quinta-feira, 25 de julho de 2019

Sardenha: Roteiro Parte I

Você já leu aqui um pouquinho sobre a nossa viagem incrível para a ilha italiana de Sardenha. Agora, descubra o nosso roteiro detalhado pela costa nordeste de lá!

Eu já deixei claro que este foi o lado que mais gostei da ilha né? Com praias de água transparente e sem ondas, os peixinhos fazem a festa dos turistas. Até hoje estou sem palavras... Que mar é esse? Dá pra levar pra casa?

Começamos nossa viagem pela região da Costa Smeralda (a cidade principal é Porto Cervo), em seguida visitamos o arquipélago de La Maddalena e, depois de dar a volta no restante da ilha, fechamos o passeio no Golfo de Orosei (conhecido pelo porto de Cala Gonone).

Nós tínhamos 8 dias para passear, mas se você tiver menos tempo disponível, minha dica é para focar nesta região. Porto Cervo fica pertinho do aeroporto de Ólbia. De lá, você pode fazer bate-e-volta tanto para La Maddalena como para o Golfo de Orosei, confira as distâncias abaixo:

  • Aeroporto de Ólbia a Porto Cervo: 30 km
  • Porto Cervo a La Maddalena: 40 km*
  • Porto Cervo ao Golfo de Orosei: 135 km
*considere 15 minutos a mais para a travessia de balsa.


Costa Smeralda

Chegamos à tardinha em Sardenha após um voo de 2h20 de Amsterdam. Alugamos um carro diretamente no aeroporto de Ólbia (a melhor forma de transporte por ali) e seguimos para Arzachena, cidadezinha próxima a Porto Cervo. No dia seguinte, escolhemos algumas praias da Costa Esmeralda para conhecer.

Bom, a primeira tentativa não deu exatamente certo. Fomos em direção à Spiaggia Grande Pevero, mas demos de cara com uma cancela fechada no meio do caminho, restrita por passar em uma propriedade privada. Descobri depois que para chegar lá seria preciso dar a volta pelo outro lado até a Spiaggia Piccolo Pevero e ir andando até a irmã maior. Mas tudo bem, imprevistos acontecem, demos meia volta e seguimos para a segunda parada: Spiaggia del Principe – e valeu a pena!


Como chegamos cedinho, a praia ainda não estava cheia. É preciso pagar o estacionamento (cerca de € 2,50 por hora) e descer uma pequena trilha até o mar.

Chegando lá, nossa primeira impressão da Costa Smeralda era de expectativas alcançadas – realmente é tudo aquilo que ouvimos falar e vimos nas fotos: água transparente, praia de areia branca e fina, mar que mais parecia uma piscina e um cenário lindo. Ficamos algumas horas por ali e depois seguimos para as outras paradas. Atenção, a praia não tem infra-estrutura, apenas alguns ambulantes vendendo chapéus e guarda-sóis, então leve água, comida, protetor, canga e etc.

Rapidamente demos uma passadinha pela Spiaggia de Capriccioli, também muito bonita, mas bem pequenininha (e cheia), por isso decidimos seguir para uma praia maior – e que tinha uma infra-estrutura melhor – a praia de Petra Ruja.


Apesar de ser uma praia mais comprida, ela não deixa nada a desejar em beleza e charme. Por ali, desfrutamos um almocinho debaixo de um ombrelone, de cara para um mar maravilhoso! Você pode alugar caiaque ou stand-up paddle também. A praia estava tão gostosa que abrimos mão da nossa última parada, Spiaggia de Rena Bianca, para ficar um pouco mais por ali (essa praia fica a poucos quilômetros de Petra Ruja; cuidado para não confundir pois existe uma outra Rena Bianca em Santa Teresa Gallura, de onde saem as balsas para a ilha de Córsega).

Depois das praias, só sobrou pique para conhecer o centrinho de Porto Cervo e tomar um sorvete por ali. Aproveite para ver os barcos e iates gigantes no porto.



La Maddalena

No dia seguinte, partimos cedo para Palau, de ondem saem balsas para o arquipélago de La Maddalena (como expliquei aqui, são 7 pequenas ilhas, sendo Maddalena a principal; além dela há ainda Caprera, Santo Stefano, Spargi, Santa Maria, Budelli e Razzoli).

