quinta-feira, 3 de maio de 2018

Fazendo um cruzeiro pela 1ª vez – Inspiração do Dia

Depois de quase 3 anos de Hobby Do Dia, chegou a hora de falarmos dos Cruzeiros 🚢! Pois é, e eles vão de navios gigantes à menores e mais restritos; que atravessam oceanos e rios também; com temática da Disney, de vinhos, de Carnaval, da neve, ou sem tema nenhum; que partem do Brasil, Caribe, Estados Unidos, Europa, e por aí vai; cheios de atividades e cheios de paradas também! Wow!

Ok, confesso que ainda não conseguimos fazer um 😞. Em duas vezes chegamos a pesquisar sério, mas como tínhamos datas fixas de férias, não conseguimos bater com as datas dos cruzeiros que nos interessaram. Mas esta viagem ainda está super na lista.

Sendo assim, pesquisei e li diveeeeersos textos na internet até achar um que realmente fosse completo, claro e que mostrasse como é de verdade fazer uma viagem de cruzeiro! E o escolhido foi o do Blog Vambora. Apesar de ser de alguns anos atrás, ainda está super atualizado.

No final, há um segundo texto sobre uma viagem FANTÁSTICA que vai acontecer, em 2020, AO REDOR DO MUNDO! O que? É isso mesmo! E se você se interessar, a dica é pra correr, pois já está esgotando (What?!!!)... 🌎



 Vivendo e aprendendo: Fazendo um cruzeiro pela 1ª vez 
Dicas e curiosidades de viagem
31 de Janeiro de 2013 - Guta C.

Como deu para ver nos posts anteriores, deixei alguns preconceitos de lado e gostei bastante de fazer uma viagem de cruzeiro. Para quem ainda está na dúvida se faz ou se já vai embarcar pela 1ª vez mas ainda está inseguro, seguem algumas dicas e curiosidades que eu aprendi nessa viagem e que podem ajudar você a viajar mais tranquilo na sua:


  • Como fazer a mala para um cruzeiro? Precisa levar roupa de festa?

MSC
Dependendo do número de dias, haverá pelo menos uma noite “chique”, a famosa “Noite do Comandante”. Em geral, nesse dia, todo mundo se arruma, com muitas mulheres usando vestidos e homens terno. Na realidade? Todo mundo se veste como quiser! Mesmo nesse cruzeiro de 3 dias que fiz, teve uma noite que pessoas usavam vestido longo com paetê e outras calça jeans e camiseta. Como em qualquer viagem pense que malas pequenas são mais práticas que grandes e que roupas com tecidos que amassam são suas piores inimigas. Pense em itens confortáveis e fáceis de dobrar, junto com peças um pouco mais formais para usar a noite (sendo que formal não quer dizer cerimônia do Oscar, ok? 🙂).


  • Como funciona a internet? E para fazer e receber ligações a bordo?

Enquanto você estiver perto da costa, seu celular funciona normalmente (se a operadora ajudar!), então pode ligar e usar seu serviço 3G a vontade (não deixe de levar um adaptador universal de tomadas para não ficar na mão). Já em dias de navegação você tem que usar o serviço do próprio navio e como esse depende de satélite, não é muito barato. Você pode comprar um pacote de minutos para usar a bordo, mas honestamente em cruzeiros que você navega em alto mar por pouco dias, tente segurar a ansiedade e aproveite para ficar um pouco de “férias” da internet.


  • Existe um melhor lugar para cabine? E entre interna e externa, o que é melhor?

Harmony
Pesquisando e falando com as minhas companheiras de viagem (a @raphanomundo e a @comoviaja, ambas já marinheiras de outros cruzeiros), a cabine ideal ficaria na parte central do navio, tanto em altura, como em comprimento, para balançar menos. O fato é que navios grandes, como o Splendour of the Seas, possuem tecnologia para evitar ao máximo o balanço e desconforto. Por exemplo, no meu caso fiquei numa cabine que seria longe de ideal (no deck inferior, bem na frente) e mesmo assim não senti nenhum balanço que incomodasse. Sobre a janela, pessoalmente, achei gostoso acordar e ver o mar (inclusive para você não esquecer que está num navio) mas se o seu orçamento estiver curto e você não tem aflição de ficar num ambiente fechado, a cabine interna pode ser uma opção boa e barata.


  • Não sei nadar e/ou tenho medo. Mesmo assim vale a pena fazer um cruzeiro?

Logo depois que todos os passageiros embarcam acontece um exercício de segurança, para mostrar para todo mundo o que você teria que fazer em caso de um acidente. Ao contrario do avião, que muitas pessoas nem ligam para as instruções a bordo, senti que foi super sério todo o procedimento e quando você se informa, o medo diminui certo? Por isso, mesmo não sabendo nadar ou tendo algum outro medo dá para viajar tranquilamente, sem neuras. Esses navios grandes são tão estáveis que na maior parte do tempo você até esquece que está no mar.


  • Enjoa ficar navegando por muito tempo?

MSC
Dependendo do mar, enjôos físicos podem acontecer e é bom levar um remedinho para garantir; agora enjoar de ficar dentro do navio é difícil pela quantidade de coisas que se pode fazer. Quem quiser, dá para passar o dia inteiro no navio sem perceber que está em alto mar. Aproveitar as escalas em terra também ajuda.


  • O que fazer nas paradas? Melhor fechar uma excursão feita pelo navio ou decidir algo por conta ano destino?

Tem gente que não está nem ai com as escalas e só sai do navio se o comandante mandar. Outras aproveitam o all inclusive até a última gota e mesmo em solo, voltam para comer e beber dentro do navio. A questão é que uma vez atracados, geralmente você tem de 6h a 9h para aproveitar como quiser aquela escala, com barcos de apoio levando e trazendo os turistas o dia todo. Pela comodidade, a maioria dos cruzeiros oferecem passeios extras, com preços mais caros do que se você fizer por conta. Nessa hora vale a boa e velha pesquisa pré-viagem para ver o que aquele destino oferece e o que você consegue aproveitar naquele período sem se estressar.


  • Que dinheiro (dólar ou real) eu levo? Vale a pena fazer compras dentro do navio?

Costa
Aqui me surpreendi muito vendo o pessoal se acabar nas compras a bordo: a razão? Saiu da costa brasileira as lojas podem vender os produtos sem taxas, deixando tudo realmente mais barato. Como num Dutty Free de um aeroporto, tem de tudo e todos os dias há promoções para incentivar mais as comprinhas. Para pagar, a moeda corrente é dólar, por isso leve um cartão internacional ou pré-pago. Dinheiro vivo apenas para gorjetas (em alguns navios isso está incluso) e para jogar no cassino, mas mesmo assim não é necessário, já que o valor pode ser incluído num cartão interno que você recebe no momento que embarca. Esse aliás serve para identificá-lo, fazer todas as compras a bordo e até abrir a porta do seu quarto.


  • E no fim, pelo custo X benefício, vale a pena fazer um cruzeiro?

Se você colocar no papel todas as refeições e entretenimento, a conta geralmente será a favor do cruzeiro. Agora, se seu objetivo for conhecer a fundo um destino, difícil pensar num cruzeiro como uma opção ideal pelo pouco tempo que o navio permanece atracado nessas paradas (nessa hora, vale a pena tentar prolongar o início ou final da viagem em terra). Agora, se você quiser fazer o cruzeiro em sí, pense que o próprio navio será o seu principal destino de viagem e tudo que estiver incluso nele será o que fará sua viagem inesquecível!



MSC lança cruzeiro que dá a volta ao mundo em 117 dias passando por 23 países
Hypeness - Outubro de 2017 - Mari Dutra

Depois de Julio Verne escrever “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, em 1873, a humanidade parece ter encasquetado com a ideia de cruzar o globo. Agora, uma nova rota permite fazer esse trajeto por mar, ao longo de 117 dias.

Com saída prevista para 2020, o MSC World Cruise vai passar quase quatro meses em alto mar. Neste tempo, os passageiros irão passar por 43 destinos, em 23 países, nos cinco continentes.



O embarque da aventura vai ocorrer em Roma, Gênova, Marselha e Barcelona, nos dias 4, 5, 6 e 7 de janeiro de 2020, respectivamente. No dia 30 de abril do mesmo ano, os viajantes estarão retornando ao ponto inicial da viagem.

Algumas paradas irão incluir pernoites para que os viajantes possam usufruir de um destino por até dois dias, tendo mais tempo para conhecer o local – estão programadas oito pernoites durante a viagem. Entretanto, a maior parte dos destinos deverá ser visitada apenas durante o dia.

Além das visitas aos diversos destinos ao redor do globo, o cruzeiro de volta ao mundo ainda inclui 15 excursões, diversas opções gastronômicas, refeições com bebidas e mais de 90 espetáculos – incluindo 30 shows ao estilo Broadway. Também estão programadas aulas de idiomas, atividades culturais e noites temáticas.

Inicialmente, as vendas foram abertas apenas para membros do MSC Voyagers Club e deverão estar disponíveis ao público em geral no próximo mês. Os preços da experiência variam entre R$ 48.749 e R$ 148.999 por pessoa. Veja mais detalhes aqui.

  
Boa viagem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário