quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Marselha – França

Marselha (ou Marseille) fica ali pertinho da Côte d´Azur. Ela é a segunda mais populosa cidade de França – só perde para Paris – e é a mais antiga cidade francesa, talvez por isso tenha o maior porto comercial do país. Ela fica em Provença (ou Provence), super famosa pelas plantações de lavanda – aquela florzinha roxa cheirosa.

Marselha é grande e tem bastantes atrações, mas é também um pouco bagunçada, então fique esperto com os ambulantes e com o horário de pico do trânsito (SIM).

Basílica
Para começar, um dos pontos que você não pode perder é a Basílica Notre Dame de la Garde. Ela fica um pouquinho afastada do centro, mas vale toda a visita. Como fica na parte alta da cidade, tem uma vista linda! Foi um ótimo início para a nossa aventura!

Construída em 1864, ela é toda decorada de ouro internamente e pelo lado de fora... é listrada, feita de pedras! Diferente e muito bonita.

Porto Velho
Depois de visitar a igreja, seguimos em direção ao Porto Velho, que também é uma gracinha! Ele tem aproximadamente 900m x 300m e você pode fazer o percurso a pé, ou atravessá-lo de balsa.

No final do porto você encontrará mais algumas atrações: a Catedral de Marselha, o Museu das Civilizações da Europa e do Mediterrâneo (MuCEM) e o Fort Saint Jean.

Catedral
A Catedral, que também é chamada de Catedral de la Major, segue a mesma linha do estilo neobizantino que a Basílica, construída de pedra com peças de mármore, pedra verde, ônix e outras. Já o MuCEM é super recente – 2013 – e tem um design bastante inovador (e útil). O edifício, em formato de cubo, é revestido por uma rede de concreto, toda desenhada, que “quebra” o vento forte do mar. Dentro do museu você vai encontrar várias exposições, algumas temporárias, sobre as civilizações do local e a utilização e importância do mar mediterrâneo.

MuCEM e Forte Saint Jean         *Fonte: Google
Ligado ao MuCEM por uma ponte fica o Fort Saint Jean. De 1660, ele era a entrada do Porto Velho e hoje é possível visitar e conhecer sua estrutura.

Para fechar seu roteiro, não deixe de visitar o Parc Longchamp. O parque em si é pequeno, mas tem dentro dele um zoológico e abriga também o Museu de História Natural de Marselha e o Museu de Belas Artes da cidade.

Parc Longchamp com o Museu Belas Artes (à esquerda) e o Museu de História Natural (à direita)

Pra variar, nosso tempo era curto, mas deixo aqui mais 2 dicas de lugares para você conhecer se tiver um tempinho...

Vista do Chateau d´If pela Basílica
1. Chateau d´If: já assistiu o filme O Conde de Monte Cristo? Pois bem, a prisão que fica nesta ilha foi a que inspirou a prisão do filme! Mas ela não foi sempre uma prisão... Foi construída em 1524 para proteger a cidade. Ali no Porto você encontrará algumas opções de passeio de barco até lá, com parada para conhecer o local.

2. Plage sauvage: bom, o litoral é repleto de pequenas praias para visitar mas, atravessando o Parque Nacional des Calanques, fica a escondida praia Sauvage. Ao que tudo indica, é belíssima. Você pode optar por um passeio de barco até lá ou se aventurar de carro. Não esqueça de levar TUDO – guarda-sol, esteira, água, comidinhas e protetor.

Aproveite Marselha e bon voyage!

Nenhum comentário:

Postar um comentário