O percurso da balsa demora de 15 a 20 minutos e as saídas são frequentes. O custo de ida e volta, com carro e passageiros, foi de € 48,00 (em junho de 2019). Atravessamos La Maddalena e fomos direto para Caprera, única ilha que tem acesso por ponte, nas outras só se chega de barco. A praia mais famosa dali é a Cala Coticcio, mas é preciso estar preparado, pois são apenas 1,6 km de trilha e descida, mas o trajeto demora cerca de 40 minutos de nível intermediário. Como o calor estava muito forte, optamos por não descer até a praia – se você for, leve bastante água e alguma comida. (Outra opção é chegar até lá de barco.)


Continuamos o percurso ainda em Caprera até a praia Cala Garibaldi, por onde Giuseppe Garibaldi realmente passou com seus navios. A praia é um pouco escondida e por isso estava bem tranquila de visitantes. Abrimos nosso guarda-sol e curtimos o sol maravilhoso. Deu até pra brincar com o snorkel por ali!

Depois atravessamos a ponte de volta para La Maddalena e visitamos mais 3 praias: Cala Lunga, Bassa Trinita e Punta di Tegge.


Cala Lunga fica na pontinha norte da ilhota, e o acesso é pela estrada (o estacionamento fica a 500 m). No entanto, nós descobrimos um lugarzinho secreto do outro lado do estacionamento, na frente do Hotel Cala Lunga, com uma praia quase particular e também super gostosa.

A apenas 4 km dali fica a praia de Bassa Trinita, outro lugar lindo, com mar transparente e areia fica. Apenas cuidado com as pedras que formam uma espécie de recife de proteção. Se estiver com crianças, a opção para você será Punta di Tegge, que fica a apenas 7 km, mas que já é a ponta sul da ilha de La Maddalena. Por ali há alguns restaurantes e até uma escola de mergulho. A praia mesmo é pequena e super familiar, pode deixar as crianças nadando sem se preocupar. É bem rasa, com mar calmo e também é um ótimo lugar para fazer snorkel.

Bassa Trinita

Golfo de Orosei

Como optamos por dar a volta na ilha, deixamos Cala Gonone e o Golfo de Orosei como última base da viagem, mas você pode fazê-la tranquilamente direto de Porto Cervo. Bom, da viagem inteira, este foi o passeio que eu mais gostei! 💙🐟

Entrada da gruta - visita feita à pé

Cala Gonone é um vilarejo pequeno mas com um porto bastante movimentado. É dali que saem os incontáveis passeios de barco para se conhecer o Golfo de Orosei. Você pode embarcar num tour ou alugar um barco e sair pilotando. No nosso caso, escolhemos o mini cruzeiro que percorria o Golfo inteiro para conhecermos todas as praias, com 3 paradas inclusas. As praias principais são: Cala Luna (a única que dá pra chegar de carro), Cala Sisine, Cala Biriala, Piscinas de Vênus, Cala Mariolu, Cala dei Gabbiani e Cala Goloritze.

Nosso barco fez 3 paradas, de 2 horas cada, nas seguintes praias: Cala Gabbiani, Cala Mariolu e Cala Luna. Sendo que nós acrescentamos uma parada na Gruta Bue Marino (de mais 1h). Ou seja, saímos às 9h e voltamos às 19h! O passeio dura um dia inteiro, mas não é algo cansativo. Novamente fica aqui a dica para levar a mala completa: litros de água, almoço e snacks para lanchinhos aleatórios, protetor, canga, guarda-sol e o que mais for necessário.

Agora, vamos às praias! Se eu disser que é uma mais bonita que a outra você não vai acreditar, então, veja você mesmo! São praias maravilhosas, com água gelada e mar cristalino. Neste dia, no entanto, encontramos praias com pedras, por isso, aquele sapatinho aquático é uma boa pedida também!

Cala Gabbiani
Cala Mariolu
Cala Goloritze
Cala Luna - sol se pondo já na útima parada

Semana que vem, descubra o outro lado de Sardenha, visitando as cidades de Alghero e Cagliari (cidades grandes), além das áreas arqueológicas que a ilha abriga!

Boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário