quinta-feira, 21 de março de 2019

Viagem segura: dicas para economizar dinheiro, tempo e problemas

Além de macacos, tem muita gente espertinha por aí!
Não tem nada mais estraga-prazeres do que cair em uma roubada no meio das férias! Ser vítima de um golpe, ser roubado, ir parar em um lugar perigoso... Existem vários exemplos do que pode dar errado. E acredite, isso acontece com todo mundo, e pode acontecer com você também!

Quando entramos no modo “turista”, nós nos tornamos um pouco mais ingênuos. Isso não é ruim, é uma delícia descobrir novos lugares com aquele brilho no olhar. No entanto, parte de nós precisa estar atenta aos riscos que podemos correr e como evitá-los, mesmo que seja em outro país!

Abaixo você vai ver uma versão traduzida do texto do BookMundi sobre as Principais Dicas de Segurança para Viagem (leia o texto original aqui). Gaste um tempinho antes de sair de férias considerando estes detalhes e depois aproveite uma viagem com tranquilidade e livre de problemas (na medida do possível)!


Dicas de Segurança para Viagens
BookMundi
27 de abril de 2018

Viajar é descobrir novos lugares e expandir seus horizontes. Ninguém quer que os medos e ansiedades o impeçam de se soltar e aproveitar as aventuras! Nós sabemos que toda jornada traz suas próprias considerações, mas vale levar em conta o antigo ditado “melhor prevenir do que remediar”, especialmente se você estiver pronto a explorar. Algumas ações para a sua segurança podem te ajudar enquanto você estiver viajando. Neste artigo, veja os riscos comuns enfrentados por todos os viajantes e como você pode permanecer seguro independentemente do seu estilo de viagem, para uma experiência segura e sem estresse.

7 POTENCIAIS RISCOS 

1. Riscos para a saúde: Problemas de saúde são uma das principais preocupações, especialmente se você estiver viajando para um país onde a alimentação e a higiene são muito diferentes do que você está acostumado. Dor de barriga, vômitos e diarréia podem arruinar a viagem.

2. Cair em golpes: Turistas correm o risco de se tornar alvos fáceis para os golpistas, especialmente se você não fala o idioma ou não conhece a cultura.

3. Roubo: Nada estragará mais sua experiência do que ter seu passaporte, dinheiro ou outros objetos de valor roubados.

4. Violência: Viajantes podem sofrer violência, especialmente se você não tiver conhecimento dos locais em que está se aventurando.

5. Problemas no transporte: Este pode ser outro problema, especialmente se você estiver viajando para um país conhecido por acidentes de carro, com transporte público complicado (ou inexistente), ou famoso pelo congestionamento.

6. Catástrofes naturais: Dependendo de onde você for, terremotos, tufões, furacões e outros desastres imprevistos podem surgir.

7. Guerra ou conflitos políticos: Apesar de ser menos comum do que outros riscos, dependendo do país ou região para onde você viajar, conflitos políticos podem ser um problema.





10 DICAS DE SEGURANÇA PARA TODOS OS VIAJANTES

1. Pesquise antes de viajar: A primeira regra de segurança é  não seja ignorante sobre o lugar para onde você está indo. Aprenda sobre o país, situação política, normas culturais, locais mais seguros para os viajantes e as áreas que devem ser evitadas. Inicie sua jornada de olhos abertos para evitar surpresas.

2. Aja como os locais: Depois de fazer sua pesquisa, você pode conhecer o novo destino como se fosse um dos moradores locais. Além de ser uma boa dica para exploração da área, também é um dica de segurança. Você se tornar mais vulnerável a ladrões ao se destacar na multidão, por exemplo, com uma mochila enorme, duas câmeras e um olhar de confuso. Ao tentar se tentar se misturar, você chamará bem menos atenção. Também leve em consideração os costumes locais sobre vestimentas para não desrespeitar ou ofender ninguém, especialmente se visitar lugares de adoração.

3. Não deixe objetos de valor à mostra: Isso vale para dinheiro ou equipamentos caros; mostrar sua riqueza vai torná-lo mais atraente para os golpistas e batedores de carteira. Leve uma carteira falsa com pouco dinheiro que você possa entregar caso seja assaltado.

