quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

O Paraíso de Fernando de Noronha – Praias e Pôr do sol

O arquipélago de Fernando de Noronha é sonho de muita gente; conhecido por ser o paraíso brasileiro, o local realmente é incrível e não tem igual! Foi formado há 12 milhões de anos pela erupção de um vulcão e por isso tem sua superfície coberta de pedras vulcânicas.

No entanto, para chegar até lá é preciso abrir o cofrinho $$. Você pode ler aqui Tudo O Que Precisa Saber Antes De Ir e se informar sobre as taxas ambientais exigidas, custos, segurança e muito mais.

Por conta dos custos, normalmente as estadias em Noronha não são muito longas. A maioria das pessoas que vimos fica de 4 a 5 dias (para nós esta quantidade de dias foi ideal, já que foi possível fazer os principais passeios e conhecer a ilha toda).

Mapeando: a ilha principal é dividida em duas costas, a do Mar de Dentro, voltada para o Brasil, e a do Mar de Fora, para a África. A primeira é mais tranquila e tem o acesso um pouco mais fácil, apesar de a ilha ser cheia de subidas e descidas; é deste lado também que você vai ver o sol se pôr, com vistas incríveis. Já a segunda costa é mais recortada e fica praticamente toda dentro do Parque Nacional Marinho - aqui você vai precisar do cartãozinho emitido pela EcoNoronha para ter acesso às praias.

Os horários ali são regidos pelo sol e pelas marés. Ou seja, se você quiser aproveitar, nada de dormir até tarde. A agenda é: passeios durante o dia e pôr-do-sol à tarde.

Veja nosso Roteiro de 5 Dias aqui. Abaixo, conheça as praias e os melhores lugares para ver o pôr do sol!


Praias:


MAR DE DENTRO

Na costa do Mar de Dentro ficam as praias mais calmas (mas isso não vale para o ano todo, hein!). Apesar das ladeiras que você vai encontrar pelo caminho, chegar até elas é bem mais fácil do que na costa do Mar de Dentro. No canto leste da ilha vamos encontrar a Baía de Santo Antônio, onde fica o Porto de Noronha (conhecida também como Praia do Porto). Com águas cristalinas, ali é o lugar ideal para quem quer aprender a mergulhar de cilindro. Mas com um snorkel apenas você já consegue chegar ao navio naufragado no mar. Justamente pelo mar ali ser bastante sossegado, na nossa passagem pela praia encontramos muitas crianças e adultos que não sabiam nadar se banhando ali.



Ao lado, fica a Praia da Biboca, linda mas cheia de pedras, seguida pela Praia do Cachorro. Nela você encontra também o Buraco do Galego, divulgado recentemente pela atriz Bruna Marquezine, mas que só é acessível com a maré baixa. Para acessar a praia, é preciso descer uma escadaria de pedras.



Ao lado fica a Praia do Meio. Ela é pequena e tem o mar mais agitado, mas é famosa pelo badalado Bar do Meio. Ele fica entre duas praias e é um ótimo lugar para assistir a um belíssimo pôr-do-sol. Mas se prepare, pois ali os preços são no “padrão Noronha”.



Do outro lado do Bar do Meio fica a Praia da Conceição. Ela é um pouco mais longa do que a maioria e acaba no Morro do Pico – o ponto mais alto de Fernando de Noronha. Ali você pode alugar guarda-sol e cadeiras. Apesar de ser bastante tranquila e boa para banho, há alguns meses em que o mar fica agitado e ela é invadida por surfistas.



Atrás do Morro do Pico está a Praia do Boldró, que é frequentada praticamente pelos hóspedes do hotel ao lado. Em seguida está a Praia dos Americanos, que anteriormente era meio praia de nudismo (!!), e a Praia do Bode, com acesso às piscinas naturais apenas durante a maré baixa.

Já se aproximando do final da ilha, fica a Praia Cacimba do Padre, com acesso pela estrada de terra. A praia é larga e bastante frequentada para banho. Ela fica do ladinho do Morro dos Dois Irmãos, é lindo!



A atração próxima à Praia Cacimba fica na parte esquerda, subindo as pedras durante a maré baixa. Ali há um mirante improvisado com acesso a uma vista incrível. Depois de apreciar a paisagem, continue nas pedras e chegue a próxima praia, a Baia dos Porcos, com um mar turquesa e piscinas naturais de tirar o fôlego. Você não vai querer sair dali tão cedo, mas fique de olho na maré para conseguir voltar, hein!



Para fechar o Mar de Dentro com chave de ouro, uma das últimas praias deste lado é a do Sancho, eleita algumas vezes a praia mais bonita do Brasil e duas vezes pelo TripAdvisor como a mais bonita do mundo! Para começar, lá de cima há um Mirante de onde é possível ver a praia toda. Nós, inclusive, avistamos um tubarão de 1,5 m e uma arraia!!! No entanto, para chegar até o mar é preciso fazer por merecer e descer os cerca de 70 m de altura... Próximo ao mirante você vai encontrar uma escada na vertical – estilo de bombeiros – que foi colocada entre as rochas. São dois lances desta escada, somando cerca de 40 degraus, em seguida há mais um lance de escada normal para chegar até a areia. Ufa! Depois disso, aproveite um banho com snorkel para observar a fauna marinha!



E, próximo ao Mirante do Sancho fica o Mirante da Baia dos Golfinhos. Apesar do nome, não é tão fácil assim avistar os golfinhos rotadores. Para isso é preciso chegar bem cedo, por volta de 5h ou 6h da manhã, para vê-los voltando após se alimentarem durante a noite. Todo dia há um biólogo por lá para orientação dos turistas e controle dos animais. Mesmo sem golfinhos, a vista de cima é muito linda!



#Dica: para ver golfinhos, uma opção é fazer o passeio de barco pela ilha!


MAR DE FORA

Continuando o contorno da ilha, já na costa do Mar de Fora, está a Praia do Leão, famosa por ser local de desova das tartarugas. É possível acessá-la, apesar do mar agitado, mas há um controle grande do Projeto Tamar para a proteção dos animais e dos ovos. O nome da praia vem de uma pedra no meio do mar que lembra, levemente, um leão-marinho.



Depois de tantas pedras e subidas, a Praia do Sueste tem acesso fácil, direto da estrada de asfalto (dá até pra chegar de ônibus) e é, na minha opinião, o melhor lugar para fazer snorkel! Já no rasinho encontramos dois filhotes de tubarão (veja na foto). Entramos no mar junto com o guia e em meia hora vimos tartarugas, o tubarão-pai, arraias, lagostas e muitos peixinhos. É impressionante! Mas não se esqueça de que para acessar esta praia é preciso ter o ingresso do Parque Marinho.



As praias a seguir são todas acessadas por trilhas e precisam ser agendadas e acompanhadas por guias, são elas: Enseada do Abreu, Praia da Atalaia, Praia da Pontinha e Praia da Caieira. Todas elas apresentam piscinas naturais na maré baixa mas têm um número controlado de visitantes para a preservação do ambiente. Nós conseguimos visitar, em uma mesma trilha, a Pontinha e Caieira.

Para chegar até a primeira é preciso caminhar sobre as falésias, em meio à grama e terra e com uma vista de cima da praia. Descendo o morro estará a praia da Pontinha.



Após um mergulho nas piscinas deste local, seguimos adiante um caminho inteiro em cima de pedras vulcânicas – teoricamente, há meses em que há mais areia na praia, no entanto, em novembro só encontramos pedras no nosso caminho. O percurso é um pouco cansativo e exige bastante atenção para não pisar em pedras soltas ou torcer o pé. No final dele fica a Praia de Caieira com mais piscinas e mais peixinhos!



Por fim, oposto ao Porto fica o Buraco da Raquel: uma pedra gigante com um buraco no meio. Por conta da preservação não é permitido acessar ali, sendo possível apenas fotografar e observar. O nome remete à filha do comandante da prisão (quando Noronha foi uma prisão!), que costumava se esconder por ali.



Pôr do sol


Agora que você já conhece as praias, saiba onde apreciar um lindo pôr do sol em Fernando de Noronha.

Bar do Meio: ele fica entre a Praia do Meio e a Praia da Conceição e é um dos points mais badalados da ilha. Apesar dos preços, o lugar é bastante acolhedor e sempre tem uma música ao vivo para acompanhar a despedida do sol atrás do Morro do Pico.



Forte Nossa Senhora dos Remédios: pertinho da Vila dos Remédios, onde fica o centro de Noronha, está o Forte. Para chegar lá é preciso encarar algumas rampas e escadas, mas a vista compensa. Chegue mais cedo para pegar um lugar bacana. De lá é possível ver tanto o Morro do Pico (maior) como o Morro Dois Irmãos (ao fundo).



Bar do Cachorro: na parte de baixo do Forte Nossa Senhora dos Remédios fica o Bar do Cachorro, com vista para a praia do Cachorro. O ambiente também é bastante convidativo e tem apresentação de saxofone e flauta, ao vivo, na hora do pôr do sol.



Fortinho do Boldró: também conhecido como Mirante do Boldró, o antigo Forte tem a vista para o Morro Dois Irmãos. Assim como o Forte de Nossa Senhora, não precisa pagar nada, por isso enche de gente e é ponto final do passeio IlhaTour. Por ali você também vai encontrar música ao vivo e um lindo pôr do sol.



Restaurante Mergulhão Praia do Porto: infelizmente não conseguimos assistir ao pôr do sol deste lugar, mas dizem ter uma bela vista do sol ao lado do Morro do Pico, na praia do Porto.

Aproveite todos os seus minutos em Noronha e todas as fases do sol noronhense! Boa praia e boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário