quinta-feira, 28 de março de 2019

Turim – Itália

Turim é um comuna italiana (o equivalente a uma cidade) na região de Piemonte, no noroeste da Itália, ali no topo da bota. Ela pode não ser tão conhecida assim, mas é a 4ª maior do país, estando atrás de Roma, Milão e Nápoles!

Além disso, já entrou na classificação de cidades bimilenares; ou seja, com mais de 2 mil anos! Foi fundada como Taurasia, provavelmente no século 3 antes de Cristo!

Para chegar até ela não é difícil. Turim (ou Torino, no original), fica a aproximadamente 150 km de Milão, e essa distância pode ser percorrida em 1h de trem. Ela também não está longe de Gênova, são apenas 170 km de distância.

E o que fazer por lá? Passamos um dia e uma noite no destino e passeamos pelos principais pontos turísticos. No entanto, fica um alerta aqui, acabamos viajando durante um feriado italiano, e a cidade estava LOTADA! Por isso, se possível, escolha bem seus dias de férias.


Roteiro


Comece seu passeio pela Piazza Castello, esta é a praça central de Turim! Bem aberta e espaçosa, com certeza você vai encontrar algum artista de rua ou vendedor de souvernirs por lá. Nela fica o Palazzo Madama, que abriga um museu de artes e peças históricas.


É também pela Piazza Castello que você vai chegar ao Palazzo Reale. Dentro dele há diversas salas reais para você visitar, ou então, apenas atravesse os grandes portões e conheça o jardim que fica atrás do palácio. Nada como um passeio ao ar livre para apreciar a paisagem (e a arquitetura) da cidade.


Um pouco mais adiante do palácio, também na parte da trás, é possível visitar as ruínas das Torres Palatinas. Provavelmente construídas no século 1, estas torres formavam o portão de entrada da cidade e foram preservados até os dias de hoje.


Depois, siga para o Museu Egípcio. Pode parecer estranho um museu sobre o Egito na Itália, mas este aqui possui uma das maiores coleções de peças egípcias do mundo, perdendo só para o museu de Cairo! Depois de passar por uma grande reforma ele foi reinaugurado em 2015 e tem mais de 3.500 peças. Ou seja, separe algumas horinhas para passear por ele.


Outro ponto da cidade bastante famoso (e bem pertinho, aliás, tudo é super pertinho em Turim) é o Mole Antonelliana. Ele é um dos edifícios mais imponentes da cidade e, além de poder apreciar a vista lá de cima (são 168 m de altura), você ainda pode visitar o Museu Nacional do Cinema, que fica dentro dele. Como o Mole fica aberto até mais tarde (normalmente até às 20h), você pode visitá-lo no seu final de tarde. No entanto, não esqueça de considerar um tempo a mais de margem, já que normalmente há uma fila razoável para entrar.

No nosso caso, justamente por ser feriado, a fila estava imensa, e não conseguimos fazer a visita interna. Mas ficamos satisfeitos com a vista do lado de baixo kkk.


Por fim, feche o dia no Parco Del Valentino. Este parque super gostoso fica às margens do rio Pó. Ótimo para uma caminhadinha cercada de verde. E quando estiver por lá, não deixe de conhecer também o Castello del Valentino, que fica bem no meio do parque.


Cansou? Então agora é só relaxar e aproveitar uma deliciosa pizza italiana. Aprovada!! Turim tem muito mais coisa para visitar e conhecer, mas se você só tiver um dia, acorde cedo e conheça esses principais pontos!

 

Nós não conseguimos, mas se você tiver tempo, visite também o Museu do Automóvel, um dos principais museus de Turim.

Buon viaggio e arrivederci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário