quinta-feira, 20 de julho de 2017

Viena – Áustria

Hoje vamos visitar mais um país dessa Europa gigante, a Áustria! Mais especificamente, vamos conhecer Viena! A cidade é a capital e um dos 9 estados austríacos. A língua oficial é o alemão, mas regionalmente também se fala esloveno, croata e húngaro - além do inglês, que salva tudo. Viena tem uma história muito importante pela Casa de Habsburgo, uma família nobre europeia que casou Maria Leopoldina de Áustria com o Imperador do Brasil, Dom Pedro I!

Pra variar, montamos um roteiro para 2 dias. Conseguimos ver bastante coisa, mas se você tiver mais tempo, vale investir na cidade.


Palácios:

Bom, Viena tem alguns palácios imperdíveis, a começar pelo de Schönbrunn, que é conhecido como o Palácio de Versalhes de Viena! Ele é bem parecidinho até, mas em uma proporção menor. O Palácio tem várias opções de ingressos, inclusive com acesso aos 40 quartos do castelo, jardim do príncipe, o labirinto de árvores, a Orangerie (pomar) e o Mirante Gloriette.

*Leia sobre o Palácio de Versailhes de Paris AQUI

Vista para a Gloriette
Labirinto

Dentro do complexo fica também um zoológico, chamado Tiergarten Schönbrunn, para completar o passeio.

Tanto o Palácio de Schönbrunn quanto o Palácio Hofburg contam a história de Elisabeth Amalie Eugenie (ou Sisi), duquesa da Bavaria, uma figura que se tornou grande símbolo da Áustria e Hungria. O Palácio Imperial de Hofburg fica no centro de Viena e era a principal residência da família Habsburgo no Inverno, enquanto o Schloss Schönbrunn era o palácio preferido para o Verão.

Hofbug no centro de Viena

Outro Palácio importante de Viena é o Schloss Belvedere, destaque por ser “um dos edifícios barrocos mais bonitos do mundo”. Ele é dividido em duas construções, a superior e a inferior, com um grande jardim no meio. Hoje ele abriga uma coleção de obras de artes, inclusive com quadros do famoso pintor austríaco Gustav Klimt (do quadro O Beijo).

Jardim Belvedere
Palácio Superior

Centro de Viena:

Domkirche St Stephan
Se você quer realmente conhecer Viena, precisa colocar um tênis e fazer um passeio à pé pelo centro da cidade. Os pontos são bem próximos uns dos outros e, assim, você terá uma visão melhor dos edifícios/ arquitetura/ história/ cultura de Viena!

A principal catedral da cidade é a de St. Stephan, com 70 metros de altura, onde fica hoje a Arquidiocese de Viena. Outra igreja famosa é a Karlskirche (Igreja de São Carlos), com uma cúpula de bronze e duas colunas de estilo romano inspiradas no Fórum de Trajano.

Dando continuidade ao passeio, você irá encontrar o Edifício do Parlamento Austríaco, ao lado da belíssima Prefeitura (Rathausplatz). São dois prédios muito lindos, com shows e diversos eventos na praça à sua frente - neste mês estava acontecendo um festival de filmes. Ali ao lado também ficam dois parques bem tranquilos para passear: o Volksgarten (Jardim do Povo) e o Heldenplatz (praça dos Heróis).

Karlskirche
Prefeitura

E claro, não deixe de conhecer a Casa de Ópera de Viena. Afinal foi onde nasceu o "classicismo vienense", com os grandes nomes de Franz Joseph Haydn, Wolfgang Amadeus Mozart e Ludwig van Beethoven (apelidados de Trindade Vienense), além de grandes outros. A #Dica é dar uma pesquisada antes para conferir se há algum espetáculo durante o período da viagem.

Por fim, se você ainda tiver um tempo, vale a pena passear pelo Prater, parque de diversões aberto no meio da cidade de Viena, com funcionamento 24h x 7 dias da semana! E não é só isso, ele é também o parque de diversões mais antigo do mundo. Sim! Existem menções dele desde 1162! A principal atração é a roda gigante, mas há muita coisa divertida e interessante por lá que nos surpreendeu! Além disso, ele fica com uma bela vista à noite, já que todos seus brinquedos são iluminados. Nem que seja para dar uma volta na praça, dê uma passadinha no Prater.

#Dica Gastronômica: Para quem não sabe (eu não sabia), Viena é famosa por uma torta especial de chocolate com geleia de damascos ou pêssegos, chamada SacherTorte. A receita original, guardada a sete chaves, é servida no Café Sacher Wien, no centro da cidade. No entanto, se você for um desbravador na cozinha, pode se arriscar com essa receita AQUI.

Boa sorte e boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário