Minha Vez de Falar... por Mariana Fragoso Rossi
A Mari foi uma daquelas surpresas felizes que acontecem na vida. Nos conhecemos em Amsterdam, na nossa época de expatriadas pela Europa. Esta carioca super bem animada passou a lua de mel na Itália, antes de imaginar que mudaria de mala e tudo para o velho continente. Hoje o Hobby do Dia vai contar a história dela nessa romântica aventura.
“Decidimos pela Itália por ser onde Sandro tem origem, e também porque dizem ser maravida. Bom, é maravida mesmo!” ♡
O roteiro:
Foram ao todo 17 dias pela Itália, entre maio e junho de 2017, divididos em 3 etapas:
- Cidades grandes: Roma, Milão e Florença
- Uma semana com agência de turismo: visitando cidades próximas como Bolonha, Pisa, Assis e Veneza
- Rota de vinho com carro alugado pela região de Chianti
“Achamos Roma um pouco bagunçada – estava em pleno verão -, depois fomos para Milão, onde gostamos mais, daí fomos para Florença e lá encontramos com o grupo. Ficamos 7 dias com a agência mas para lua de mel achei muita correria ter que ficar trocando de hotel, arrumando mala, etc ... E depois fomos fazer a rota dos vinhos sozinhos, foi a melhor parte! Pegamos um carro, nos hospedamos em Impruneta e ficamos passeando pela região!”
E é sobre essa última etapa que vamos falar hoje!
Contextualizando: a Toscana é uma região central da Itália bastante grande; são aproximadamente 23 mil km², que engloba Pisa, Livorno e Florença – a capital regional. Dentro da Toscana há uma região menor chamada Chianti (como você pode ver na imagem abaixo é a região delimitada em preto), famosa pela sua enogastronomia, ou seja, muitas e muitas vinícolas. E, dentro de Chianti, existem diversas comunas italianas, que nada mais são do que pequenas cidades, que formam a rota do vinho.
Wikipedia - By User: Kattivik - My own work on already published on Commons, CC BY 2.5 |
“Eu indico fazer a Toscana na lua de mel e se concentrar nesta região mesmo. Relaxe por lá e esqueça o resto.”
Impruneta
“Na estrada é possível achar vinhos à venda também – são de pequenos produtores, bem baratos -, além disso você vê as plantações e os castelos medievais. O ideal é fazer tudo de carro, porque assim você vai parando e aproveitando tanto as vinícolas como a paisagem de plantações típica da Toscana, com aquelas árvores bem longas – os ciprestes.”
Em Impruneta, entre outubro e dezembro, você também pode assistir ao processo de prensa das azeitonas – para fazer azeite. A comuna fica a apenas 20 km de Florença.
San Gimignano
“Quem for visitar San Gimignano não precisa se hospedar lá; pode ficar em Impruneta, por exemplo. É tudo bem pertinho.” (A distância entre as duas cidades é de 45 km.)
Venda de vinhos no meio da estrada |
Praça e castelo de San Gimignano |
No centro da cidade, que ainda conserva suas características medievais, não é permitido circular automóveis, o que é ótimo para uma caminhadinha despreocupada. Não deixe de apreciar a vista do topo da cidade para o Vale de Elsa. Ah, é ali que fica também a melhor sorveteria do mundo (campeão 2006-2007). Que tal?
Gelateria Dell´Olmo |
Wine Tour: descobrindo o melhor vinho
“A Toscana é separada por regiões de plantação de vinhas, então fomos em CHIANTI descobrir a uva San Giovese. É um vinho leve e que não dá dor de cabeça por ser orgânico. Ali, aprendemos sobre o solo e como é importante ele ser resistente. É tudo feito pela natureza com o mínimo de interferência humana. O tour que fizemos (Love4Wines) durou 7 horas; eles fornecem van, oferecem queijos e vinhos à vontade, e o guia acompanha e explica tudo!”
San Giovese é uma variedade de vinho tinto italiano. Seu nome deriva do latim e significa “Sangue de Júpiter”. A uva é muita difundida na Toscana, mas já se tem conhecimento dela desde o século 16.
Quer saber mais sobre outras variedades de vinho? Então leia sobre o vinho do Porto e o vinho fortificado Xerez.
A Itália te espera! Arrivederci!
Nenhum comentário:
Postar um comentário