quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Como escolher meu hotel?

Quem nunca sofreu com a dúvida de escolher um hotel? Principalmente quando não conhecemos a região, várias perguntas surgem na nossa cabeça. Qual será a melhor opção? Melhor custo-benefício? Qual é o melhor localizado? E, ainda mais longe, “Será que eu vou ser enganado e cair num golpe?”...

Lembro da minha época de criança que escolhíamos hotéis por anúncios ou indicações, conversando pelo telefone ou visitando de porta em porta (muitas vezes, já esgotados) até acharmos uma opção que encaixasse com o gosto e com o bolso.

Hoje, com o avanço da internet, ficou muito mais rápido, prático e econômico escolher sua hospedagem. No entanto, algumas dicas podem te deixar mais seguro na hora de tomar uma decisão que impactará sua viagem.

Seja hotel, hostel, airBnB, pousada, apartamento alugado, camping... Antes de bater o martelo, preste atenção nos itens abaixo:


- A região tem que combinar com o roteiro e com o budget


Se a sua viagem ideal é curtir uma praia sem se preocupar com nada mais, talvez um hotel afastado do mar não seja a melhor opção. Se seu budget não dá pra um resort com o pé na área, não tem problema. Talvez a praia do lado ou uma pousada há um quarteirão do mar se encaixem melhor pra você.

Outra exemplo: se você planeja férias esquiando na montanha, às vezes poderá gastar mais tempo e dinheiro (considerando o transporte) se ficar em um hotel na cidade do que se ficar direto na montanha.


- Selecione a hospedagem e quantidade de dias de acordo com a sua programação

Depois de estabelecer o local onde ficará, comece a pesquisar sua hospedagem considerando os passeios e programação (NÃO deixe para ver o que fazer por último). Dessa forma, você poderá levar em consideração as distâncias entre o hotel e os pontos turísticos, se é perto de transporte publicou ou se precisará alugar um carro, se você vai precisar de um lugar com máquina de lavar, se terá café da manhã no local ou se precisará comer fora (se o lugar for mais isolado, pode ser difícil achar um estabelecimento para comer), como é o transporte para quem quer sair à noite,  se a quantidade de dias está de acordo com os atrativos (ou se seria melhor dividir os dias em mais de um local)...


- Confira mais de um site: Google, Tripadvisor, Booking, Priceline, AirBnB

Mesmo que você tenha um site predileto, não deixe de conferir outros sites. Eles poderão variar em classificação, preço, comentários e informações que você não teria se olhasse apenas em um lugar.

Pesquise, pesquise, pesquise. Quanto mais informação você tiver, mais seguro está para tomar uma decisão.


- Veja a foto dos hospedes e não só a do hotel

Quando for ver as imagens, não se restrinja ao site do hotel somente, pois elas são tratadas e tiradas de forma a mostrar a melhor versão possível. Confira também as fotos dos hóspedes, que é na verdade o que você vai encarar. Sabe aquele problema “expectativa x realidade”? Para não levar nenhum choque, é bom conferir todas as fotos!

Veja algumas fotos de gente que não teve tanta sorte assim AQUI.


- Leia comentários negativos

Além das fotos de hóspedes, veja também os comentários negativos dos hóspedes (que normalmente não estão expostos). Assim você saberá o pior que pode acontecer. Se a situação para você não for tão significante, manda bala! Lembre-se que as pessoas sempre vão reclamar, mas o nível dos problemas pode variar. Se for apenas um “banheiro que parecia maior na foto” ou “quarto virado para a piscina barulhenta”, é até aceitável... Agora, se for “eu vi um ratinho passando” ou “quarto sujo com mofo”, daí talvez seja melhor reconsiderar...


- Preste atenção nas peculiaridades da região


Cada região é diferente de uma para a outra, por isso, considere os “filtros” dos sites de pesquisa e leia a descrição completa dos hotéis. Em Veneza, por exemplo, é super comum ter banheiros compartilhados entre os hóspedes ou fora do quarto! Já na Alemanha, muitos hotéis têm saunas nuas! Em outros lugares a recepção fecha às 18h, deixando o hóspede com a chave da frente...


- Veja o Street View da região

Aproveite a era da tecnologia para checar a localização do hotel. Além de achá-lo mais fácil quando estiver chegando, você terá uma ideia dos estabelecimentos e lojas disponíveis ao lado, assim como poderá ver os caminhos que precisará fazer para o transporte ou pontos turísticos (bem como o estado e segurança desses locais).


- Leia sobre o bairro e vizinhança

Pesquise também qual é o melhor bairro para turistas ou para pessoas locais, assim como os atrativos de cada um. Alguns são mais tranquilos e residenciais, outros são mais badalados, em outros ficam os melhores restaurantes e há ainda os mais hipsters. Identifique o que faz mais sentido para o seu roteiro e busque uma estadia próxima dali.


- Escolha pontos centrais mas evite: estações de trem, rodoviárias e aeroportos

Se você estiver de carro, poderá pegar um hotel mais afastado, mas se estiver à pé, ou dependendo de transporte público, é mais interessante ficar em regiões centrais. No entanto, evite hotéis muito próximos à estações de trem ou rodoviárias, pois são locais  lotados, com todo tipo de gente, inclusive batedores de carteira e espertinhos à espera de um turista perdidão. Claro que nem sempre é assim, mas para não correr o risco, novamente leia sobre o bairro e veja as fotos da região.

Quanto aos aeroportos, vale conferir se há uma linha de acesso rápida ao centro e se o hotel tem janelas à prova de ruídos – ninguém quer dormir com um avião a cada 5 minutos em cima da cabeça.


- Problemas acontecem

Por último, lembre-se que problemas acontecem, não deixe isso atrapalhar a sua viagem. Se você não gostar da sua hospedagem, verifique a opção de cancelar e mudar para outra. Tudo é negociável.

Se o problema não for tão grande assim, respire e não se estresse com isso. Lembre-se de todo o resto que você aproveitará, e curta sua viagem!

Já peguei hotel 4 estrelas que na verdade era 2 (ou menos...) e já peguei pousadinha B&B que poderia ser considerada 5 estrelas. Nós podemos usar todas as formas e ferramentas de pesquisas disponíveis para nos prevenirmos o máximo possível mas o resultado faz parte da aventura de viajar! Desfrute da sua!


Gostou? Então aproveite para ver mais algumas informações sobre Sites com Descontos, Como organizar sua Viagem, Dicas para juntar Dinheiro e a Forma Mais Inteligente de tirar Férias.

E boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário