quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Ilha De Santo Aleixo – PE

Localizada no estado de Pernambuco, a ilha de Santo Aleixo tem chamado a atenção dos turistas e se destacado como mais um paraíso brasileiro, ainda não tão conhecido.

Ela fica a cerca de 3 km do continente e é uma ilha particular, mas o uso de suas praias é permitido para uma quantidade limitada de pessoas por dia.

Bem pequena, ela já passou pelo controle dos espanhóis em 1527, dos franceses em 1531, de corsários holandeses em 1687, até chegar ao que é hoje. De uns tempos para cá, virou roteiro turístico e começou a receber passeios de barco, realizados por uma única empresa, a Monteiros Tour.

Como o número de visitantes por dia é limitado, é recomendado agendar o passeio antes. A companhia oferece o translado de lancha, guarda-sol e cadeiras na praia, passeio de caiaque no local e um tour pela ilha (é bem rapidinho, mas é bem bacana). Lá você encontrará um restaurante flutuante onde poderá pedir o almoço ou lanche. O passeio dura cerca de 5 horas e tem 3 horários de saída pela manhã (9h30, 10h e 10h30). O valor, em janeiro/2018 era de R$ 60,00 por pessoa.

À esq, o restaurante flutuante

O ponto de partida para a ilha é na Barra se Sirinhaém, que fica perto de conhecidos destinos, como de Porto de Galinhas/PE (37 km), Recife/PE (85 km), Maragogi/AL (67 km) e Maceió/AL (200 km). Conseguimos pegar o barco das 9h30 e chegamos nesse paraíso ainda vazio.


Santo Aleixo realmente tem um mar lindo, de águas bem clarinhas e quase uma piscina. É bem tranquilo e ótimo para famílias com crianças. Por volta das 11h fomos dar uma volta na ilha com o guia, subimos algumas pedras vulcânicas (se tiver um sapato próprio, é melhor – no nosso caso, fomos de chinelo mesmo) e chegamos no pontos mais altos da ilha. Ali, o guia conta uma historinha do descobrimento, cheia de risos e piadinhas, tiramos algumas fotos e continuamos o passeio.


Ao descer de volta para a praia, chegamos no outro lado da ilha, onde há um lugar especial para fazer flutuação. Vale lembrar que quanto mais baixa estiver a maré, melhor será sua observação. Nós levamos conosco uma máscara de snorkel, mas você pode alugar ali na hora. O passeio dura cerca de 40 minutos e estávamos de volta na hora certa para o almoço.

Chegando na praia da Ferradura para observar os peixinhos na piscina natural

Quando os preparativos da volta começarem, os funcionários oferecerão diversos atrativos regionais para você comprar como cocada, licor de jenipapo, foto de lembrança, amendoim e coisas do tipo. E olha, uma cocadinha é sempre bem vinda, não?!

Depois de mais sol e mar, voltamos para Barra de Sirinhaém por volta das 16h, prontas para pegar a estrada – que é bem tranquila – de volta até nossa estadia.


Importante, quando você for para Santo Aleixo, não esqueça seu protetor solar! O calor por ali é bem forte.

De resto, relaxe e desfrute da belíssima paisagem da ilha!

Deixo aqui um beijo especial para a minha guia particular, Kamila Ricchiero, que me indicou o passeio! A Ka e o André pegaram as malas e partiram de São Paulo para Alagoas, ali pertinho de Maragogi. Em breve teremos mais notícias deles por aqui!!

Boa praia e boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário