sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Cote d´Azur, Nice – França

Você já ouviu falar de Côte d´Azur? É a Costa Azul, parte do litoral francês, que vai da cidade de Toulon até Menton, na fronteira com a Itália – passando por Mônaco, mas vamos falar deste pequeno grande país mais pra frente.

Também conhecida como Riviera Francesa, a costa é famosa por abrigar – além de lindíssimas – algumas das mais luxuosas e sofisticadas regiões, como Saint Tropez, Cannes e o próprio Principado de Mônaco.


Percorremos de carro uma grande parte dos quase 200 km do litoral, mas nosso destino principal foi Nice! Que cidade mais gracinha! Com um ar “requintado”, Nice é super organizada, limpa e chama atenção pela água azul-azul! (Claro né, Côte d´Azur...) Como nosso tempo era apertado, passamos 1 dia e 1 noite na cidade e vou compartilhar aqui as principais atrações para se conhecer por lá!

Promenade do Paillon à noite
Você pode começar pela Place Massena, é uma das praças centrais, com um grande vão aberto, vários restaurantes nas laterais e também algumas lojinhas. Ótimo para tomar um sorvete! Na frente da praça fica o Promenade do Paillon, que mais parece um parque, para mim. É um espaço verde, com plantas e fontes e um espelho d´água bem grande com diversos jatos. Como fomos no verão, estava cheio de crianças (e alguns adultos também) brincando e se refrescando na água. Mais a frente, fica a Fontaine du Soleil, para você sentar e descansar ou jogar uma moedinha na fonte!

Seguindo para a direção leste, pertinho do porto, estará o Parc de la Colline du Château, que fica nas alturas. Você pode subir pelas escadas ou pegar o ascenseur (elevador). Ali em cima há um caminho que chega até um mirante, chamado Tour Bellanda. Prepare a câmera, pois de lá que sairão as fotos mais belas da cidade!! Vale super a subida!

Praticamente no mesmo lugar, na parte de baixo, fica o Promenade Cotière, também com um espaço para apreciar a vista, sentar e tirar uma foto no monumento “I Love Nice” – agora a moda pegou em todos os lugares rs.

Promenade des Anglais
Depois, faça uma longa e tranquila caminhada Promenade des Anglais, uma avenida de 7 km que beira a Baie des Anges. Não precisa percorrer os 7 km (!!) mas ande o suficiente pra gravar todos os tons de azul na memória! E claro, se estiver sol, vai dar praia! Leve um chinelo confortável, pois a praia é de pedras e não de areia, e uma toalha, porque o mar é bem gelado... E aproveite algumas horas, pelo menos, curtindo um solzinho e um mar de tirar o fôlego!


Ainda em Nice:
Um pouco mais afastado, para dentro da cidade, fica o Chateaux Valrose e o Monastère de Cimiez. Não conseguimos visita-los, mas o Chateaux fica num parque que também abriga o campus da Universidade. Já o Monastério, construído no século 9, tem além da igreja vários jardins para conhecer.

Nas proximidades:
Se você puder ir mais longe, Cannes e Saint Tropez são duas sugestões para você! Nós visitamos Cannes, a cidade dos grandes Festivais de Cinema. Ela tem um porto bem grande, lindo, cheio de iates e veleiros, mas além do Palácio dos Festivais, não tem muitas outras coisas para se ver. Então você pode emendar seu passeio para a famosa praia de Saint Tropez! Por lá a praia é de areia e, além dos esportes náuticos, você pode conhecer também o centro histórico do local!

Semana que vem vamos conhecer Marselha, há apenas 60 km da Riviera Francesa, mas tão azul quando a Côte d´Azur!

Bom voyage

Nenhum comentário:

Postar um comentário