quinta-feira, 9 de maio de 2019

Os moinhos de Amsterdam

Vista do Moinho Van Sloten
Quando a gente pensa no Reino dos Países Baixos (também conhecido como Holanda) sempre vêm à mente aquela imagem de canais cortando a cidade, com bicicletas passando, provavelmente algumas vaquinhas holandesas e um moinho no fundo. Bom, isso tudo existe, e muito por essa região!

Apesar de Amsterdam ser super multicultural, desenvolvida e bastante turística (às vezes até demais, leia sobre os 9 Problemas de Amsterdam), ainda é fácil encontrar este cenário por aqui – talvez não todos os elementos ao mesmo tempo -, inclusive os tão queridos moinhos de vento!

Todos os anos, no segundo final de semana do mês de maio, o país comemora o Dia Nacional dos Moinhos! E eles levam isso muito à sério! Afinal, esta ferramenta foi imprescindível para o desenvolvimento e construção do país que tem um quarto do seu total abaixo do nível do mar, como já dissemos AQUI. Dá-lhe moinhos para drenar toda essa água e manter esse sistema bastante complexo.

São cerca de 1200 molens (= moinhos) no país inteiro, operados em sua maioria por voluntários! E eles não são apenas hídricos, você encontra moinhos de vários tipos, desde temperos & especiarias, pó para produção de tintas, chocolate, óleos, serragem e muito mais!

E se você ficou interessado, não precisa sair por aí caçando moinhos; eles são bem fáceis de achar. Na cidade de Amsterdam, por exemplo, você pode admirar pelo menos 8 moinhos espalhados. Quer saber onde ficam e quais são eles? Então vamos lá:

Os 8 moinhos na cidade de Amsterdam


- Molen De Gooyer

Começando pelo mais legal, o De Gooyer é o moinho de madeira mais alto do país, com 26,6 m de altura. Ele fica na parte leste da cidade, bem pertinho do zoológico. Foi construído no século 16 e movido para o lugar atual em 1814, para ser um moinho de grãos, mais especificamente, de farinha. Hoje em dia é possível fazer um tour interno pelo moinho. Logo ao lado dele fica a cervejaria artesanal Brouwerij't IJ. Aproveite para conhecer os dois de uma só vez!





- Molen De Bloem

Na parte oeste da cidade, mas ainda dentro do anel rodoviário de Amsterdam, fica o Molen de Bloem, de frente para o Westerpark (parque do oeste). Construído no século 16, ele foi reformado e alterado em 1768, e depois movido para sua localização atual, em 1878. Assim como o De Gooyer, também era um moinho de farinha. Seu nome significa Moinho das Flores, pois estava inicialmente localizado no Canal das Flores (Bloemgracht). Se você quiser ver o moinho e aproveitar um passeio no parque, o seu combo é este daqui!




- Molen De Otter

Pertinho do De Bloem está o moinho De Otter – há apenas 1,2 km do Museu da Anne Frank. Ele é bastante simples, mas é conhecido como um dos mais antigos do país, construído em 1631! Na época, ele ficava nos limites da cidade! Ainda hoje o De Otter funciona, uma vez por semana, para produzir serragem.




- Krijtmolen d’Admiraal

Agora seguindo para o norte, do outro lado do IJ, o canal principal, está o Krijtmolen d’Admiraal. Este moinho foi construído em 1792 pela família Admiraal (que significa Almirante; inicialmente era apelido de um dos patriarcas e acabou virando sobrenome!). Este moinho de giz/calcário ainda funciona e tem uma oficina na sua parte de trás. Que tal fazer um passeio de bicicleta pelos parques da região norte de Amsterdam?




- Molen Van Sloten 

Fora do anel rodoviário, seguindo na direção sudoeste (caminho do aeroporto) fica o Molen Van Sloten. A região de Sloten seria como um dos bairros de Amsterdam. Ele é uma gracinha e, apesar de sua construção inicial ser de 1847, ainda hoje é super bem conservado e tem um museu dentro dele, com direito a tour e explicações sobre seu funcionamento. Este é um dos moinhos que ajudam a bombear a água para administrar as comportas e os canais - sim, isso realmente existe e acontece. Além do passeio, aproveite a linda vista lá de cima.


 


Além destes 5 moinhos, existem outros 3 nos arredores de Amsterdam, mas que eu ainda não consegui visitar.  Os 3 operam com o bombeamento de água.

Na parte oeste da cidade ficam o Molen De 1200 Roe, de 1632, e o Molen De 1100 Roe, de 1674. É possível avistar o primeiro da estrada, já o segundo, caso você tenha interesse, tem um hotel Bed&Breakfast lá dentro! Já o mais ao sul, no finalzinho parque Amstel está o De Riekermolen, de 1636.

Molen de 1200 Roe
Molen de 1100 Roe
De Riekermolen

Se você quiser descobrir todos os moinho dos Países Baixos, pode acessar a base de dados de moinhos aqui.

Dois outros lugares INCRÍVEIS para ver mais moinhos bem de pertinho são Zaanse Schans (conhecida como a Vila dos Moinhos há apenas 20 minutos de Amsterdam)  e a região de Kinderdijk, que é Patrimônio Cultural da Unesco.

Bom passeio!Tot ziens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário