quinta-feira, 31 de maio de 2018

Keukenhof – Parque das Tulipas

Aqui na Europa, dia 20 de março começou a tão esperada primavera! Eba! E a estação das flores trouxe com ela um dos maiores eventos da Holanda, o Keukenhof. O jardim de tulipas é o maior parque de flores do mundo e atrai gente de todas as nacionalidades.

Onde fica: ele fica pertinho de Amsterdam, em uma cidade chamada Lisse. São apenas 35 km do centro de Amsterdam, e dá tranquilo para fazer um bate-e-volta. É possível ir de carro, transporte público, ou comprar um combo com o ingresso e o ônibus para o local.

Quando acontece: o jardim de flores dura apenas 8 semanas no ano e fica aberto de meados de março a maio. Em 2018 foi possível visitá-lo de 22/03 a 13/03. A data para 2019 já foi liberada, então programe sua ida entre 21/03 e 19/05.


E qual seria a melhor data para a visita? Bom, este ano eu tive a oportunidade de ir duas vezes, a primeira foi no meio de abril e a segunda foi no último final de semana da festa, em maio. O que eu posso falar é que o jardim fica lindo o período inteiro. São mais de 7 milhões de flores plantadas manualmente e, além das tulipas, também existem lá narcisos, lírios, jacintos e muito mais.

A #DICA que eu posso dar é: no final da temporada alguns campos já foram colhidos e muito no início você poderá encontrar flores ainda sem desabrochar, então, se puder escolher, opte pelo meio de abril que você não vai errar.

Exposição de Orquídeas


Além dos jardins espalhados pelo campo inteiro, dentro do Keukenhof você vai ver também alguns pavilhões (este ano eram 5), cada um deles tem exposições de flores diferentes, além de lojinhas, refeitórios, banheiros e outras facilidades – também existem alguns carrinhos de food truck espalhados pelo parque, com hot dog, waffle, sorvete e sucos.





Chegando lá, você pode optar por adquirir um passeio de barco pelos canais do campo (que ficam na lateral do parque) ou também um passeio de bicicleta. A #DICA é ir direito ao ponto de venda, pois a fila do barco pode demorar – fique atento ao período da temporada pois, como mencionei acima, se os campos já tiverem sido colhidos, não vai valer a pena passear por eles. Dentro do parque há um moinho, em que é possível subir e avistar as plantações.





O ingresso para adulto pode ser comprado online ou nos pontos de venda (como aeroporto ou na bilheteria do parque) e custou $ 17,00 este ano. Bom, cerca de um milhão de visitantes de todo o mundo são atraídos por ano para ver as tulipas, então se prepare para enfrentar alguns dias mais cheios. No entanto, como o parque é muito grande, em nenhuma das duas datas em que eu fui o encontrei lotado (mesmo no penúltimo dia!).





O horário de funcionamento é das 8h às 19h30 e, para dar uma volta no percurso todo, passando pelos pavilhões – e claro, tirando algumas fotos – vão cerca de 3h. Apesar de eu ter ido pela manhã, nos dois dias, o horário em que o parque fica mais vazio é o período da tarde, quando as pessoas (que chegaram pela manhã) já começam a ir embora.


Cada ano é escolhido um tema para inspirar o parque, este ano a temática foi “Romance”. Ah, o parque tem Wifi liberado, então se você não tiver internet pode ir tranquilo, sem medo de se perder dos amigos e pronto para postar suas fotinhos!




Para fechar, vou deixar uma pequena curiosidade sobre as tulipas: elas não são originárias da Holanda! Na verdade, elas vieram da Turquia, e recebem esse nome por causa do turbante que os homens usavam – aparentemente, o formato da flor se parece com um turbante kkk.

Gostou? Isso porque você nem ouvir a cantora no meio do lago... Então se prepare para descobrir mais coisas e encher ainda mais os olhos no ano que vem! Até a próxima.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário