quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Algarve – Portugal

Você já ouviu falar da região de Algarve, em Portugal? Conhecida por suas belas praias, o local também se destaca pelas falésias de mais de 40 m de altura, uma comida deliciosa e muito vinho português! Este é o típico roteiro BBB que você estava esperando: bom, bonito (demais) e barato!

Algarve é, na verdade, uma região no extremo sul de Portugal que vai desde a costa Atlântica até a divisa com a Espanha e engloba 16 municípios, sendo Faro o maior (com 65 mil habitantes). São eles: Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.

Esta é a região turística mais importante de Portugal, apesar de Lisboa e Porto também serem destinos imperdíveis! Nós optamos por passar o Natal em Algarve e fugir um pouco do frio da Europa, uma vez que a média da temperatura máxima no inverno é de 18° C – no verão, ela muda para 30° C.

Alugamos uma casa pelo site Airbnb em Faro, já que era a maior cidade e onde fica o aeroporto. Em Portugal, acredito que a forma mais prática de locomoção seja com automóvel. Além de ter maior flexibilidade de horário e de locais, o aluguel no país é bem barato se comparado a outras cidades europeias. (Pagamos € 45,00 no aluguel de um carro para 5 pessoas, por 10 dias!)


Faro

Logo que chegamos fomos conhecer Faro. Na cidade você irá encontrar diversas construções antigas, como as Muralhas de Faro, alguns palacetes, museus e inclusive um porto. O litoral ali é bastante recortado e com algumas pequenas ilhas, por isso, a praia de Faro fica do outro lado, dando a volta pelo aeroporto ou pegando uma balsa direto da Marina. Apesar de ser ligada ao continente por uma de suas pontas, a praia é uma das “ilhas-barreira” da região e, enquanto o mar está de um lado, do outro há uma área alagadiça; ou um sapal, chamado Ria Formosa – é uma área protegida que faz parte do Parque Nacional. A praia é bem bonita e a ilha tem cara de fervilhar durante a alta temporada. Para quem interessar, é possível fazer um passeio de barco pelas ilhas de Faro.


Ria Formosa

Albufeira

Há 40 km de Faro fica Albufeira com mais comércio, várias opções de restaurantes e uma vida noturna mais agitada – mais turística, talvez. Na nossa primeira visita ao local, fomos direto ao Miradouro Róssio, assistir ao pôr do sol. Que vista! Depois, aproveitamos para passear no centro antigo e ver as lojinhas de artesanato. Na segunda ida à cidade, fomos direto para a Marina de Albufeira, fazer o passeio de barco pelas falésias de Benagil!


Sol de um lado e lua do outro no Miradouro Róssio

Lagoa

A praia de Benagil fica no município de Lagoa e é uma das atrações principais de Algarve – ali fica o Algar de Benagil, que é uma espécie de gruta ou caverna. Durante os meses de verão é possível chegar ali de caiaque, no entanto, nós preferimos sair da marina de Albufeira e admirar os quase 15 km de costa de uma praia a outra. Vale ressaltar os barcos são, em sua maioria, abertos e expostos ao vento (apesar de a tripulação disponibilizar casacos corta-vento) e, dependendo da maré, este pode ser um passeio bem agitado e radical! Apesar disso, as paisagens são muito muito lindas, a água é verde e as cavernas ao longo das falésias são demais! Se você tiver sorte, durante o percurso poderá até avistar golfinhos!






Lagos

Cerca de 30 km de Lagoa está Lagos, com algumas das praias mais bonita de Portugal e também do mundo! Por ali você vai encontrar a praia da Batata, dos Estudantes, do Pinhão, Dona Ana, do Camilo e o Farol da Ponta de Piedade. Nós escolhemos visitar os 3 últimos pontos! Cada um é uma atração em si  e já aviso, para chegar a estes três é preciso descer uma escadaria da falésia até as praias, mas compensa! De cima já é possível avistar o que te espera lá embaixo: uma água verde e transperante, com areias brancas e falésias por todos os lados. Na praia Dona Ana, nós atravessamos uma pequena falésia do lado esquerdo e chegamos a uma praia reservada! Já na praia do Camilo, há um túnel que te leva a uma outra praia escondida do lado direito. Mas atenção, fique de olho na maré para conseguir voltar! A praia do Farol também é linda  apesar de o farol em si ser bem pequeno  e as escadas te levam até o mar, que durante o verão fica menos picado de acordo com os locais (menos agitado). Realmente, o título não deixa a desejar... Já pode voltar? 💙




Loulé

Nem só de praia vive o turista. Portugal também é famoso por seus vinhos e Algarve não fica de fora. Você pode encontrar várias vinícolas em Albufeira, Lagos e Lagoa mas, pela proximidade de Faro, acabamos escolhendo uma na cidade de Loulé. Visitamos a Quinta da Tôr, que é relativamente nova e tem se destacado de uns tempos para cá. Independente de qual vinícola você escolher, depois do tour há sempre a possibilidade de fazer uma degustação – várias delas, inclusive, tem opção de tapas (comidinhas) para acompanhar! Na parte da noite, vale a pena conhecer também a marina de Vilamoura (parte mais chique do Algarve, com campos de golfe e mansões). Só no entorno da marina são mais de 30 opções de restaurantes, ou seja, tem para todos os gostos e bolsos e é um passeio super agradável de se fazer no final da tarde.


Olhão

Agora, falando do lado leste de Faro, ali ficam outras cidades também interessantes como Olhão e Tavira. Deixamos nosso último dia para passear por ali. Olhão fica a apenas 10 km de Faro e tem um calçadão bem gostoso de passear, com vista para a ilha do Côco (mais uma das ilhas-barreira). Nesta avenida principal, chamada Cinco de Outubro, paramos para uma atividade que não poderia faltar no nosso roteiro: comer um pastel de nata! Entre restaurantes, lojas e padarias, aproveite para caminhar tranquilamente pela cidade e, se interessar, fazer um passeio de barco saindo do Cais de Olhão pelo parque Ria Formosa.




Tavira

Um pouco mais a frente fica Tavira. Passeamos um pouco pelo centro da cidade, onde há as ruínas de um castelo, alguns museus e casas de arte, e seguimos para o Cais das Quatro Águas. De segunda a sábado é possível atravessar com uma balsa de pedestres para a Ilha de Tavira. Ou então, chegar com o seu barquinho particular. Para quem quiser saber mais sobre a cultura da região, é possível fazer o passeio de Tuk Tuk, um carrinho típico de Portugal com guia.



Extra:
Algarve é cheia de entretenimento, seja para crianças e adultos. Durante nossa estadia por lá, aproveitamos para jogar em um mini-golf e andar de kart (os dois passeios foram feitos em Almancil, Loulé).

O que faltou:
De março a novembro acontece o Festival Internacional de Escultura em Areia (FIESA), na freguesia de Pêra, com um tema diferente a cada ano! Ali pertinho fica a Capela dos Ossos, na freguesia de Alcantarilha, feita com... ossos! Ambos estão localizados na cidade de Silves.


Não deixe de conhecer Algarve e levar um pouco de Portugal no coração! #VisitePortugal

Boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário