quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Sardenha: Roteiro Parte II

Durante a nossa – incrível – viagem pela ilha italiana de Sardenha, visitamos 5 cidades lindas. No texto anterior você leu sobre a Costa Smeralda, La Maddalena e o Golfo de Orosei. Hoje, descubra duas grandes cidades sardas: Cagliari (Cálhari), a capital, e Alguero, localizada na província de Sassari.

Vale lembrar que as duas cidades possuem aeroportos, junto com Ólbia, na parte nordeste da ilha. Ou seja, se você não quiser viajar de balsa, vai acabar passando por uma destas localidades.

Depois de desbravarmos um pouco a costa nordeste, seguimos nossa viagem rumo ao lado oeste de Sardenha. Saindo de La Maddalena, nossa última parada, reatravessamos com a balsa para Palau e de lá seguimos viagem de carro por mais 3h. Antes de nos dirigirmos à Alghero, fizemos duas paradas incríveis, em Stintino, na Spiaggia della Pelosa, e na Grotta di Nettuno.

  • Palau para Stintino: 153 km
  • Stintino para a Gruta: 58 km
  • Gruta para Alghero: 25 km


Alghero e Stintino

Chegamos em Stintino por volta do horário do almoço e fomos logo em busca da praia. Perto dela existem alguns restaurantes e “quiosques” de praia, com preço bem acessível! A Spiaggia della Pelosa estava bem cheinha – a faixa de areia não é tão grande assim -, mas sempre há lugar nas laterais e também nas pedras planas.

Gente, que água é essa? Este foi um dos lugares com a água mais transparente que vi até então! O desvio valeu totalmente à pena e a praia é de impressionar qualquer marmanjo! Que lugar lindo! Além disso, o mar é bem rasinho e sem ondas, então não há perigo para as crianças. Gastamos um tempo bom relaxando e curtindo essa vista incrível, além de fazer snorkel pra ver os peixinhos.



Depois da praia, voltamos ao carro para mais um desvio antes de Alghero, a Grotta di Nettuno.  Ela fica em um penhasco e, para chegar até a entrada, é preciso encarar 640 degraus! Bom, você pode optar por chegar até lá de barco também, mas nós encaramos a descida – e a subida! A paisagem é linda, então ajuda como incentivo no percurso rs. Chegando lá, o caminho dentro da gruta dura cerca de 45 minutos e vale o passeio para conhecer esse universo por dentro. Atenção, não há banheiro por ali, mas você pode utilizar o das lanchonetes próximas (desde que compre algo ou pague para usar).  Depois de toda a subida, confesso que minhas pernas ficaram lembrando da gruta por alguns dias...

 

Na parte da noite, aproveitamos para conhecer o centro histórico de Alghero, que fica bem próximo do porto. E que cidade mais gracinha! A praça central é cheia de restaurantes e lojinhas típicas, com uma decoração super charmosa. Pegamos umas dicas no TripAdvisor e acabamos numa pizzaria deliciosa chamada Lu Furat #FicaADica. Depois, continuamos um pouco mais adiante para assistir ao pôr do sol no Belvedere de Alghero, bem de frente para o mar. 💙

 



Cagliari e Oristano

Saimos de Alghero com destino a Cagliari, a capital sarda, mas fizemos uma paradinha antes em Oristano para ver a praia Spiaggia di Is Arutas e a área arqueológica de Tharros. No total foram 247 km, divididos em 3 partes (1ª etapa 112 km, 2ª etapa 13 km e 3ª etapa 122 km).

A Spiaggia di Is Arutas é comprida e razoavelmente tranquila; tem um estacionamento grande e chama a atenção por ter junto à areia pequenas pedras de quartzo, do tamanho de um grão de arroz, dando um tom rosado à praia. Ela é considerada uma das atrações da península de Sinis.

 

Ali do ladinho fica uma das áreas arqueológicas da ilha. Tharros foi a primeira que visitamos. É bem bacana ver as ruínas de construções do século 8 antes de Cristo! Mas, o local precisa de um pouco mais de cuidado e atenção. Se estiver por ali, não deixe de conhecer, mas se tiver que escolher uma única área, guarde o fôlego para Su Nuraxi de Barumini (informações abaixo!).


Já em Cagliari, pela manhã aproveitamos para conhecer o centro da cidade grande, com Palácios, Catedrais, Torres famosas e até um Mercato Cívico, e experimentamos alguns restaurantes mais diferentes! Na parte da tarde, aproveitamos também para mergulhar nas águas da região sul de Sardenha, claro.


 

A praia mais famosa é a do Poeta (Spiaggia del Poetto), que contorna a costa toda, de frente para uma salina. No entanto, para nossa surpresa, bem neste dia o mar estava agitado e um pouco barrento (vem entender). Demos sorte quando um outro casal de turistas nos indicou a linda e escondida praia de Calamosca! Ela fica abaixo de um restaurante, mas não se deixe intimidar, a praia é pública. Ah, esta praia é de pedras, então aquela sapatilha aquática é bem vinda.



Áreas Arqueológicas

No dia seguinte, antes de seguirmos para o Golfo de Orosei, onde encerraríamos nossa viagem, separamos um dia todo para conhecer duas áreas arqueológicas bastante famosas, a de Nora e a de Su Nuraxi de Barumini.

A área de Nora fica na cidade de Pula, a 38 km de Cagliari, em direção ao sul. Ela está mais bem conservada do que a de Tharros e, junto com um mapinha, você pode descobrir algumas construções como templos, casas de banho e mosaicos, realizadas pelos fenícios.


Su Nuraxi fica em Barumini, a 66 km de Cagliari, em direção ao centro da ilha. Por ali, encontramos muuuito calor, mas uma história incrível da cultura nurágica (que viveu do século 16 ao século 10 a.C).

Com ruínas muito mais conservadas do que os outros dois sítios, o complexo de Su Nuraxi foi construído todo envolta de uma torre principal (ainda em pé), do século 16 a.C! Apesar da sua conservação, ninguém sabe ao certo a função da torre (se era um templo, se era a casa do líder, etc), pois não existe registro escrito ou desenhos explicativos da sua função, mas o que sabemos é que as técnicas de construção eram bastante avançadas e o pensamento de proteção e segurança bastante desenvolvido. Vale muito à pena participar de um dos tours (dados em inglês ou italiano) e mergulhar nesse mundo novo no deserto italiano. Curtimos muito! Não precisa fazer reserva, apenas comprar seu ingresso e aguardar o próximo tour.



Bom passeio, boa viagem e aproveite as belezas encantadoras de Sardenha, seja no mar ou na areia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário