quinta-feira, 2 de maio de 2019

Rota dos Vinhos na Toscana – Itália

Minha Vez de Falar... por Mariana Fragoso Rossi



A Mari foi uma daquelas surpresas felizes que acontecem na vida. Nos conhecemos em Amsterdam, na nossa época de expatriadas pela Europa. Esta carioca super bem animada passou a lua de mel na Itália, antes de imaginar que mudaria de mala e tudo para o velho continente. Hoje o Hobby do Dia vai contar a história dela nessa romântica aventura.

“Decidimos pela Itália por ser onde Sandro tem origem, e também porque dizem ser maravida. Bom, é maravida mesmo!”


O roteiro: 

Foram ao todo 17 dias pela Itália, entre maio e junho de 2017, divididos em 3 etapas:

  • Cidades grandes: Roma, Milão e Florença
  • Uma semana com agência de turismo: visitando cidades próximas como Bolonha, Pisa, Assis e Veneza
  • Rota de vinho com carro alugado pela região de Chianti

“Achamos Roma um pouco bagunçada – estava em pleno verão -, depois fomos para Milão, onde gostamos mais, daí fomos para Florença e lá encontramos com o grupo. Ficamos 7 dias com a agência mas para lua de mel achei muita correria ter que ficar trocando de hotel, arrumando mala, etc ... E depois fomos fazer a rota dos vinhos sozinhos, foi a melhor parte! Pegamos um carro, nos hospedamos em Impruneta e ficamos passeando pela região!”

E é sobre essa última etapa que vamos falar hoje!




Contextualizando: a Toscana é uma região central da Itália bastante grande; são aproximadamente 23 mil km², que engloba Pisa, Livorno e Florença – a  capital regional. Dentro da Toscana há uma região menor chamada Chianti (como você pode ver na imagem abaixo é a região delimitada em preto), famosa pela sua enogastronomia, ou seja, muitas e muitas vinícolas. E, dentro de Chianti, existem diversas comunas italianas, que nada mais são do que pequenas cidades, que formam a rota do vinho.


Wikipedia - By User: Kattivik - My own work on already published on Commons, CC BY 2.5

A Mari e o Sandro (o marido dela) escolheram duas delas para visitar durante os últimos dias da lua de mel, foram elas Impruneta San Gimignano. Nesse período eles aproveitaram também para fazer um Cheesy Wine Tour, um super presente que ganharam da sogra!

“Eu indico fazer a Toscana na lua de mel e se concentrar nesta região mesmo. Relaxe por lá e esqueça o resto.


Impruneta

“Na estrada é possível achar vinhos à venda também – são de pequenos produtores, bem baratos -, além disso você vê as plantações e os castelos medievais. O ideal é fazer tudo de carro, porque assim você vai parando e aproveitando tanto as vinícolas como a paisagem de plantações típica da Toscana, com aquelas árvores bem longas – os ciprestes.”


 


Em Impruneta, entre outubro e dezembro, você também pode assistir ao processo de prensa das azeitonas – para fazer azeite. A comuna fica a apenas 20 km de Florença.


San Gimignano

“Quem for visitar San Gimignano não precisa se hospedar lá; pode ficar em Impruneta, por exemplo. É tudo bem pertinho.” (A distância entre as duas cidades é de 45 km.)


Venda de vinhos no meio da estrada
Praça e castelo de San Gimignano

No centro da cidade, que ainda conserva suas características medievais, não é permitido circular automóveis, o que é ótimo para uma caminhadinha despreocupada. Não deixe de apreciar a vista do topo da cidade para o Vale de Elsa. Ah, é ali que fica também a melhor sorveteria do mundo (campeão 2006-2007). Que tal?

Gelateria Dell´Olmo

Wine Tour: descobrindo o melhor vinho

 “A Toscana é separada por regiões de plantação de vinhas, então fomos em CHIANTI descobrir a uva San Giovese. É um vinho leve e que não dá dor de cabeça por ser orgânico. Ali, aprendemos sobre o solo e como é importante ele ser resistente. É tudo feito pela natureza com o mínimo de interferência humana. O tour que fizemos (Love4Wines) durou 7 horas; eles fornecem van, oferecem queijos e vinhos à vontade, e o guia acompanha e explica tudo!” 



San Giovese é uma variedade de vinho tinto italiano. Seu nome deriva do latim e significa “Sangue de Júpiter”. A uva é muita difundida na Toscana, mas já se tem conhecimento dela desde o século 16.


Quer saber mais sobre outras variedades de vinho? Então leia sobre o vinho do Porto e o vinho fortificado Xerez.

A Itália te espera! Arrivederci!

Nenhum comentário:

Postar um comentário