4. Transporte seguro: Evite problemas com viagens aéreas verificando de vez em quando se o seu voo irá atrasar ou se foi cancelado. Ao usar ônibus, certifique-se de ir com empresas confiáveis (com muitos comentários online). Além disso, sempre que possível tente reservar seus ingressos com antecedência para não ficar preso em paradas de ônibus remotas. Caso for pegar táxi e o veículo não tiver o taxímetro, combine o preço com antecedência. E sempre leve um mapa com você para não se perder.

5. Mantenha seus pertences seguros: Evite carregar muita bagagem e invista em um cadeado pequeno e forte. Tente escolher uma mala que não atraia muita atenção, para não parecer que tem algo muito valioso dentro. Nunca deixe sua bagagem sozinha e opte por carteiras com bloqueio de RFID para evitar roubo de identidade*.
(*RFID é uma tecnologia que rouba informações digitais de chips, por exemplo em cartões de crédito e passaporte.)

6. Faça um seguro de viagem: Independe de você ser ou não uma pessoa prevenida, não hesite em fazer um seguro de viagem. Além de cobrir danos inesperados e custos de hospital, ele também protege contra roubo ou perda de pertences pessoais.

7. Tenha informações de emergência à mão: Isso deve abranger os telefones de serviços de emergência locais (polícia, corpo de bombeiros e ambulância), assim como da embaixada do seu país (se houver alguma no seu destino de viagem).

8. Gerencie seu dinheiro: Se você pretende usar cartões de crédito e débito, avise seu banco com antecedência sobre a viagem ao exterior ou talvez seu cartão seja bloqueado por atividades suspeitas. Pesquise antes quais são os melhores lugares para trocar seu dinheiro em moeda local - caixas eletrônicos podem ser escassos em certas localidades. E tenha sempre com você uma pequena quantia em dinheiro.

9. Cuide da sua saúde: Certifique-se de levar alguns remédios básicos com você (para enjoo, analgésicos, repelente de insetos). Consulte seu médico e tome as vacinas necessárias antes de viajar. Assegure-se de que todas as prescrições médicas estejam preenchidas contando alguns dias extras além da data de duração da viagem. #Farmacinha

10. Saiba como se comunicar: Aprenda as frases básicas de emergência como Preciso de ajudaOnde fica o hospital/ delegacia de polícia/ embaixada mais próxima?, e outras, no idioma local. 






CHECKLIST FINAL

Ao viajar, é sempre bom fazer uma última checagem antes de sair de casa. Aqui está uma lista rápida para ajudá-lo a conferir tudo:

✔ Básicos: passaporte, vistos, documentos de seguro de viagem, dinheiro, cartões de crédito, bilhetes

✔ Cópias de todos os documentos importantes, guardados separadamente dos documentos originais

✔ Itinerário de viagem e mapas ou guias dos lugares que você visitará

✔ Uma lista de todas as informações de contato pertinentes, incluindo serviços de emergência, embaixadas e consulados

✔ Informação de hospedagem e reservas

✔ Roupas confortáveis que são adequadas ao clima e à cultura

✔ Remédio para dor, remédio para o estômago, filtro solar, repelente de insetos e outros itens indispensáveis de uso médico, incluindo medicamentos com receita preenchida

✔ Eletrônicos: celular, carregador, adaptador, fones de ouvido, etc

✔ Álcool para as mãos, lenços, fraldas ou outros itens essenciais de higiene

✔ Produtos de higiene feminina, se necessário

Certifique-se de que tudo isso esteja bem guardado em suas malas e mochilas, e aproveite uma viagem mais tranquila e divertida.

Não importa se você vai viajar sozinho, entre amigos, com seu parceiro ou filhos, essas dicas e truques práticos lhe ajudarão a descansar e permitirão que você curta completamente a viagem. Agora, pé na estrada!


Lembre-se, no entanto, de que imprevistos acontecem e não deixe que isso estrague sua viagem. Tenha a mente aberta para encontrar novos caminhos e se adaptar às situações.
Veja também algumas dicas sobre Como Organizar Sua Viagem e 15 Dicas para Viajar de Carro.

Boa viagem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário