quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Estocolmo no inverno – Suécia

O ano novo passou e nós aproveitamos para dar uma escapadinha para as terras nórdicas, das quais a Suécia faz parte! Mais especificamente, Estocolmo foi nosso destino. Bom, já postei aqui outros roteiros de inverno, como Chicago, NY e até Frankfurt, mas nunca tínhamos subido tanto latitudinalmente; ou seja, fomos bem ao norte desta vez.

Mas e que diferença isso faz? Basicamente uma: as horas de sol são poucas. Em janeiro são apenas 6 horinhas; às 15h da tarde já está tudo escuro! Um “breu” mesmo! E como isso afeta a viagem? Quando começamos a planejar eu não achei que fosse fazer muita diferença afinal as atrações continuariam abertas, mas o corpo sente. Como escure por volta das 15h, quando o dia chegava às 18h a vontade era de deitar e dormir kkk. O cansaço era maior e a preguiça também, mas, depois de tomar um cafezinho com bolo (a famosa “fika”; ou o break local), era só sacudir a poeira pra voltar às atividades.

14h30 da tarde - Escurecendo
Em compensação, no verão, o sol quase não se põe! Já pensou acordar às 3h da manhã com raios de sol? Ou seja, antes de decidir a data da sua viagem, dê uma olhadinha neste site aqui - Sunrine & Sunset - e se planeje da melhor forma, para que a falta ou o excesso de sol não seja um problema no seu período de férias!

Por ali, a moeda oficial é Coroa Sueca (SEK). Para facilitar nas contas, considere que 1 euro vale aproximadamente 10 coroas (na cotação de hoje, $9,84). E não precisa saber falar sueco, o inglês funciona super bem por lá.

Agora vamos ao roteiro! O que fazer em Estocolmo no inverno? Veja aqui 7 destaques separados pra sua viagem:


1. Vasa Museum

O Vasa é um navio de guerra do século 17 que passou por uma história incrível! Ele afundou no dia da sua inauguração, após navegar alguns metros! Como foi mal planejado, ele recebeu uma rajada forte de vento e... tombou! Passados 333 anos, ele foi retirado POR COMPLETO do fundo do mar. Isso só poderia acontecer naquele lugar, por conta das características das águas salobras do mar Báltico. Super vale a visita! Ponto alto de Estocolmo! Tem que ir.


2. Skyview Ericsson 

Já pensou em subir uma esfera de 130 m de altura para ver a cidade? Agora pense nessa subida pelo lado de fora da bola! Este é o Ericsson Globe. Ele é o maior “prédio-esférico” do mundo. E, do lado de dentro, funciona uma arena multi-esportiva que já abrigou campeonatos de hockey e basquete.



Mas não é só isso, ele faz parte de um complexo de atividades, com uma arena de futebol, um espaço para shows, kart e um “playland” com jogos, brinquedos, boliche, curling, mini-golf e um joguinho viciante chamado Shuffleboard, em que você delizada pesinhos em cima de uma pista com areia. Veja este vídeo aqui:


3. Fjallgaten View Point

Ainda sobre aproveitar as melhores vistas da cidade, no Fjällgatan você poderá ver um dos maiores canais de Estocolmo. Também conhecido como “balcão de Estocolmo”, do outro lado do mirante é possível avistar o parque de diversões Gröna Lund e alguns cruzeiros estacionados. O melhor é que é de graça e você pode sentar nos banquinhos da praça e apreciar a paisagem. O mirante fica no alto, então é preciso subir alguns degraus/rampas, mas tenho certeza de que sairá recompensado.



4. Kungstradgarden (Ice Skating)

O Kungstradgarden é o “Jardim do Rei”, mas no inverno se transforma no jardim-da-pista-de-patinação-no-gelo rs! Sim, pode procurar pois em todas estas cidades da Europa, no inverno, você achará um ring de patinação. Alugue um patins e vá com a cara e a coragem se aventurar na pista de gelo. Nas outras estações do ano, aproveite a fonte de água e a vista dos jardins para relaxar debaixo da sombra das árvores. #QueRomântico



5. Nobel Museum

É em Estocolmo que fica também o Museu do Nobel - sim, do Prêmio Nobel. Ali você poderá descobrir um pouco mais sobre como a iniciativa começou, a família de Alfred Nobel, o desenvolvimento até os dias de hoje e, claro, os premiados. Hoje o museu está em um local temporário até o final da construção da sua nova casa, mas a obra, que começou em 2017, deve durar cerca de 2 anos. Fique de olho no endereço.



6. Palácio Real e Storkyrkan

Bem próximo ao Nobel estão o Palácio Real de Estocolmo e a Catedral de São Nicolau. Conhecida como Storkyrkan ou Sankt Nikolai Kyrka, ela é a igreja mais antiga da cidade e tem citações registradas desde 1279. É possível fazer visitas guiadas e tours. Já para o Palácio, a visita inclui os andares representativos, o museu das três coroas e, inclusive, a sala do tesouro!



7. Skansen

Por fim, mas não menos importante, conheça o nosso lugar da virada de ano: Skansen. É o mais antigo museu a céu aberto do mundo. Ele foi fundado com a intenção de mostrar o estilo de vida dos suecos ao longo dos séculos. São 150 pequenas construções que mostram como era a vida no país, desde aldeias agrícolas até as residências da nobreza, passando pelas oficinas de couro, prata e vidro. Ele é bastante grande e tem até um jardim zoológico dentro, então separe um tempinho para percorrê-lo.

No ano novo são realizados shows por ali, mas a vantagem é a localização para ver os fogos de artifício. Compre ingresso antecipadamente e chegue cedo pois, diferente do que estamos acostumados, após a queima de fogos as pessoas vão embora e tudo acaba cedo.


Esta foi a minha viagem de inverno. E a sua, como foi?

Nenhum comentário:

Postar um comentário