Marselha (ou
Marseille) fica ali pertinho da
Côte d´Azur. Ela é a segunda mais populosa cidade de França – só perde para Paris – e é a mais antiga cidade francesa, talvez por isso tenha o maior porto comercial do país. Ela fica em Provença (ou
Provence), super famosa pelas plantações de lavanda – aquela florzinha roxa cheirosa.
Marselha é grande e tem bastantes atrações, mas é também um pouco bagunçada, então fique esperto com os ambulantes e com o horário de pico do trânsito (SIM).
|
Basílica |
Para começar, um dos pontos que você não pode perder é a Basílica
Notre Dame de la Garde. Ela fica um pouquinho afastada do centro, mas vale toda a visita. Como fica na parte alta da cidade, tem uma vista linda! Foi um ótimo início para a nossa aventura!
Construída em 1864, ela é toda decorada de ouro internamente e pelo lado de fora... é listrada, feita de pedras! Diferente e muito bonita.
|
Porto Velho |
Depois de visitar a igreja, seguimos em direção ao
Porto Velho, que também é uma gracinha! Ele tem aproximadamente 900m x 300m e você pode fazer o percurso a pé, ou atravessá-lo de balsa.
No final do porto você encontrará mais algumas atrações: a
Catedral de Marselha, o
Museu das Civilizações da Europa e do Mediterrâneo (
MuCEM) e o
Fort Saint Jean.
|
Catedral |
A Catedral, que também é chamada de
Catedral de la Major, segue a mesma linha do estilo neobizantino que a Basílica, construída de pedra com peças de mármore, pedra verde, ônix e outras. Já o MuCEM é super recente – 2013 – e tem um design bastante inovador (e útil). O edifício, em formato de cubo, é revestido por uma rede de concreto, toda desenhada, que “quebra” o vento forte do mar. Dentro do museu você vai encontrar várias exposições, algumas temporárias, sobre as civilizações do local e a utilização e importância do mar mediterrâneo.
|
MuCEM e Forte Saint Jean *Fonte: Google |
Ligado ao MuCEM por uma ponte fica o Fort Saint Jean. De 1660, ele era a entrada do Porto Velho e hoje é possível visitar e conhecer sua estrutura.
Para fechar seu roteiro, não deixe de visitar o
Parc Longchamp. O parque em si é pequeno, mas tem dentro dele um zoológico e abriga também o
Museu de História Natural de Marselha e o
Museu de Belas Artes da cidade.
|
Parc Longchamp com o Museu Belas Artes (à esquerda) e o Museu de História Natural (à direita) |
Pra variar, nosso tempo era curto, mas deixo aqui mais 2 dicas de lugares para você conhecer se tiver um tempinho...
|
Vista do Chateau d´If pela Basílica |
1. Chateau d´If: já assistiu o filme O Conde de Monte Cristo? Pois bem, a prisão que fica nesta ilha foi a que inspirou a prisão do filme! Mas ela não foi sempre uma prisão... Foi construída em 1524 para proteger a cidade. Ali no Porto você encontrará algumas opções de passeio de barco até lá, com parada para conhecer o local.
2. Plage sauvage: bom, o litoral é repleto de pequenas praias para visitar mas, atravessando o Parque Nacional des Calanques, fica a escondida praia Sauvage. Ao que tudo indica, é belíssima. Você pode optar por um passeio de barco até lá ou se aventurar de carro. Não esqueça de levar TUDO – guarda-sol, esteira, água, comidinhas e protetor.
Aproveite Marselha e
bon voyage!
Nenhum comentário:
Postar um comentário