quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Bruxelas – Bélgica


Hoje chegou a vez de Bruxelas, a capital da Bélgica. Com 160 km², do tamanho de Porto Alegre (RS), ela chama a atenção pela sua arquitetura. A cidade também se tornou bastante importante na política internacional após a Segunda Guerra, pois lá foi instaurada a sede da OTAN e de algumas instituições da União Europeia. Na prática, você vai ouvir tanto francês como holandês mas, novamente, o inglês salva todo mundo.

Ela fica a, aproximadamente, 100 km de Bruges (leia aqui o post da cidade), e tem bastante coisa para ver e visitar. Alguns amigos contaram ter encontrado a cidade vazia, quase deserta; nós, no entanto, encontramos Bruxelas bastante movimentada, no final do mês de novembro.

Veja aqui o roteiro preparado com as principais atrações da cidade:

Grand Place
Essa é a praça central da cidade, não tem como errar! Por ali, só pedestres. Com um amplo espaço, de um lado você encontrará o lindo prédio da Prefeitura – não me canso desses edifícios! – e do outro lado, o Museu da Cidade de Bruxelas. Ali também fica o Museu do Chocolate e do Cacau (mas se puder escolher, vá no de Bruges!).


Falando em chocolate, virando a esquina você encontrará a Belgique Gourmande, uma das lojas mais famosas de chocolates da Bélgica. O chocolate não é barato, mas pode ser comprado por quilo, e é uma delícia. Além disso, toda a decoração é feita de chocolate!! E muito bem feita. Vale a visita.

Sim!! São chocolates!!
Reserve um tempo para passear pelo local, que é cheio de restaurantes e lojinhas. E, se passar por lá à noite, se encante com a iluminação de toda a praça!



#DICA: É nesta praça que é realizado, a cada dois anos, o Festival do Tapete de Flores de Bruxelas. São 1.800 m² com 75 m de largura por 24 m de comprimento, onde são colocadas milhares de begônias coloridas! A tradição já dura anos e já tem data marcada: 16 a 19 de agosto de 2018. Ou seja, prepare sua viagem para o 2º semestre deste ano e não perca o Festival. Acompanhe as informações no site oficial Flower Carpet.


Palácio Real 
Há 1 km da praça você encontrará o Palácio Real e o Parque de Bruxelas. O parque não é o maior, mas é o mais importante da região. Antigamente ele era usado como local de caça para os duques mevievais. Em 1770, o parque foi revonado para ficar com a cara que tem hoje. Por ali você verá fontes, esculturas e até teatros ao ar livre!



Nos arredores do parque estão alguns museus importantes como o de Belas Artes e o de Instrumentos Musicais, além do Palácio da Nação (que é a sede do Parlamento Belga) e o Palácio Real.



O Palácio é hoje a residência administrativa de “Filipe, o rei dos belgas”, e fica aberto para visitação do público de Julho a Setembro. Mas, você pode ver algumas fotinhos oficiais do seu interior neste site: Monarchie.


Atomium
Um pouco mais ao subúrbio de Bruxelas, em Heysel, há um complexo de entretenimento com o estádio de futebol, cinema, planetário, centro de exposições e outras 3 atrações mais famosas: o Atomium, o parque de diversões Mini-Europa e o parque aquático Océade.


O espaço fica a cerca de 6 km do centro e é possível chegar de metrô ou bonde/tram. Se você quiser, pode comprar um pacote com as 3 grandes atrações, ou então, pode visitar apenas a que preferir. Nós escolhemos o Atomium.



Ele foi construído em 1958 para uma grande feira que aconteceu na cidade e, ainda hoje, remete à uma construção moderna e inovadora.

Com o formato de um átomo, ele é composto por 8 esferas ligadas por tubos de ferro, onde é possível caminhar dentro. A esfera mais alta tem 103 m de altura e dela é possível enxergar toda Bruxelas, com vista até a cidade de Antuérpia!! (De acordo com própria organização.)

O interessante é que estrutura foi projetada para durar apenas 6 meses, mas o resultado foi tão positivo que ela se tornou permanente.


História em Quadrinhos 
Além de ser famoso por cervejas, chocolates e batatas-fritas, o país também é conhecido pela paixão por histórias em quadrinhos, não é à toa que nosso querido Tintim é de lá (na verdade, seu criador, conhecido como Hergé).

Existe na cidade uma rota dos HQs, com obras espalhadas pelas ruas, seja em muros, edifícios ou dentro de metrôs. Além do Tintim você vai encontrar os Smurf, Asterix e Obelix, Lucky Luke e muito mais.

*Fonte: Google
Outra opção é visitar o Belgin Comic Centre (Museu de quadrinhos da Bélgica). E, se você estiver com um tempinho a mais, vá até o Museu Hergé - ele é um pouquinho mais longe, cerca de 30 km, e fica na cidade de Louvain-la-Neuve.

*Fonte: Musee Herge
Mas, se você não tiver tempo e ainda assim for apaixonado(a) pelo Milu, no centro de Bruxelas existem algumas Boutiques do Tintim, uma loja só sobre ele! Pode não ter a história escrita, mas vai encher seus olhos com as histórias desenhadas.

Com certeza, Bruxelas ainda tem muito mais para mostrar, mas esse já é um bom começo pra você.

Boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário