típicas Internacionais I, além das comidas Brasileiras, Alemãs e Holandesas.



Áustria

Foto divulgação: Sacher Hotel
O famoso bife à milanesa brasileiro tem diversas versões pelo mundo e, apesar de ser extremamente famoso na Alemanha, a receita do Wiener Schnitzel apareceu em Viena, capital da Áustria, no século 15 e se tornou a identidade gastronômica do país – não é à toa que o nome do prato significa algo como schnitzel à moda de Viena. Suspeita-se que tenha sido copiado da versão italiana cotoletta ala milanese

Ainda em Viena, você vai ouvir falar da Sachertorte. Desconhecida para o mundo mas super famosa na região, está é a sobremesa tradicional de Viena, criada especialmente para o príncipe Clemens Lothar Wensel Metternich, em 1832. A receita secreta foi passada na família e a torta de chocolate com recheio de pêssego ou damasco ficou ainda mais famosa com a abertura do Hotel Sacher - passe por ali para experimentar a iguaria original.



Japão

Não tem como pensar no Japão e não pensar em sushi - e nem o contrário! A antiga técnica de conservação da carne de peixe em arroz foi desenvolvida pela culinária japonesa e explodiu pelo mundo! Apesar desta comida ser a cara do Japão, por ali há um outro prato tão popular quanto: o Ramen.

Feito com noodle (o macarrãozinho) a versão mais tradicional é servida com caldo, um pedaço de carne, ovo e complementos. Dizem que foi difundido pelos chineses no Japão, mas se tornou parte fundamental da gastronomia japonesa. Normalmente é possível escolher entre Udon (feito com farinha branca) ou Soba (versão integral), além de optar pelo caldo mais grosso, mais leve, mais apimentado, entre outros.



Portugal

Portugal é o país dos frutos do mar, na minha opinião. Além de serem consideravelmente mais baratos do que no resto da Europa, os pratos de peixe e companhia são sempre uma delícia por ali! E o mais tradicional deles a gente tem na ponta da língua: o bacalhau! Inicialmente o peixe surgiu em navegações e pescas próximas à Terra Nova (Canadá)! E era conservado em sal e desidratado ao sol para suportar a viagem de volta. Ele é consumido pelos brasileiros principalmente em algumas épocas do ano, como Páscoa, mas em Portugal faz parte da refeição em qualquer época do ano!

E mesmo com tanto peixe por ali, quem chama a nossa atenção e conquista os nossos corações é um docinho: o pastel de nata. Também chamado de pastel de Belém (já que foi criado na região de Belém, em Lisboa), este doce português é daqueles que se consome em qualquer hora do dia – café, almoço, janta, lanchinho... –, preferencialmente quente e com canela polvilhada por cima. Ainda hoje é possível conhecer e comer na Primeira Confeitaria de Pastéis de Belém.



Inglaterra

Talvez o prato mais tradicional inglês seja o fish and chips. Presente em todo o Reino Unido, ele também ficou famoso nas colônias britânicas. Antigamente, o peixe empanado frito era servido com batatas fritas enrolados em folhas de jornal. E por ser barato e rápido, acabou se difundindo na classe operária.

Outro prato inglês que também ficou famoso mas, desta vez, na alta sociedade, foi o Beef Wellington. Alguns dizem que o prato foi feito para o 1º Duque de Wellington, outros dizem que é uma derivação da cozinha francesa. O que nós sabemos é que os ingleses adoram tortas e folheados, então por que não colocar uma peça inteira de carne dentro de uma massa folheada? Não esqueça os cogumelos e o molho Madeira para complementar.



França

Ai que difícil falar de algo específico da gastronomia francesa! Ela é muito vasta e ao mesmo tempo muito difundida. É praticamente impossível escolher o prato mais famoso! Temos croissants, macarons, creme brulee, foie gras (o patê de fígado), quiches, crepes e por aí vai, mas uma iguaria que todo mundo já ouviu falar na França é o escargot. Esse caracol (que na verdade tem o gosto do tempero que for colocado sobre ele) já era famoso na época pré-histórica e era comido principalmente na região do mediterrâneo, passando por França, Espanha, Grécia até a Tunísia. Hoje ele é normalmente temperado com ervas, alho e manteiga, e posso dizer que fica bem gostosinho!

Outro prato francês, desta vez menos elaborado é o croque monsieur, presente em todas as padarias e maior parte de restaurantes que você encontrar. Este sanduíche de presunto e queijo (que mais parece um misto quente) é coberto com queijo derretido e às vezes vem também com um ovo frito por cima (versão croque madame). Ficou famoso por volta de 1910, nos cafés parisienses e não demorou muito para virar marca consagrada.



Indonésia

Quando visitamos a Indonésia, para todos os lados que olhássemos sempre tinha um prato presente, o nasi goreng. Ele é, de uma forma bem simples, aquele arroz frito com vegetais, ovos e molho picante, e é considerado o prato nacional do país. Hoje há versões semelhantes em vários países da Ásia e também do Ocidente!

Outro prato tradicionalmente indonésio é o Satay, que posteriormente ficou famoso na Malásia, Singapura e Tailândia. É uma carne (pode ser de frango, vaca, cabra, porco ou peixe) ou até tofu, cortadinha e grelhada em um espeto com molho tradicional por cima. É fácil de fazer (aparentemente) e é uma delícia. Se você for viajar e não souber o que pedir, pode confiar nestes dois pratos que não vai ter erro!


E você? Tem mais sugestões de pratos típicos? Então mande para cá!

Bom apetite e boa viagem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário