sexta-feira, 8 de junho de 2018

Estrasburgo – França

Estrasburgo é uma cidade francesa super charmosa e que tem se tornado bastante famosa – principalmente para quem quer fazer um bate-e-volta de Paris. No entanto, se você optar por ficar um tempinho maior por ali, com certeza terá o que fazer por uns 3 dias.


História

Contando um pouquinho da sua história, Estrasburgo fica na região da Alsácia – que começou com tribos nômades de caçadores e depois foi anexada pela França. Ela fica quase na fronteira com a Alemanha, e talvez por isso tenha sido disputada ao longo dos anos.

Por duas vezes Estrasburgo virou território alemão: após a guerra Franco-Prussiana até o fim da I Guerra Mundial (1871 a 1919), e depois durante a II Guerra (1940 a 1945). Já dá pra ver que a região toda possui características francesas e alemãs, né? Hoje, Estrasburgo é a sede formal do Parlamento Europeu.

Informações de chegada

Ela está localizada a 490 km de Paris, e é possível fazer esta viagem de trem em menos de 2h. Se você quiser sair de Frankfurt, na Alemanha, até lá, são apenas 220 km, e também há trens. O caminho, inclusive, passa pelo belo castelo de Heidelberg, e vale a visita! E também tem como chegar, partindo de Munique – são cerca de 380 km.

O centro antigo e as principais atividades ficam dentro da Grande Île (a mair ilha), e a estação ferroviária e os hotéis mais acessíveis ficam do outro lado do rio, mas bem pertinho, a apenas 350 metros – simmm, dá pra fazer tudo à pé!

Bom, por ali você poderá se comunicar pelo francês, inglês, alemão e até o alsaciano.


Roteiro

Agora vamos ao que interessa; o que fazer por lá. No nosso roteiro de 1 dia, contemplamos as principais atrações. Dá só uma olhada:

Catedral de Notre Dame

Talvez seja o ponto mais famoso de Estrasburgo. Finalizada em 1439, a catedral católica foi a maior igreja do mundo até 1880, quando foi construída a Catedral de Colônia, na Alemanha (espere os próximos capítulos...).


Como a construção da igreja demorou mais de 300 anos, é possível ver tanto a influência românica quanto o estilo gótico. Com 142 metros de altura, você vai perceber logo na primeira vista que ela tem apenas uma torre; a torre sul acabou não sendo construída (alguns dizem que a estrutura da igreja não suportaria o peso da segunda torre).


Dentro dela há ainda um relógio astronômico (Horloge Astronomique), desenhado pelo matemático Conrad Dasypodius, por volta de 1570. Cheio de detalhes, ele toca todo dia às 12h30, e mostra o desfile dos apóstolos diante de Cristo; há também um galo que canta, fazendo alusão à traição do apóstolo Pedro; as fases da lua e as fases da vida humana, seguida da morte, também são representadas no relógio.

 

Quando visitamos, o relógio estava sendo restaurado, mas mesmo assim estava em funcionamento. Chegue antes pois a fila para entrar pode ser grande, e há um vídeo explicativo antes das badaladas começarem.


Palais Rohan 

Saindo da Catedral, logo ao lado, está o Palácio Rohan. Construído por volta de 1735, hoje abriga 3 museus: Museu de Artes, Museu de Artes Decorativas e Museu de Arqueologia.


Como tínhamos pouco tempo, visitamos apenas seu exterior, mas você pode conhecer os museus e também a parte interna do palácio, se tiver algumas horas livre.


Cave Historique des Hospices

Essa aqui é para os loucos kkk, brincadeirinha. Como já expliquei aqui no post sobre Porto, em Portugal, “caves” são os locais onde são armazenados e vendidos os vinhos. No caso desta cave aqui, ela fica dentro de um hospital, e história por si só vale a visita!


Ainda nos dias de hoje, ela fica localizada dentro de um complexo hospitalar (mas tem uma porta separada, que leva ao subterrâneo). Com o áudio guide você faz uma viagem no tempo e descobre um pouco mais sobre o lugar.


E afinal, por que dentro de um hospital? Bom, são 2 os principais motivos: antigamente, quando as famílias dos doentes não conseguiam pagar pelos cuidados, elas davam bens em troca, e muitos deles eram galões de vinhos e produções independentes, que começaram a ser estocados... O outro motivo é que, como a água era muito suja e o vinho não era tão fermentado, ele podia ser dado de beber aos doentes. No fim, o local acabou ficando famoso por sua produção e está aberto até hoje para visita e para venda de vinhos! Se você for até lá, não deixe de comprar um vinhozinho para experimentar!


Petite France

Outro ponto famosíssimo da cidade é o “bairro” chamado Petite France. A pequena vila fica localizada na Grande Ilha e é formada por diversas casinhas coloridas e pontes floridas. É uma graça, e não tem nada a ver com a origem do nome. Eu explico: por volta do século 16, era nesta região que os soldados com sífilis eram tratados, e a doença ficou conhecida como “doença dos franceses”, daí o nome. :O


Aproveite para conhecer as lindas ruas e também a Barragem de Estrasburgo. Estes dois últimos pontos você pode ver durante o passeio de barco pela cidade (Batorama). Ele tem aproximadamente 1h e faz o contorno da Grande Ilha com uma esticadinha para o norte.


Com fones de ouvido individuais, você pode escolher entre mais de 10 línguas para acompanhar a narração. Além disso, o passeio pode ser feito com barco aberto ou fechado (todo de vidro e com ar condicionado).


Este é um ótimo passeio para dar um overview da cidade e descobrir aquelas curiosidades que só quem vive, sabe!

Boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário