quarta-feira, 3 de abril de 2019

9 problemas de Amsterdam

Se você tem planos de visitar Amsterdam, não mude de ideia! Essa pequena grande cidade é realmente uma delícia! As pessoas são sempre simpáticas, as flores na primavera são lindas, a criminalidade é baixa e você pode atravessar a cidade de bicicleta em meia hora!

No entanto, conforme vamos descobrindo coisas boas, com o tempo também fomos percebendo algumas características ruins. Elas existem em todos os lugares, não há como negar, e nem são tão ruins assim, mas se você pretende passear ou se mudar para Amsterdam, veja 9 problemas da cidade e chegue consciente sobre o pior que você pode encontrar.

Conheça também 9 problemas da Alemanha.


Problema com turistas: na década de 90 o turismo em Amsterdam não ia tão bem, foi então que, no começo dos anos 2000, uma nova campanha foi lançada, junto com o famoso símbolo Iamsterdam. O incentivo deu tão certo que hoje a cidade já sofre problemas com o alto número de turistas. Jovens bêbados e que vêm para a cidade apenas para farrear são a principal preocupação dos governantes, já que muitas vezes acabam não respeitando as leis locais. No final de 2018 uma política de combate ao “turismo de massa” foi lançada, limitando construções relacionadas ao turismo, divulgando cartazes sobre multas e comportamento e até limitando o consumo de álcool nas ruas da cidade. Aos poucos a cidade vai se tornando menos receptiva ao turismo.

Lerdeza nos serviços: em parte talvez seja um pouco pela burocracia, mas seja para trocar um vidro quebrado da janela, arrumar o aquecimento da casa, tirar a carteira de motorista, instalar a internet, eu diria que para a maioria dos serviços, este país É MUITO LERDO! Os agendamentos são demorados e, por vezes, tem mais de um mês de espera; as pessoas responsáveis não respondem ao certo o que você quer saber e passam a impressão de que estão te fazendo um favor, e não o trabalho delas. A Holanda preza muito pelo equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, tanto que às vezes parece que tende mais para a vida pessoal do que para o trabalho em si. =O

Holandês x Inglês: que esta língua é muito louca nós já sabemos, mas todo mundo aqui sabe falar inglês. No entanto, isso tem tanto um lado bom quanto um ruim. O que pode parecer ótimo para os turistas já não é tão bom para imigrantes. Eu explico: quem chega falando inglês é tabelado como turista, então é importante aprender a língua local, já que todas as notificações de correio e sites da prefeitura são em holandês. No entanto, se você arriscar falar um holandês meio torto, eles automaticamente já mudam para inglês, o que salva na hora mas atrapalha no aprendizado.

Sistema de Saúde: este tema é bem polêmico por aqui! Já expliquei AQUI que o sistema de saúde é uma mistura de público com particular, uma vez que é subsidiado pelo governo, e todo mundo que vai ao médico tem que passar primeiro pelo Huisarts, o “médico da família”. Ele é uma espécie de clínico geral e que faz uma triagem para encaminhar ou não (na maioria da vezes, não) a um especialista. Além disso, a medicina por aqui foca no tratamento e não na prevenção (check-up ginecológico só a cada 5 anos), o que diminui ainda mais a sua chance de conseguir um exame. E, como os remédios também são subsidiados pelo governo, normalmente você vai ouvir um “volte pra casa e descanse por alguns dias” antes de conseguir um tratamento efetivo. Em parte isso é bom, pois o corpo vai se curando e muitas vezes evita com que você tome medicamentos desnecessários, mas às vezes isso realmente pode ser um problema por aqui.

Vento, ventania...: sou muito feliz por não enfrentarmos um clima estilo canadense por aqui; são poucos os dias de neve e temperatura negativa. No entanto, o que domina Amsterdam por vários meses do ano são os ventos e a chuva. Pode não parecer muito ruim, mas ventos de 100 km/h interrompem o funcionamento de aeroportos, atrapalham o trânsito de bicicletas (já vi pessoas caindo na rua), e dificultam tarefas básicas como ir ao mercado ou escola. Já as chuvas, nem sei por onde começar ... Existem incontáveis nomes e tipos para elas. Para se ter uma ideia, veja esse fantástico vídeo do Survival Guide to the Dutch e tente sobreviver ao clima holandês!

Roubo de bicicletas: esse problema realmente é um PROBLEMA! Apesar da violência e crimes serem baixos por aqui, o roubo de bicicletas é incrivelmente alto, e ninguém parece se importar muito com isso. Hoje em dia, já é visto como algo normal e uma situação que você irá passar caso resida por um tempo em Amsterdam, mesmo se você andar com o kit completo de trava na roda traseira e corrente na roda dianteira! As estatísticas são estarrecedoras: entre 50 mil e 80 mil bicicletas são roubadas por ano só na cidade de Amsterdam, de acordo com a Polícia local!!! Além disso, 58% dos roubos acontecem na frente da casa dos donos, e a maioria, durante o dia! Muita cara de pau, né?

Tá tudo liberado: isso é o que pensa muita gente que visita Amsterdam. A cidade se diz muito bem resolvida no quesito sexualidade, apesar de ter algumas polêmicas quanto ao Distrito da Luz Vermelha, onde prostitutas ficam expostas nas janelas. Entendo que para os holandeses isso possa ser algo normal já, mas para quem vem de fora, acaba sendo um pouco chocante, principalmente quando chegam com crianças por perto. Além disso, próximo a este distrito há um excesso de lojas de produtos sexuais. Por conta de tudo isso, diversas propagandas - propagandas de produtos em geral - começam a apresentar um conteúdo mais explícito, para atingir a população já acostumada.

Maconha: além da prostituição legalizada, Amsterdam ficou bastante famosa pela liberação de drogas leves, como a maconha. O que cada um faz ou deixa de fazer é da sua própria conta, até o momento em que começa a interferir na vida dos outros. O problema, no caso, são pessoas que perdem a noção da realidade e se tornam um perigo para outros. Há casos de turistas que, depois de fumar maconha, invadem casas alheias; quebram fechaduras e destroem patrimônio público; se tornam agressivos dentro do transporte público; berram de madrugada e não respeitam horários de silêncio; entre outros. Se acontecer de vez em quando, é tolerável, mas quando começa a ser frequente, será que ainda é aceitável?

Patriotismo bancário: descobrimos que os holandeses não são patriotas apenas no futebol, mas também no que diz respeito à conta em banco. Durante nosso período morando em Amsterdam tivemos algumas experiências com estabelecimentos (e sites) que só aceitavam o pagamento caso você tivesse uma conta bancária holandesa – não importa se você já tem conta na Europa, seja da Alemanha, Portugal ou França. Desde fazer o cartão de fidelidade do cinema à compra de móveis nas lojas Ikea, se você não tiver uma conta local ou um cartão de crédito do país, diga tchau tchau.


Apesar desses problemas, reforço que Amsterdam tem muito mais benefícios, seja para visitar ou morar. Se você consegue enfrentar as dificuldades acima sem muita dor de cabeça, este é o seu lugar!

Imagens retiradas do Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário