quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Comidas Típicas Brasileiras

Depois de falar sobre viagens e filmes, vamos fazer um novo combo hoje, viagens e comidas! Opa, ai sim hein! Nada melhor do que juntas duas coisas que já são boas por si só. Na verdade, vamos ver algumas comidinhas típicas regionais.

Novamente existem comidas específicas de cada região, então fiz uma listinha de 5 lugares nacionais e 5 internacionais e grandes pratos seus. E é claro que faltaram diversos lugares mas, fugindo de coisas muito exóticas como grilo, cérebro de macaco e sei lá mais o que o pessoal gosta de inventar, resolvi listar aqui 10 lugares que eu visitei e os 10 pratos neles que me chamaram a atenção! Vamos lá?


Brasil


1. Sururu - Maceió

Já falamos dele no post de Alagoas, veja aqui! O sururu é um molusquinho de 2 cm que é vendido como couvert, entrada ou usado na composição de outros prato. É tipicamente da região e é encontrado em lagoas e cozido no próprio caldo, normalmente com leite de coco. A versão que eu comi estava bem gostosinha! Confesso que dava um medinho comer aqueles bichinhos e ficava olhando para garantir que nenhum estava vivo, mas estavam bem temperados, para a minha melhor impressão já vieram sem a casca (de molusco) e o caldo ficou realmente muito bom! Aprovado.


2. Peixe-espada - Ilhabela

O Peixe-espada (de nome científico Trichiurus Lepturus), que normalmente é confundido com seu colega Espadarte (Xiphias Gladius), não tem aquela espada no maxilar superior, como se imagina. Na verdade, ele parece quase uma enguia, tem o formato de uma espada, tem uma cor meio brilhante e dentes bem afiados... E pode ser deliciosamente degustado em várias regiões do litoral, em especial, em Ilhabela, São Paulo - veja como chegar aqui. Ele tem um sabor muito suave, é macio e não tem gosto de mar. Uma delícia! Vale experimentar.


3. Acarajé e tapioca - Bahia

Ok, a Bahia é famosa por muitas comidas: moqueca, óleo de dendê, bobó, caruru, sarapatel, vatapá e por aí vai. Mas o que está sempre presente em qualquer restaurante, hotel e memória é o acarajé e a tapioca! O acarajé é aquele bolinho, feito de feijão fradinho, e que é acompanhado de vatapá, tomate ou camarão - o que acabam dando o gosto. Muita gente reclama do gosto forte, mas isso é pela fritura no óleo de dendê. E a tapioca já ficou bem conhecida dos paulistanos - e está na modinha agora -, mas sempre foi bem vinda e bem vista. Similar ao acarajé, ela sozinha não tem muito gosto, mas é o recheio que dá um toque especial. Se estiver à toa, que tal uma de leite condensado com coco?? Se você ficou com vontade de provar o tempero baiano, saiba que existem muitos restaurantes aqui em SP, mas se quiser ir direto na raiz, dá uma olhada aqui no que mais fazer por lá!


4. Barreado - Paraná

Não se assuste com o nome! O barreado, ou barreada, é um prato típico do sul, em especial do litoral paranaense. Experimente a iguaria na cidade de Morretes. Ele é bem fácil de fazer, e sua simplicidade que garantiu sua existência até hoje. Nada mais é do que uma carne muito bem temperada cozida até desmanchar. Junto, mistura-se a farinha de mandioca, até virar uma massaroca. A comida gruda no prato a tal ponto que você pode virar de ponta cabeça que não vai cair - sim, o garçom fez isso em cima da minha cabeça! Se gruda no estômago eu não sei, mas que estava gostoso, isso sim estava rs. Dá pra comer acompanhado de arroz e banana da terra fatiada. Para preparar, é preciso "barrear" a panela com farinha ou com pirão para o vapor não escapar... Daí vem o nome!


5. Truta - Petrópolis

Não é só por queijo de cabra que a região é conhecida, a truta também faz parte do cardápio de Petrópolis, ali no Rio de Janeiro (veja mais aqui). O peixe é bem adaptado à águas frias, por isso pode ser encontrado ali na região serrana ou mesmo em outras cidades como Santo Antônio do Pinhal ou Campos do Jordão. O prato tradicional vem com alcaparras e amêndoas, mas já existem diversas versões, com catupiry, creme de laranja, molho mostarda e outros. Ali em Petrópolis há trutarias especializadas, com criadouros e espaços para pescaria. A única coisa que pode salgar um pouco o prato é o preço, mas de vem em quando pode!

Na semana que vem voltamos com pratos internacionais e opções para vegetarianos também! Até lá!


*Fotos de hoje retiradas do Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário