quinta-feira, 27 de julho de 2017

Dicionário de comidas alemãs

O post de hoje é um dos mais saborosos desde que mudamos para a Alemanha. Nhami! Totalmente autoexplicativo, você vai encontrar aqui um dicionário com as principais (ou as melhores) comidas alemãs, para não ser pego de surpresa em nenhum restaurante! Elas não são necessariamente originárias da Alemanha, mas com o passar do tempo se tornaram uma marca do país.

Sim, existem diversas outras comidas e nomes, mas essa é uma seleção testada e aprovada, com prato principal, sobremesas e bebidas! Guten appetite!


 Comidas:

Schnitzel
Schnitzel: nós o conhecemos como “bife à milanesa”. É aquela carne fininha empanada. Originalmente surgiu na Itália (!!), mas é super famoso na Alemanha e Áustria. Por aqui encontramos muitas opções de schnitzel, com carne de vitela, frango ou porco. Só falta um limãozinho pra acompanhar.

Kartoffel: esse nome todo significa “batata”. Sim! E esse é um dos principais ingredientes da cozinha alemã, e um dos principais acompanhamentos. Tudo tem batata: é purê de batata, salada de batatas, bolinho de batata, sopa de batata, batata assada, batata frita... A imaginação é o limite!

Eisbein
Eisbein e Schäufele: vamos lá, o primeiro é mais conhecido, é o famoso joelho de porco. Já o segundo é o “irmão”, é o ombro do porco. Normalmente as carnes são assadas ou cozinhas, mas em algumas variações elas também podem ser fritas. Depois de tampo tempo no forno a carne fica tão macia que quase desfia do osso. Quem come, aprova! E você, já experimentou essas iguarias?

Sauerkrauft: normalmente, acompanhando as carnes, você vai encontrar o sauerkraft; ou chucrute; ou ainda, repolho fermentado! O daqui é um pouco mais azedo do que o encontrado no Brasil, mas os alemães adoram. Confesso que não sou muito fã, mas quase sempre com ele vai vir uma batata de consolação kkk.

Wurst, kartoffel e sauerkraft
Wurst: salsicha ou salsichão, o wurst é muuuito famoso aqui e tem em todas as feirinhas de rua! Tem de carne, de porco, de frango... E até vegetariano! Normalmente vem com um molho de curry por cima. Você pode pedi-lo num pratinho, ou em um pão, às vezes vem até acompanhado de um Bretzel – aquele pãozinho salgado em formato de coração; e escreve com B mesmo, invés de P (Oh!).

Knoedel: é um pãozinho, ou uma massinha, que pode ser feito com farinha ou com - adivinhe só - batata, junto de algumas ervas. Ele é cozinho e normalmente é servido com uma carne assada e molho de cerveja - Sauerbraten. Outra curiosidade é que ele pode ser identificado com vários nomes, dependendo do país, como: Kloß ou Kloss, Canedele, ou Knedlíky. =P

Frittatensuppe
Frittatensuppe: por último, mas não menos interessante, Frittaten ou Flädlesuppe é uma sopa de panqueca hahaha. Pois é. Sabe aquele prato que você nunca pensou, mas que se fizesse em casa ia receber de volta, na melhor das opções, um “Da onde surgiu isso?”, então, saiba que ele é muito famoso na Alemanha (principalmente no sul) e na Áustria. E é, na realidade, um caldo de carne (às vezes com legumes) e tiras de panqueca. 

Timão e Pumba já diriam: #ViscosoMasGostoso.



Sobremesas:
  
Apfelstrudel: como principal sobremesa não poderia faltar a famosa torta de maçã alemã – que é originalmente da Áustria. É uma massa folhada bem fininha com recheio de maçãs, canela e uva passas. Ela se tornou tão popular que você encontra a versão congelada no mercado por menos de 2 euros! Não tem como não comer, né?! Ainda mais quando vem acompanhada de creme de baunilha e sorvete! #TOP

Schwarzwälder Kirschtorte: esse aqui é uma descoberta! Esse nomão aí do lado significa Torta Floresta Negra com Cereja! E tem mais, o nome vem justamente por conta da região de montanha no sul da Alemanha chamada de Floresta Negra, ou Schwarzwälder! A sobremesa já é conhecida, mas a receita tradicional conta com camadas de bolo de chocolate, chantili e licor de cereja no meio. Delícia!



Bebidas:

Riesling: bom, a Alemanha é super famosa por cervejas, mas na região dos rios Mosel e Rhein (Reno), você vai encontrar um variedade muito gostosa de vinho branco, chamada Riesling. Feita de uva branca, já diriam os entendidos que a bebida tem “acidez destacada” e que os vinhos deste tipo “são extremamente aromáticos”.  Além disso, a partir dessa uva podem ser produzidos vinhos secos, semi-doces ou extremamente doces. Eu não sou nenhuma entendida, mas acho o vinho uma delícia e surpreendentemente baratos por aqui! $$

Apfelwein: o vinho de maça de Frankfurt já foi comentado aqui neste POST. Ele tem um gosto similar ao de cidra e é destaque dessa região, com alguns produtores em Frankfurt mesmo. O teor alcoólico é bem baixo, assim como o preço, talvez por isso você veja pessoas bebendo Apfelwein que nem água! Alguns restaurantes oferecem a bebida com as opções de puro ou doce (nesse caso, misturando com Sprite ou bebida de limão), e tem até quem misture com vinho rosé. Para quem visitar a região, depois de tantas opções na mesa, não pode passar sem experimentar alguma!

Schorle: essa aqui é mais uma mistura alemã. O Schorle na verdade é a junção da água com gás com algum suco de fruta. A versão mais famosa é a de maçã: Apfelschorle! No entanto, funciona com qualquer suco, inclusive, com vinho. Vá gostar de misturar coisas assim lá na Alemanha!

Se você ficou curioso e quer saber mais comidas típicas e suas regiões, dá uma olhadinha AQUI

Até a próxima!
Fonte das Fotos: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário