Novamente existem comidas específicas de cada região, então fiz uma listinha de 5 lugares nacionais e 5 internacionais e grandes pratos seus. E é claro que faltaram diversos lugares mas, fugindo de coisas muito exóticas como grilo, cérebro de macaco e sei lá mais o que o pessoal gosta de inventar, resolvi listar aqui 10 lugares que eu visitei e os 10 pratos neles que me chamaram a atenção! Vamos lá?
Brasil
1. Sururu - Maceió
Já falamos dele no post de Alagoas, veja aqui! O sururu é um molusquinho de 2 cm que é vendido como couvert, entrada ou usado na composição de outros prato. É tipicamente da região e é encontrado em lagoas e cozido no próprio caldo, normalmente com leite de coco. A versão que eu comi estava bem gostosinha! Confesso que dava um medinho comer aqueles bichinhos e ficava olhando para garantir que nenhum estava vivo, mas estavam bem temperados, para a minha melhor impressão já vieram sem a casca (de molusco) e o caldo ficou realmente muito bom! Aprovado.
2. Peixe-espada - Ilhabela
O Peixe-espada (de nome científico Trichiurus Lepturus), que normalmente é confundido com seu colega Espadarte (Xiphias Gladius), não tem aquela espada no maxilar superior, como se imagina. Na verdade, ele parece quase uma enguia, tem o formato de uma espada, tem uma cor meio brilhante e dentes bem afiados... E pode ser deliciosamente degustado em várias regiões do litoral, em especial, em Ilhabela, São Paulo - veja como chegar aqui. Ele tem um sabor muito suave, é macio e não tem gosto de mar. Uma delícia! Vale experimentar.
3. Acarajé e tapioca - Bahia
Ok, a Bahia é famosa por muitas comidas: moqueca, óleo de dendê, bobó, caruru, sarapatel, vatapá e por aí vai. Mas o que está sempre presente em qualquer restaurante, hotel e memória é o acarajé e a tapioca! O acarajé é aquele bolinho, feito de feijão fradinho, e que é acompanhado de vatapá, tomate ou camarão - o que acabam dando o gosto. Muita gente reclama do gosto forte, mas isso é pela fritura no óleo de dendê. E a tapioca já ficou bem conhecida dos paulistanos - e está na modinha agora -, mas sempre foi bem vinda e bem vista. Similar ao acarajé, ela sozinha não tem muito gosto, mas é o recheio que dá um toque especial. Se estiver à toa, que tal uma de leite condensado com coco?? Se você ficou com vontade de provar o tempero baiano, saiba que existem muitos restaurantes aqui em SP, mas se quiser ir direto na raiz, dá uma olhada aqui no que mais fazer por lá!
4. Barreado - Paraná
Não se assuste com o nome! O barreado, ou barreada, é um prato típico do sul, em especial do litoral paranaense. Experimente a iguaria na cidade de Morretes. Ele é bem fácil de fazer, e sua simplicidade que garantiu sua existência até hoje. Nada mais é do que uma carne muito bem temperada cozida até desmanchar. Junto, mistura-se a farinha de mandioca, até virar uma massaroca. A comida gruda no prato a tal ponto que você pode virar de ponta cabeça que não vai cair - sim, o garçom fez isso em cima da minha cabeça! Se gruda no estômago eu não sei, mas que estava gostoso, isso sim estava rs. Dá pra comer acompanhado de arroz e banana da terra fatiada. Para preparar, é preciso "barrear" a panela com farinha ou com pirão para o vapor não escapar... Daí vem o nome!
5. Truta - Petrópolis
Não é só por queijo de cabra que a região é conhecida, a truta também faz parte do cardápio de Petrópolis, ali no Rio de Janeiro (veja mais aqui). O peixe é bem adaptado à águas frias, por isso pode ser encontrado ali na região serrana ou mesmo em outras cidades como Santo Antônio do Pinhal ou Campos do Jordão. O prato tradicional vem com alcaparras e amêndoas, mas já existem diversas versões, com catupiry, creme de laranja, molho mostarda e outros. Ali em Petrópolis há trutarias especializadas, com criadouros e espaços para pescaria. A única coisa que pode salgar um pouco o prato é o preço, mas de vem em quando pode!
Na semana que vem voltamos com pratos internacionais e opções para vegetarianos também! Até lá!
*Fotos de hoje retiradas do Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário